Carro sem selo da inspeção veicular não roda, na Alemanha

A inspeção ambiental veicular ainda é uma novidade em São Paulo e provoca ampla discussão seja pela necessidade do serviço prestado seja pela qualidade. A capital paulista é pioneira na implantação deste sistema de análise para combater a poluição do ar, no Brasil. Países da Europa, principalmente, já estão bem mais avançados.

Acompanhando a CBN pela internet, o ouvinte-internauta Marcelo Capelari vive na Alemanha desde 2004 e, motivado pelo debate realizado sobre o tema no CBN São Paulo, enviou algumas informações sobre como funciona a inspeção veicular por lá.

Reproduzo aqui trecho do e-mail que ele nos enviou:

“Na Alemanha, os veículos zero quilômetro estão isentos de inspeção nos três primeiros anos.  A partir do terceiro é preciso realizar o serviço a cada dois anos.  São feitas      duas verificações: das condições gerais do veículo (HU) e da emissão de gases (AU).

Uma vez que as emissões de poluentes são mais rígidas hoje do que dez anos atrás, a emissão de gases leva em consideração quais eram os padrões à época da fabricação do carro, que estão registrados em um Certificado de Conformidade que acompanha o veículo.

Caso seu carro seja aprovado, receberá um selo que será colocado junto a placa de identificação e onde estará indicada a data da próxima inspeção.

Caso não seja aprovado, deverá ser reparado.

Não é necessário dizer que sem o selo, nada de carro nas ruas.  Talvez por isso quase nunca se vê carros quebrados nas ruas da Alemanha, e olha que também existem carros velhos por aqui.

Outro aspecto que gostaria de mencionar é com relação ao licenciamento: nada de despachantes, o documento fica pronto em cinco minutos e a taxa é debitada diretamente de sua conta corrente. Ah, sem seguro nada de documento; por isso é preciso apresentar um comprovante emitido pela seguradora que o veículo em questão já está segurado. Talvez isso fosse uma boa idéia para o Brasil.”

12 comentários sobre “Carro sem selo da inspeção veicular não roda, na Alemanha

  1. Na Alemanha existe fiscalização!. Aqui no Brasil, São Paulo, o secretário diz que, a maioria dos carros abaixo de 2003 são muitos, e muitos, estão irregulares em todos os sentidos, e por isso estão isentos da inspeção. (isso não é piada)

  2. Inspeção veicular!!!
    Favor informar aos ouvintes que a inspeção veicular é somente para veiculos licenciados na cidade de São Paulo, pois existem muitos proprietários de veiculos de outros municípios de SP que estão tentando agendar inspeção, fazendo o sistema ficar ainda mais lento.

  3. Seria muito bom que não houvesse seguro veicular obrigatório no Brasil,a exemplo do que ocorre na Alemanha,como li no e-mail do Marcelo Capelari. Aqui,porém,as autoridades sempre dão um jeitinho de beneficiar empresas – no caso uma seguradora – com prejuízo para o bolso dos proprietários de veículos.

  4. Olha, até acho muito boa a idéia, mas o fato de cobrar uma taxa antes de fazer a avaliação, pra mim isso é um tipo de sequestro de dinheiro no estilo Collor de fazer política, se fosse a Marta que tivesse feito isso tava todo mundo reclamando, eles deviam é fazer esse tipo de inspeção veicular em carros, caminhões, ônibus e carros abaixo de 2002! Isso é um jeito de assaltar a classe média. Me desculpe os comentários acima, mas na Alemanha niguém compra carro velho pra fugir de rodízio de placas!!! Eu viví na Europa e eles quase não usam carros, pois o transporte público é muito bom, o metrô é excelente! E outra coisa carro é utilizado como uma forma de se locomover pra fora da cidade, Não é que nem aqui que pra ir na padaria se vai de carro!! Isso pra mim é dar uma desculpa pela burrice do nosso Prefeito !
    Caro Milton por quê não criticar essa atitude do Kassab de cobrar uma taxa antes da avaliação é claro que ele vai devolver depois de receber os juros, não é???? Se fosse a Marta estava até no Jornal de Globo!!
    É o jeito Kassab de tirar milhões de carros das ruas, como no caso da cidade limpa, ele limpou a cidade e continua suja. Quando ele sair volta tudo de novo, quer apostar uma caixa de cerveja!

  5. Milton, infelizmente quando ouço esses políticos e seus asseclas respondendo sobre qualquer questão pública, sinto que estou ouvindo um mentiroso, porque na maioria das vezes eles escondem os verdadeiros motivos para justificar a cobrança de dinheiro dos cidadãos. Para que cobrar taxa de inspeção veicular e depois devolver? Quem fica com o dinhrio pago à empresa? de onde sai o dinheiro que a Prefeitura devolve ao cidadão? Será que não acharam outra forma legal e bonitinha para lavagem de dinheiro? e o mais importante, dinheiro público, suado do trabalho de gente boa que é obrigada a sustentar sistemas aparentemente duvidosos. Será que já não pagamos demais pela incompetência das indústrias brasileiras, protegida por “leis” compradas através de seus lobistas? Pense nisso…
    Um abraço, Dermeval Neves

  6. É óbvio que tudo esta mau , e em muito!
    1) Fazer inspeção somente em para carros que poluem menos.Piada
    2) Explicar que é por causa da faixa mais estreita que o fabricante estabelece e dizer que os carros antigos tem uma faixa de poluição mais ampla (ou não tem) indicada pelo fabricante.Outra piada.
    3) saber que temos uma enorme frota que não paga impostos e multas e não se faz nada.Se é comigo me chamam de idiota!
    4) “Radar” de carro poluidores.Tecnologia só pra arrancar dinheiro.Por que não publicam a lista que este radar gerou,dizendo que os carros novos é que poluem mais e é por isso que irão inspecionar os à partir de 2003.Matem a cobra e mostrem a lista.

