Sua Marca Vai Ser Um Sucesso: o desafio das marcas nas Olimpíadas

Paris em foto divulgação do COI

As Olimpíadas não são apenas um evento esportivo global, mas também uma arena competitiva crucial para as marcas. Nesse cenário em que a disputa é acirrada, a estratégia tem de considerar como se destacar em meio aos vários concorrentes que investem na competição. Esse é o tema central do comentário de Jaime Troiano e Cecília Russo no “Sua Marca Vai Ser Um Sucesso”, no Jornal da CBN.

Cecília Russo destaca a complexidade do cenário ao afirmar que “temos quatro camadas de marcas a considerar – a marca dos patrocinadores, as marcas das roupas esportivas, a própria marca do COI, das Olimpíadas, e até a marca de Paris, como cidade sede”. Ela começa discutindo as duas primeiras camadas. Os patrocinadores, que incluem nomes globais como AirBnB, Allianz e Bridgestone, e patrocinadores Premium como Grupo Accor, Carrefour e LVMH, enfrentam o desafio de se destacar em um mar de 81 marcas patrocinadoras. “O primeiro desafio é como se destacar e aparecer nesse congestionamento?”, questiona Cecília.

O segundo grupo, as marcas de equipamentos esportivos, ganha destaque especialmente porque as câmeras estão constantemente focadas nelas durante os jogos. Desde a cerimônia de abertura, marcas como Havaianas e PEAK, esta última responsável pelos uniformes dos atletas brasileiros, aproveitam esse espaço que concentra o olhar de milhares de pessoas no mundo. “Ela terá uma vitrine única e pode ganhar espaço na lembrança”, observa Cecília, sobre a marca PEAK.

Jaime Troiano completa a análise falando das outras duas camadas. A marca do COI é uma entidade consolidada, com identidade visual e valores fortes. “Os Jogos Olímpicos são uma marca porque têm identidade, valores, cores e um símbolo que são os cinco anéis entrelaçados”, explica Jaime. Ele também ressalta a importância da marca da cidade sede, Paris, destacando que a gestão dessa marca pode impactar significativamente a percepção global da cidade.

A marca do Sua Marca

O comentário de Jaime Troiano e Cecília Russo sublinha a necessidade de coerência na gestão das marcas, especialmente em um palco tão visível quanto as Olimpíadas. Como ressaltado por Cecília, “não dá para ser nas Olimpíadas algo que não se é fora de lá”. A reflexão final deixa claro que a performance das marcas será julgada tanto pelo que entregam durante os jogos quanto pela consistência de sua imagem fora deles.

Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso

O “Sua Marca Vai Ser Um Sucesso” vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN.

Deixe um comentário