
“Quando um commodity é vendido como uma marca, o cenário de negócios muda completamente. Os cuidados com o produto precisam ser ainda maiores”
Cecília Russo
No universo do branding, até mesmo produtos básicos como arroz ou grama podem deixar de ser commodities para se tornarem marcas reconhecidas. Este é o tema do comentário de Jaime Troiano e Cecília Russo no”Sua Marca Vai Ser Um Sucesso”, da CBN. O debate traz à tona como itens, que à primeira vista parecem indiferenciados, ganham valor ao serem transformados em marcas.
Jaime Troiano explica: “Quando você compra carne com marca, como Friboi ou Frisa, paga um preço mais alto pela confiança na qualidade e no resultado que esse produto oferece”. Cecília Russo complementa: “Commodities, como arroz, deixam de ser apenas produtos comuns quando ganham um nome, como o Arroz Tio João. A partir desse ponto, entram em um novo patamar de diferenciação”.
O programa discute como a transformação de commodities em marcas requer um cuidado redobrado. Ao dar um nome a um produto que antes era vendido apenas por toneladas, empresas precisam investir em comunicação, design de embalagem e estratégias de marketing. A entrega de um valor percebido, que justifique um preço maior em relação à commodity, é essencial.
A marca do Sua Marca
O comentário destaca que “a confiança na qualidade” é o principal pilar quando uma commodity se transforma em marca. Esse certificado de origem, como mencionado por Jaime Troiano, é um dos pontos centrais que sustenta a diferenciação no mercado, e o consumidor passa a pagar não só pelo produto, mas pela marca que ele representa.
Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso
O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN. A apresentação é de Jaime Troiano e Cecília Russo.