Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: estudo inédito mostra associação de marcas e celebridades

Imagem de Bia Haddad tem forte relação com as marcas Foto: Emmanuel Dunand/AFP

“Nos investimentos em comunicação das marcas, vale sempre a experiência do fabricante de embutidos, para medir a eficácia do investimento. Qual? Ter certeza de que quando você põe porco do lado de cá, sai linguiça do lado de lá”.

Jaime Troiano

A associação entre celebridades e marcas pode parecer uma estratégia infalível, mas a realidade revela nuances importantes. Este foi o tema central do Sua Marca Vai Ser Um Sucesso, apresentado por Jaime Troiano e Cecília Russo, no Jornal da CBN. Eles apresentaram o resultado de um estudo inédito que identifica a conexão existente entre as marcas e as personalidades que as representam em campanhas publicitárias.

Jaime Troiano destaca que a conexão entre celebridades e marcas não é um fenômeno novo. No passado, por exemplo, o ator Paulo Goulart tinha forte presença nos anúncios da OMO, que de tão intensa criou uma sinergia na qual o público associava sempre a imagem dele com o produto. “Sempre houve muitos casos de celebridades, gente importante em diversas áreas, como esporte, música, moda, sendo associados a alguma marca.” Porém, nos últimos 20 anos, ressalta Jaime, essa prática se intensificou, e quase toda pessoa famosa é convidada para representar uma marca ou mais.

Para entender melhor essa dinâmica, a TroianoBranding realizou uma pesquisa online com 1.300 pessoas no Brasil, em parceria com a empresa Brazil Panels. O estudo investigou o quanto as celebridades são percebidas como conectadas às marcas que representam. Os entrevistados tinham que indicar numa lista de 15 marcas, qual ou quais eram as marcas que 27 celebridades, previamente escolhidas, representavam. Foi criado um índice chamado CCM, conexão celebridade marca.

“ Na lista de 27 celebridades, encontramos CCMs variando de 2 até 33. Nenhuma das celebridades teve um índice CCM acima desse 33. Ou seja, nenhuma delas foi reconhecida por mais de um terço da amostra”, explica Jaime.

Cecília Russo complementa com observações interessantes sobre os resultados. Algumas celebridades são amplamente conhecidas, mas isso não garante uma lembrança automática da conexão com a marca que elas anunciam. “Marcos Mion, por exemplo, é conhecido por 88% dos entrevistados, mas somente 18% se lembram da marca a que ele está conectado.” Por outro lado, figuras menos conhecidas, como a tenista Bia Haddad Maia, têm um índice de associação mais eficaz entre aqueles que a conhecem.

A Marca do Sua Marca

A principal marca do comentário é a constatação de que a eficácia da associação entre celebridades e marcas deve ser analisada com cuidado. Não basta ser famoso; é preciso que a conexão com a marca seja forte e memorável. Cecília ressalta: “Conexões onde a celebridade apoia várias marcas são mais dispersivas.”

Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso

O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN. A apresentação é de Jaime Troiano e Cecília Russo.

Deixe um comentário