A pedidos: boas dicas no Tatuapé

Por Ailin Aleixo
No Época SP na CBN

Faronella

Carpaccio de carne, molho de mostarda, alcaparras e parmesão ralado – essa mistura pode parecer bizarra para uma pizza, mas acredite, foi por causa dela que a casa se tornou uma das mais conhecidas do bairro. Há quem diga que a cobertura de carne crua sobre a massa quentinha, hoje presente em várias pizzarias da cidade, surgiu aqui. De qualquer forma, não há como negar que criatividade é a palavra de ordem do lugar. Tem pizza à bolonhesa (molho com carne moída), de cheese burger (mussarela, rodelas de tomate, hambúrguer, cheddar, orégano e alface temperados com molho de mostarda) e de mortadela com escarola crua picada, mussarela de búfala, parmesão e molho agridoce. Calma, nem só de esquisitices vive esse cardápio. As tradicionais margherita, calabresa e toscana, bem melhores, diga-se de passagem, também saem do forno. A fartura na cobertura e a borda larga com recheios de catupiry e queijo cheddar são a marca do lugar. Peça a borda simples e evite que a massa suma no meio de tanto queijo.
R. Cantagalo, 934 – Tatuapé – São Paulo – SP2293-0584 / 2098-6359

Braccia Parilla

Não faltam predicados para justificar a casa cheia. A construção enorme, com três pisos, varanda, adega e capacidade para quase 400 pessoas chama a atenção. Mas a qualidade da carne e a simpatia no serviço são os principais motivos e atraem o povo das redondezas em grupos numerosos, para os almoços e jantares. Isso dá um clima família ao lugar. O jeito de fazer churrasco é argentino. Usa grelha móvel para assar os bifões altos, importados da Argentina e do Uruguai. Há cortes para apetites vorazes ou para partilhar, como o t-bone steak, a costela de ripa e o prime rib, todos com 600 gramas de carne. Alguns trazem versão baby – é o caso do macio bife ancho, peça retirada do contrafilé, e da tapa de quadril (picanha). No almoço, oferece fórmulas mais em conta com cortes menores e direito ao bufê de saladas esse sofrível, com folhas murchas e itens nada empolgantes. Faça as escolhas à la carte. De sobremesa, a panqueca de doce de leite importado é de tirar qualquer um do sério. Às quintas, tem show de tango.
R. Azevedo Soares, 1.008, 2295-0099 / 2295-9306

La Pergoleta

Finalista na categoria Melhor Polpettone do Melhor de SP 2008.No início, o La Pergoletta era uma pequena e modesta rotisseria. Mas a casa cresceu (no tamanho e na qualidade) e se transformou em um dos melhores restaurantes do Tatuapé. Mérito do milanês Elia Seganti. Adepto da culinária artesanal e cantineira, ele produz massas secas e frescas, recheios e conservas. Os pães, focaccias e carnes são assados no forno a lenha, o que dá um gostinho ainda mais especial às receitas. É o caso do pernil de cordeiro com legumes. O grande trunfo fica para a seção de massas, leves e com recheios muito saborosos. Há versões básicas, como o delicado ravióli verde com mussarela de búfala ao molho de pomodoro, e outras mais criativas como a meia-lua de bacalhau com mandioquinha. O ravióli integral (com queijo fresco, salsa, cebolinha e shiitake) está entre as opções bem sacadas para quem procura a linha vegetariana
R. Itapura, 1478 , 2092-3330

5 comentários sobre “A pedidos: boas dicas no Tatuapé

  1. Moro na zona leste, precisamente no bairro da Moóca, e concordo que essa região da Cidade nâo seja destacada nessa coluna, pois realmente temos poucas, porém boas opções. Ailin, lhe isento de culpa nesse caso, mas em outro caso, tenho que lhe esclarecer: grama(referente a peso) é uma palavra masculina, portanto a pronúncia “seiscentas gramas” é totalmente incorreta.
    Abraços.

  2. Bom dia , meu amigo e companheiro de todas as manhãs !

    Quero falar sobre o resultado das provas as quais foram submetidos os professores de São Paulo. Até quando a sociedade vai ficar passando a mão na cabeça daqueles que, como classe são os maiores responsáveis pelo atrazo social , politico e econômico no qual o Brasil se encontra ? Passando em frente ao corpo de bombeiros da Praça da Sé comecei a pensar : Como os profissionais do Corpo de Bombeiros são exemplares , embora ganhem pouco ! Trabalham com amor , afinco , responsabilidade , cuidam diligentemente dos equipamentos e a sociedade tem verdadeira veneração por eles.
    Até quando aceitaremos a desculpa esfarrapada de que professor trabalha mal porque ganha pouco ? Se a moda pegar vai morrer todo mundo nos hospitais por que médico da rede publica ganha pouco. A bandidada vai tomar conta da cidade por que policial ganha pouco e assim por diante . . . ! Sempre trabalhei como empregado , e sempre acreditei que para pedir aumento , antes preciso mostrar serviço , mostrar minha capacidade e meu talento para depois reivindicar. Com os professores se dá o contrário , primeiro me dê aumento , depois vou ver se melhoro o desempenho.
    Nunca ví categoria de profissionais tão pouco comprometidos com a excelencia de seu trabalho. O pior é que , aos cuidados deles deixamos nossas crianças !
    Tá na hora da sociedade cobrar uma postura mais profissional e ética destes profissionais e a imprensa por sua vez precisa colocar estes aspectos na mesa de debates.
    Os unicos “coitadinhos” nesta história são os nossos filhos !

  3. Gostaria de fazer uma correção na informação apresentada: A filial do Tatuapé da pizzaria Faronella não está mais em funcionamento. Eles continuam servindo as fartas pizzas na matriz do Belém, não muito longe do Tatuapé. Endereço: Rua Herval, 586 – tel. 2292-12996. Minha sugestão é a tradicional quatro queijos, com Catupiry legítimo no lugar do gorgonzola. Abraços.

Deixe um comentário