O Brasil tem 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiência, das quais 3 milhões morariam em São Paulo. Estes são alguns dos dados divulgados nesta semana pelo comentarista da CBN Cid Torquato no quadro Cidade Inclusiva. Quase metade destas pessoas (48,1%) apresentam algum tipo de deficiência visual. Há um grande contingente, também, de portadores de problemas físicos, 27,1%.
No entanto, de todos os números apresentados, com base em levantamento feito pela Plura Consultoria e Inclusão Social, o que mais me chamou atenção foi o que mostra que 10 mil pessoas adquirem uma deficiência por mês no Brasil. Boa parte devido a incidentes com armas de fogo e violência urbana (46%). Outros tantos (24%) são vítimas de acidentes de trânsito. Cid Torquato lembrou que na quinta-feira da semana passada 18 pessoas haviam sido baleadas na capital paulista.
“Ter um levantamento fiel sobre o número de portadores de deficiência é fundamental para que sejam desenvolvidas políticas públicas que atendam estas necessidades”, disse Torquato que retorna segunda-feira que vem com mais novidades sobre o tema.
Cidade Inclusiva vai ao ar às segundas, logo após às 11 da manhã, e você pode acompanhar os primeiros comentários do Cid Torquato na página da CBN.