Conte Sua História de São Paulo: de office-boy ao pioneirismo dos motoboys

Comecei minha vida profissional ainda menor, em 1972 na Techint, uma empresa de engenharia na Praça da República, que participou da construção da primeira linha do Metrô da cidade. Eu era office boy, e vivia nas ruas e avenidas do centro, pegando fila, entrando em bancos, cartórios e repartições publicas. Vendo e vibrando com cartazes de cinema escritos e pintados à mão; teatros, fliperamas, lojas e galerias  movimentadas.

Comia, às vezes, no restaurante Sopa Paulista, na Avenida São João, mas geralmente carregava minha marmita no Penha-Lapa lotado e à noite estudava no ginásio.

Até no famoso Bar Brahma almocei, mas pra mim o bom mesmo era o churrasco grego, com suco no copo de plástico, que vez ou outra vinha com uma abelha — era bem rapidinho.

Entrava no Cine Maraba, na Loja Pitter,  na Pirani e na Eletro-Radiobras. Gostava do fliperamas da Play Time. Uma felicidade! E tinha o icônico Mappin. Esse, sim, onde mais tarde eu seria um dos pioneiros dos motoboys com minha Suzuki “cinquentinha”. Eu entregava as temidas cartinhas de cobrança aos devedores dos carnês do famoso magazine.

Frequentava a General Osório para ver os novos modelos de motos que chegavam do Japão — e os antigos, também. Nas sextas-feiras, tinha o movimento Black Power, no Viaduto do Chá, onde inúmeros adeptos ao movimento dominavam o cenário usando boas roupas e cabelos da moda Black. 

Nas andanças pelo centro, também vi de perto os incêndios  dos edifícios Andraus e Joelma — tristes recordações.  Ainda trabalhei na Sabesp e, finalmente, no Tribunal de Justiça na Praça da Sé, onde permaneci até  me aposentar.

Tenho na lembrança,  e com saudades, um tempo mágico que vivi em São Paulo e se mantém muito presente na minha memória, mesmo morando agora em Santa Isabel.

Ouça o Conte Sua História de São Paulo

Domenico Ban é personagem do Conte Sua História de São Paulo. A sonorização é do Cláudio Antonio. Escreva o seu texto e envie para contesuahistoria@cbn.com.br. Para ouvir outros capítulos da nossa cidade você visita agora o meu blog miltonjung.com.br ou vai lá no Spotify e coloca entre os seus favoritos o podcast do Conte Sua História de São Paulo. 

Deixe um comentário