Buraco e falta de sinalização põem motorista em risco

Pista na USP

Buraco demais, sinalização de menos. Em um caso ou em outro, os motoristas correm risco de acidentes, além de haver prejuízo para a fluidez do trânsito. E São Paulo é campeã nestes quesitos. Com o período de chuva, a situação se agrava. No entanto, mesmo com tempo seco a falta de conservação das ruas e avenidas é evidente. No início da administração Serra/Kassab se tentou acelerar o ritmo das obras de recuperação de pistas, principalmente nas vias de maior movimento. Os números de quilômetros asfaltados porém são insuficientes para amenizar o drama de quem anda de carro pela cidade.

Nesta semana, os dois casos ganharam destaque no CBN SP. Os buracos chegaram na bronca do diretor da ONG Transparência Brasil  Cláudio Weber Abramo durante entrevista no programa. Apesar de o tema ser o comportamento ético de vereadores, Abramo não se conteve ao ouvir a leitura de e-mail de um ouvinte-internauta, pediu licença e tascou a criticar a prefeitura pela falta de manutenção das pistas: “tem de andar de caminhão para suportar os buracos”, disse ele.

De acordo com o ouvinte-internauta   Fernando Garcia mesmo avenidas há pouco tempo recapeadas sofrem com os buracos. Ele cita em mensagem as avenidas Marechal Tito (São Miguel), Pires do Rio (Itaquera) e a Rua Mohamad Ibrahin Saleh (Vila Curuçá)  que “estão se esfacelando, com enormes buracos e ondulações, principalmente na faixa de rodagem dos ônibus”. Fernando pergunta se a empresa que presta o serviço não deve oferecer garantias para a prefeitura.

O Fábio Eduardo Flório diz que este é o mesmo caso da rua Tabapuã que foi recuperada, em seguida apresentou buracos e agora “a prefeitura faz a operação tapa-buraco de maneira porca”.

Fora quando a prefeitura recupera e chega uma das concessionárias (Sabesp e Congás, principalmente) que resolve fazer obras no local, como lembra Daniel Aveiro. Na rua Marechal Mallet, na Vila Zelina, o trabalho da Sabesp chegou a ser realizado duas vezes seguidas, com diferença de 30 dias, afirma Claudinei Di Angelis, logo após a recuperação das calçadas e da via pela prefeitura.

A falta de sinalização também foi tema provocado pelos ouvintes-internautas.

“A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego”. (Resolução nº 236/07 do Contran).

Portanto, a prefeitura ao permitir que avenidas de grande fluxo fiquem sem a sinalização na pista está infringindo o Código Brasileiro de Trânsito. E não apenas nesta via da zona sul.

De acordo com o ouvinte-internauta Renato Primi também não há pintura na Estrada de Itapecerica, entre os números 5 mil e 8 mil e 500. Júlio Melo diz que na rua da Mooca, no Brás, a situação é semelhante. Lembra, ainda, da avenida Zachi Narchi, onde inclusive as lombadas não estão sinalizadas.

Problemas foram constatados, também, na avenida Nossa Senhora do Sabará, na zona sul da cidade, recentemente recapeada em um de seus trechos. Aliás, o registro desta reclamação no ar gerou uma incrível resposta da Companhia de Engenharia de Tráfego: “o serviço se iniciará em 45 dias”. Não bastasse a demora para fazer a pintura na pista, a CET ainda pede um mês e meio para executar o trabalho. Haja paciência !

Agora o outro lado: “Temos prioridades”

Ouça a resposta do Secretário Municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes

7 comentários sobre “Buraco e falta de sinalização põem motorista em risco

  1. Bom dia Milton.
    A respeito das faixas de sinalizacao nas ruas e avenidas de sao paulo, eu so posso dizer que e o fim do mundo!!!
    Moro na zona sul e trabalho na zona leste, e TODAS AS AVENIDAS QUE Passo NAO POSSUEM FAIXA!!Sera que a lei CIDADE LIMPA TAMBEM ACABOU COM ESSAS FAIXAS???
    SO COMO EXEMPLO DAS QUE NAO TEM FAIXAS…AV.WASHINGTON LUIS, AV ROBERTO MARINHO, AV DO ESTADO, AV DAS JUNTAS PROVISORIAS, VIADUTO GRANDE SAO PAULO, E O MAIOR ABSURDO E QUE QUANDO ELES PINTAS AS FAIXAS, PINTAM COM UMA TINTA SPRAY QUE EM POUCOS DIAS JA DESAPARECE NOVAMENTE…E A LEI??CADE??ISSO QUANDO AS FAIXAS EXISTEM E DEPOIS DE ALGUM CRUZAMENTO EMBARALHAM-SE UMAS AS OUTRAS…COMO CHAMA A CET MESMO???COMPANHIA DE ENGARRAFAMENTO DE TRANSITO:??OU DE ENGANADORES DO TRANSITO??
    Grande abraco, pois para nos simples mortais Brasileiros so resta desabafar, pois nao sabemos que o s politicos e que devem nos servir….
    Marcello.

