Conte Sua História de São Paulo: dos sabiás aos antigos vizinhos, minhas lembranças do Jardim Hípico

Mário Curcio

Ouvinte da CBN

O sabiá que canta no Jardim Hípico em foto do portal Pensamento Verde

Estou de volta ao Jardim Hípico, uma pequena vila residencial encaixada entre a Granja Julieta e o Clube Hípico de Santo Amaro. Retornei para a casa de meus pais 20 anos após ter saído daqui para casar e construir uma família.

Fui obrigado a vir sozinho para cuidar de meu pai, hoje dependente de ajuda por sua dificuldade de caminhar e de enxergar. Minha mãe também é viva, mas mora numa casa de repouso por causa do Alzheimer.

Nasci aqui há 54 anos e foi no Jardim Hípico que fiz meus primeiros amigos, que aprendi a andar de bicicleta, que cresci e virei gente. Nossa casa fica na antiga Visconde de Ouro Preto, rebatizada há 30 anos como Vito Rolim de Freitas.

A vila é muito arborizada e cheia de pássaros. Sabiás, bem-te-vis, andorinhas e pardais são os mais comuns. Todas as manhãs, a gente também vê por aqui uma grande família de saguis
passeando pelos fios.

Vez ou outra aparecem saruês, que vêm do clube ou do Parque Severo Gomes. Eles se assemelham a ratões, mas têm o focinho e a cauda sem pelos e um jeito desengonçado de caminhar. São mais ágeis nas árvores do que no chão.

Dos vizinhos antigos, só a dona Ondina e a filha Cláudia continuam por aqui. Os outros já partiram dessa para uma melhor, como a dona Úrsula, a dona Suzana, dona Anita e o marido Antônio, um habilidoso ferreiro que trabalhou no clube.

Dos meus velhos amigos permanecem o José Carlos e o Arizão. O Zé é filho de um imigrante austríaco que veio para o Brasil após a Segunda Guerra. E os pais do Ari nasceram em Itapecerica da Serra.

Os meus se conheceram na cidade paulista de Rio Claro, casaram e se mudaram para Santo Amaro na metade dos anos 1950. 

É difícil não criar raízes por aqui. 

Ouça o Conte Sua História de São Paulo

Mário Curcio é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Gustavo Ferraz e Daniel Mesquista. Conheça outras histórias contadas pelo Mário que estão publicadas no meu blog miltonjung.com.br. Para ouvir outros capítulos da nossa cidade, assine, de graça, o podcast do Conte Sua História de São Paulo

Deixe um comentário