    Minha opinião:
    _Não se cobra dos carros antigos porque sabe-se que não ira entrar dinheiro,lógico!
    _É só tirar de circulação os carros que não pagam impostos
    que a poluição diminui , se é realmente isso o que querem.Mas isso dá um “trabaio !”
    _Por que não inventam radares prá identificar motos e carros com pessoas que andam armados?Eu não aguento mais ser roubado e andar com medo da minha sombra.
    É como eu sempre digo
    “Correr atras de bandido é um perigo…………………..”
    (o mais facil é pedir para os honestos virem até aqui e deixarem o seu dinheiro….e o retorno Ó(como diria o Professor Raimundo)

  7. Prezado Milton,
    Ouvi há pouco em seu programa a resposta da Prefeitura de Sâo Paulo com relação à devolução da taxa da Inspeção Veicular, o que será feito para os veículos que forem aprovados.
    Entretanto fica uma questão em aberto, ou seja, como será feita a devolução da referida taxa? A Prefeitura creditará esse valor para cada munícipe de que forma? No ato da inspeção? Ou será que teremos que recorrer ao Judiciário para receber esse valor, como aconteceu com o depósito compulsório do Plano Cruzado de 1986?
    Att.

    Paulo S. M. de Salles

  8. Meus Caros Cidadãos, é só mudar o ANO ou pior ! depois de alguma eleição que logo inventão um artifício no geral patético e sem necxo para q nós paguemos a conta dessa maquina fuziladora que não mexe com as classes menos favorecidas que infelizmente é a maioria da população brasileira !

    A tempos venho notado q o PSDB é campeão nessa modalidade (dsde o tempo do Mario Covas) antes dele pra fazer o licenciamento era gratuito, depois ele inventou o GARE e hoje pagamos +/- $60,00 pra andar em todo território nacional menos pelos pedágios que muitas vezes fica mais caro que o próprio combustível ! isso é tirar o seu direito de IR e VIR !

    Eu comprei uma TITAN ZERO no dia 05/01/2009 na concessionária e tenho que leva-la pra fazer essa inspeção !
    Pior se não passar ! não posso mexer num parafuso sob pena de perda da garantia ! Agora uma máquina NOVA agora com 30KMs (amaciando) precisa de vistoria ???? qual foi o orgão do governo que liberou esse modelo ????
    (já confirmei pelo fone 35456868 “controlar” são TODAS ! independente do ano, modelo ou se for o primeiro licenciamento)

    Agora tenho que perder um dia de trabalho arriscando levar uma multa, um tombo, ser roubado, andar com motor amarrado em rodovias de alta velocidade sendo que eu neihn peguei a manha dessa moto e os postos da controlar se localizão na maioria nessas vias expressas !
    Tbém tenho uma XLX250 88 que está encostada hah 1ano (não encontro peças pra ela) será q vou ter q pagar multa depois caso eu consiga consertar fora do prazo ?

    e quem tem carro com problemas (financeiro, peças, não encontra um mecânico) como é que essa gente fáz ?

    descilpe a indignição, mas não suporto mais essas pertubações !
    A prefeitura fechou varios postos de gasolina c/produto adulterado e um JUIZ revolgou re-autorizando tais postos a voltar a trabalhar ! agora o povo tem que ser quimico pra saber se a gasolina não tá misturada ! coloca uma gas dessa e com certeza vc não vai ser aprovado !

    PSDB NUNCA MAIS !

    Lembre-se ! ano passado foi a escolinha de reciclagem !

  9. A FAMIGERADA INSPEÇÃO VEICULAR

    Tenho visto numerosas vans emitindo descaradamente fumaça preta por toda a cidade, principalmente os carros forte, caminhões velhos, ônibus não tão novos e muitas peruas escolares.
    É evidente que qualquer proprietário de veículos nessas condições que, não raro, modifica sua regulagem de maneira a economizar combustível e, como efeito colateral , assassina os pobres velhinhos , principalmente durante o inverno, provocando-lhes doenças respiratórias. Doenças estas cujo tratamento é suportado por você, por mim e por tantos quantos paguem seus impostos, irá mandar reparar seu veículo antes da inspeção e, depois dela, o fará retornar à sua condição irregular anterior.
    Resultado: Numa frota avaliada em 6 milhões de veículos, cujo percurso aos postos de vistoria seja, em média de 20 km ( ida e volta ), resultaria num total de
    120 milhões de quilômetros rodados inutilmente.
    E lá se vão pneus, combustível, horas de trabalho perdidas, pulmões, paciência, congestionamentos desnecessários, óleo combustível, freios e demais desgastes e prejuízos ao bolso do contribuinte ( que já está com a paciência na lua ) Mais ainda: danos à natureza, inclusive mais aquecimento global. Essa inspeção veicular é ou não é a idéia mais danosa e até criminosa que alguém poderia ter?
    Quem ganha com isso? Somente quem arrecadar os famigerados cinqüenta e tantos Reais, aplicá-los a taxas generosas e devolvê-los mal corrigidos pelos índices oficiais e embolsando a diferença. Também ganham as oficinas que farão as tais vistorias, as quais devem ter participado de alguma concorrência da qual não tive notícia e para a qual, provavelmente eu não reuniria os “requisitos” exigidos. É claro.
    Clamo pela demissão ou destituição dos profissionais, políticos, responsáveis por essa aberração administrativa ou legislativa por ser claramente tão inútil quanto danosa à economia popular e à tão decantada ecologia. Ministério público, cadê você? Se fossemos fundamentalistas já teríamos muitas mãos cortadas. Vamos acabar com essa PALHAÇADA. Eu sou contra essa M….

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