
Mudanças radicais em marcas são tentadoras, porém nem sempre são bem recebidas. O caso recente da Jaguar, marca de um dos carros mais icônicos do mundo, que alterou drasticamente sua identidade visual e gerou reações negativas foi o foco do comentário de Jaime Troiano e Cecília Russo, em Sua Marca Vai Ser Um Sucesso.
Ao analisar o tema, Jaime destacou que “marcas pertencem aos seus consumidores, são eles que dão vida e significado emocional para elas”. A decisão da Jaguar de remover o tradicional felino de sua identidade visual e adotar um novo estilo mais moderno, com referências visuais ousadas, foi considerada por Jaime como uma “mudança radical e até adolescente de identidade”. Ele alertou que esse tipo de transformação, desconectada da essência da marca, pode alienar os consumidores fiéis.
Cecília Russo ampliou o debate, comparando o fenômeno a uma “pandemia de mudanças precipitadas”. Ela trouxe à conversa o conceito de “modernidade líquida”, do filósofo Zygmunt Bauman, ressaltando que muitas vezes as marcas tratam mudanças como algo descartável, sem considerar a permanência necessária ao branding. “Quando a gente pensa em mudança em branding, é preservar o essencial na busca do novo, e isso a Jaguar jogou fora o bebê junto com a água do banho”, enfatizou Cecília.
O exemplo da Riachuelo também foi citado. A marca tentou simplificar sua identidade para “RCHLO”, mas logo percebeu que a mudança não teve boa aceitação e voltou a usar seu nome completo. Para Cecília, esse movimento reforça que a impressão visual e emocional de uma marca é registrada na memória do consumidor e não pode ser ignorada.
A marca do Sua Marca
A mensagem principal do comentário foi um alerta claro: não sucumba à tentação de mudanças precipitadas e desconexas. Jaime sintetizou essa lição com uma recomendação direta: “Resistam ao canto da sereia. Ouçam a voz dos seus consumidores antes de qualquer mudança.” Para os pequenos e médios empresários, o conselho é especialmente valioso: preservar a essência da marca é mais importante do que seguir modismos ou ceder a vaidades profissionais.
Ouça o Sua Marca Vai Ser Um Sucesso
O Sua Marca Vai Ser Um Sucesso vai ao ar aos sábados, logo após às 7h50 da manhã, no Jornal da CBN. A apresentação é de Jaime Troiano e Cecília Russo. E a sonorização de Paschoal Júnior.
Pingback: O Jaguar ferido: “Se algo pode dar errado, dará.” | Mílton Jung