Há pouco menos de um mês no cargo, a ex-vereador Sônia Francine já se depara com o enorme volume de atividades relacionadas a Subprefeitura da Lapa, em São Paulo. E compreende a necessidade da ação cidadã dentro da instituição como uma das melhores formas de se buscar soluções à região. Soninha defendeu a implantação dos conselhos de representantes suspensos por decisão judicial.
Ouça a entrevista da SUBPREFEITA DA LAPA, SÔNIA FRANCINE ao CBN São Paulo.
Milton,
Ouvi atentamente a entrevista que você fez com alguém que defende o conselho de representantes (não é a vereadora). A intenção até pode ser boa, mas provoca algumas questões : (1) Para que criar esse conselho ? Os vereadores (na teoria) já não são os representantes ? (2) E se não forem, por que não eliminá-los ? (3) Será que não se transformará em plataforma de lançamento para “aspirantes a políticos” que, no futuro, estarão mais e mais distantes da comunidade ?
Cumprimentos do
FERNANDO A. DA MATA
Fernando,
A entrevista foi com Maurício Broinizi, do Movimento Nossa SP, que também está publicada no blog. A cidade de SP é imensa para ser representada apenas por 55 vereadores. É preciso espraiar esta representatividade e isto deve ocorrer, a princípio, nas 31 subprefeituras. Soninha, se vc ouviu, defende inclusive a criação de conselhos por subdistritos.
Assim como os vereadores fiscalizam o prefeito, os conselheiros fiscalizam os subprefeitos. Não haverá sobreposição de poderes.
Se desses conselhos surgirem futuros candidatos a vereador na cidade, é algo legítimo, pois todos temos o direitos de aspirar este cargo.