Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: está chegando o B2G

Campanha de fabricante de aço aproxima o produto das pessoas Foto: divulgação

“Esse muro entre B2B e B2C está balançando. E acho que vai cair. Nem B2B nem B2C, apenas: bem-vindo à era do B2G.”
Jaime Troiano

O conceito de B2G, ou “business to gente”, está transformando a maneira como empresas enxergam suas relações com o mercado. No comentário desta semana no “Sua Marca Vai Ser Um Sucesso”, Jaime Troiano e Cecília Russo exploraram essa tendência que está derrubando as barreiras entre os mundos corporativos de B2B e B2C.

Jaime Troiano iniciou explicando a tradicional divisão entre B2B (business to business) e B2C (business to consumer). Ele entende que sempre existiu um preconceito envolvendo os profissionais de B2B e B2C. O pessoal do B2B diz que aqueles que trabalham com o consumidor final são mais superficiais; a turma do B2C enxerga do outro lado um agrupamento de engenheiros que julgam que os produtos falam por si mesmos e precisariam explorar mais instrumentos de marketing e branding.

“B2B e B2C sempre foram separados por um muro, como se os conceitos técnicos de marketing, comunicação e branding não se aplicassem a ambos.”

Jaime Troiano

Em sintonia com o que pensa Jaime, Cecília Russo também percebe uma transformação diante da visão de que tanto um lado como o outro têm a necessidade de falar com as pessoas:

“B2G significa: business to people ou, business para pessoas, business para gente.”

Cecília Russo

Um exemplo dessa mudança é a campanha publicitária da ArcelorMittal, um fabricante de aço, lançada neste ano, que mostra como produtos B2B podem ser apresentados ao público em geral, trazendo um entendimento maior sobre a importância desses produtos no cotidiano das pessoas.

“À primeira vista, pode parecer uma ingenuidade: anunciar aço para o público em geral. Afinal, ninguém acorda e sai de casa pensando: acho que hoje vou comprar um pouco de aço. Mas um dia, essa mesma pessoa vai entender que certos produtos com os quais ela convive e usa, começaram lá atrás numa siderúrgica.”

Cecília Russo

Cecília enfatizou que quando empresas B2B adotam essa visão o papel da empresa adquire maior grandiosidade social.

A marca do Sua Marca

A principal marca do comentário foi a ênfase na integração dos mundos corporativos, derrubando as barreiras que separam B2B e B2C e promovendo uma visão mais ampla e socialmente responsável das empresas.

“Quando empresas B2B adotam essa visão, o papel da empresa adquire maior grandiosidade social.”

Cecília Russo

Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso

O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN. A apresentação é de Jaime Troiano e Cecília Russo. A sonorização é do Paschoal Júnior.

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