Desperdício

Por Abigail Costa

O dia seguinte ainda está por vir, mas o pensamento já acabou com ele. Na nossa memória-agenda finalizamos nossos compromissos. Dez, doze horas, resumidas em poucos minutos. Nesse tempo ocupado por tarefas que deverão chegar, deixamos de cumprir aquelas que estão diante de nossos olhos.

Desperdício de momentos.

Foi embora aquele instante que seu filho lhe contava como foi emocionante o jogo de futebol na escola, mas por estar envolvido com o dia seguinte você não se permitiu prolongar a conversa – limitou-se a um … Que bom !!!!

Não percebeu um olhar mais provocante do companheiro, perdeu a chance de um carinho no começo da noite por estar mergulhada no dia seguinte.

Estava envolvida demais nos emails, não ouviu a piada ingênua em família, deixou escapar a chance de uma boa gargalhada.

Deixou de saborear o tempero do jantar, já pensando que o café da manhã deverá ser feito em poucos minutos por causa do trânsito.

Desperdício de situações rotineiras. Que têm um prazo de validade – deveria ser consumido naquela hora. Depois, perde o interesse, o tesão, a graça, o sabor.

Desperdício de momentos.

Neste caso, tentar recuperar é inútil.

Aproveitar o tempo é uma poupança para a vida toda, sem arrependimentos.

Não é preciso esperar pelo dia seguinte, ele sempre vem.

Abigail Costa é jornalista e aceitou o convite para transformar em texto pensamentos que consolaram amigos e construíram amizades.

13 comentários sobre “Desperdício

  1. Abigail, abri o percurso da lida matinal na internet e leio seu texto inaugural.
    Pela estréia, pelo caprichado formato e para não desperdiçar este exato momento, meus cumprimentos e um grande abraço.
    O recado é ótimo.

    Bom dia

    Carlos Magno

  2. oh big… que bom que tive a oportunidade de ler seu belo, sensato e real pensamento ainda no início da tarde. agora, não desperdiçarei meu tempo com bobagens… e vou me permitir “saborear” o que o dia me oferecer de mais belo e valioso.

    um beijo grande e bom trabalho!

  3. Fazer uma coisa de cada vez, sem perder o nosso foco, o AGORA. Calmamente, tranquilamente.
    Sempre ouvi dizer que a pressa é realmente inimiga da perfeitção, e quando ela está “só” em pensamento, pode ser fatal também- o ser humano sempre pensa no amanhã, no que está por vir – E cada vez que os dias passam, lembro-me da infância. Ahhh como era bom. Crianças curtem o agora tão intensamente. Jogam bolinha de gude, ou vídeo-game, ou mesmo empinam pipa, como se fosse a última vez. Tomam picolé e podem nos detalhar em cada mordida, o sabor que ele tem. Elas curtem o momento, sem ao menos saber o que o destino planeja para elas amanhã. Ñão se preocupam com isso! O ser humano precisa frear sua vida, para que ela não passe rápido demais. Espero muito que sua linda mensagem toque e sensibilize o coração dessas pessoas que correm demais. PARABÉNS!

  4. É Big./ Reflexão boa e triste./
    Corremos feito o Coelho da Alice. Enquanto isso, lá vai a vida…
    Não foi ontem mesmo que estávamos no ginásio? Não foi outro dia que entramos na faculdade? E esse bebê de quase um metro e oitenta: nasceu há tão pouco tempo…

    Quando vamos parar de correr??
    Bjs

    Wanda

  5. É Big! Não dá para recuperar o que se passou, mas dá para recuperar as belas lembranças que um momento pode proporcionar. Prá mim, a frase do meu jovem irmão cabeludo: “eu tenho que aproveitar o momento, pois sem ele o que será do amanhã?!”.
    Um grande beijo,
    Rosana

  6. Tá certíssima! Vamos aproveitar nosso momento presente. Olhar, e realmente “ver” quem está ao nosso lado. Executar com brilho nossas tarefas imediatas. Ouvir com atenção quem fala com a gente “agora”. Afinal, ontem já foi e amanhã nem chegou. Você escreve bem. Parabéns pelo artigo. Já tens mais uma fã.

  7. Big querida,

    A-do-rei o teu texto! Parabèns. Voce està certissima e, para provar isto, vou aproveitar agora mesmo pra dizer que TE AMO MUITO, MUITO MESMO!!!

    beijos

    Nika

  8. Abigail,

    é a terceira vez que tento postar o meu comentário, e ele desaparece. Aliás, o último nem apareceu.
    Vamos ver o que acontece com este.
    De qualquer maneira, você já ouviu de mim e já leu o primeiro.
    Nem sei mais o que dizer. Vou na onda da caixa alta da
    Nika. ADOREI!
    Beijo,
    ml

  9. Milton……Grata surpresa encontrar este texto da Abigail no blog…
    BIGAAAAA: Realmente, quantas e quantas vezes não nos damos conta de que tudo aquilo que está tão pertinho de nós, faz parte do nosso cotidiano, também tem seu tempo….O tempo do AGORA. Foi muito bom ler e refletir tanta coisa….Viver é um dom e cabe a cada um de nós escolher se queremos viver ou desperdiçar momentos….Eu fiz uma escolha, acredite, a partir do teu texto, que também me fez lembrar uma frese do grande Chico Xavier:”Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Bjo….

  10. Abigail,
    de lambrusco em lambrusco, nada passa. Tudo é detalhe e fica gravado. O sorriso, a risada (por vezes aflita)… o amor pelo trabalho, os filhotes lindos (conhece a piada da onça da mamãe gambá?).
    Com a vista longe, no “porvir”, a vida se torna fugaz. O detalhe esmaece e o som se distancia.
    Puxa tudo isso pra perto! … e curte mais!
    Valeu pelo brilho!

  11. Pta que p…..riu cunhada matou a pau, quero ver eu parar de chorar agora. Pior é que eu não tenho nem aquela vodka Absolut em casa pra comprimir o sistema nervoso central.
    Parabéns e beijão!

Deixe um comentário