  2. Interessante que haja prioridades na cidade e acredito que segurança no transito seja uma delas. Apenas para comentar a eficiencia e preocupaçao da PMSP com a segurança do transito, lembro o caso da embocadura do Tunel Sebastiao Camargo, destruida por um acidente de caminhao ha mais de 3 meses e que ate agora conta apenas como aparato de segurança com aquelas fitas amarelas da CET. Temos um primor de gestao na PMSP, realmente uma maravilha.

  3. Veja por exemlo os tuneis da 9 de julho, quanto a sinalizaçao
    e iluminaçao.
    Semana passada ouvi o seu entrevistado a respeito das arvores,posso afirmar que nao é bem como foi falado, explico;
    Quando é solicitado a prefeitura ou sub, a alegação é deSP,
    tem falta de arvores, o corte é regeitado é sugerido podaO

  4. Veja por exemlo os tuneis da 9 de julho, quanto a sinalizaçao
    e iluminaçao.
    Semana passada ouvi o seu entrevistado a respeito das arvores,posso afirmar que nao é bem como foi falado, explico;
    Quando é solicitado a prefeitura ou sub, a alegação é deSP,
    tem falta de arvores, o corte é regeitado é sugerido poda.
    Onde moro , em certa ocasião , cortaram uma arvore simplesmente porque o numero do imovel é o mesmo de outra
    rua abaixo, eu e minha esposa na ocasião falamos que estava errada o endereçamento, os funcionario não se importaram, alegando que o numero era aquele.
    Aproveito o gancho para solicitar a quem de direito, o favor
    de que não seja mais cantado o Hino Nacional, ou melhor, que não seja mais descaracterizado como vem ocorrendo em alguns eventos. Afinal, Hino Nacional de uma Naçao ´é
    o respeito por sua brasillidade.Sem disvirtuá-lo de seu tom.
    Acredito que, falta `a nos brasileiros é o patriotismo,observo nos campos de futebol, o Hino Nacional
    esta sendo orquestrado, e, o povo mostra-se indiferente;
    cheguei a notar e ouvir da torcida brasileira, vaias durante
    e após o término do Hino.
    Perto de onde moro, tem um batalhão da PM , na entrada há
    tres mastros, mas, nem a bandeira do batalhao ou, da corporaçâo esta presente.
    Em bem da verdade, com o exemplo que temos de alguns politicos, as pessoas perdem,(talvez), o amor pela Nação.
    Vejo também, algumas repartiçoes e escolas sem o Pavilhao
    Nacional , sem a imponencia que deve ter.O
    O Brasil é ou não dos brasileiros. Alguém tem que incrementar na mente do povo esse espirito de NACIONALIDADE. Um povo sem o orgulho do Pais em que nasceu, nao é forte.
    Brasileiros, sejam brasileiros, amem seu Pais pois …”Dos filhos deste solo és tu Patria amada, Brasil”
    Esse é o apelo de um velho gaudério.
    Um abraço, que continues abençoado para seguir em frente
    com o programa deveras bastante criativo.

  5. Milton, em 2007, os programas de nas Tvs. volte e meia eram interrompidos pelos partidos politicos com suas propagandas que não convece mais niguém, em 2008, em 2009, esá ocorrendo o mesmo, será que eles nãose mancam? O povo já está saturado dessa balela.
    Queria eu trabalhar de verdade um dia e ganhar quinze mil;
    quando me aposentei, recebia 3,71 salario minimo, hoje, recebo 1,90, da para acreditar?!
    O povo é espolhiado de todos os lados, basta algum iluminado do Planalto , do Estado ou do Municipio, imaginar uma situação, pronto, lá vem tributo,taxa,imposto, etc.
    Se, for para lascar em cima do povo, tudo bem,todavia, quando ´for em beneficio dos iluminados não há obstaculo
    tudo é certo tudo é correto, tudo está dentro da lei o povão que se dane.
    A bandalheiracampaeia de Norte a Sul, de Leste a Oeste.
    Essas palavras não são minhas, é o que se ouve nas ruas
    é o que falam alguns orgãos de noticias falada e escrita.
    Sei queme fiz entender.
    Um abraço do velho gaudério.

  6. A R. Jerônimo da Veiga, no Itaim Bibi, está sem sinalização horizontal há mais de seis meses. Há realmente a necessidade de esperar a “cura” do pavimento, para que a pintura de solo fique com maior qualidades, mas:

    1) Seis meses é um pouquinho demais, não é?

    2) Segundo o Art. 88 do Código de Trânsito Brasileiro, “nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação”.

    No ano passado foi muito comum recapear e “esquecer” da sinalização de solo (era mais importante recapear muitas ruas de que recapear um pouco menos sinalizando corretamente): http://tinyurl.com/dm3z9b . Algumas ruas ficaram esquecidas até hoje. Faixas de pedestre foram sepultadas debaixo do asfalto e os carros, que pouco respeitam o pedestre na faixa, não dão a menor chance para atravessar onde ela não existe mais.

Deixar mensagem para Willian Cruz Cancelar resposta