Alunos usam bicicleta para ir a escola

Bogotá tem sido exemplo para a melhoria do espaço urbano desde que a cidade assumiu o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos seus moradores. A presença de entidades civis cobrando do poder público medidas coerentes e sustentáveis fez, por exemplo, que por lá se desenvolvesse projeto que incentiva o uso da bicicleta para as crianças irem a escola.

A ideia foi apresentada a diretoria do Colégio Véritas, em Sorocaba, pelo ativista André Pasqualini, um dos organizadores da Bicicletada, que ocorre toda última sexta-feira do mês, na avenida Paulista. Soube pelo Blog FelizCidadeFeliz, do ouvinte-internauta Roberto Neumann que, nesta semana, o programa foi lançado na cidade que fica próxima da região metropolitana de São Paulo:

Hoje, o colégio Véritas, em Sorocaba, provou isto ao lançar o projeto “Caminho para a Escola”. Agora, os alunos têm a opção de ir para a escola pedalando, acompanhado por monitores que fazem um itinerário – como as vans – e vão encontrando com os alunos e suas bikes pelo caminho. Na hora de ir embora é a mesma coisa: um itinerário, um monitor e a crianças com suas magrelas percorrendo o trajeto até a porta de casa. Para os pais mais corujas e superprotetores é possível acompanhar o filhote. Pedalando, claro! (trecho reproduzido do blog FelizCidadeFeliz)

3 comentários sobre “Alunos usam bicicleta para ir a escola

  1. Olá Milton,
    Fiquei muito contente com o seu post sobre o “Caminho para a Escola”. Realmente uma inciativa louvável do colégio Véritas, em Sorocaba.

    Só uma correção: o blog FelizCidadeFeliz é meu. O Roberto Neumann é amigo meu de pedaladas, que acompanha o blog e a quem agradeço por ter indicado o post a vocês.

    Abraços,
    Evelyn

  2. Milton, a Bicicletada não tem organizadores, apenas participantes. É um movimento horizontal. Alguns são mais ativos, outros menos e mesmo isso varia com o tempo. Os que atuam mais em determinado momento acabam sendo taxados de organizadores pela imprensa mas, se for assim, todos são organizadores. Muita gente dá idéias, muita gente encabeça ações, muita gente veta as que consideram inadequadas, muita gente faz suas ações pessoais de cicloativismo, em conjunto ou não com o grupo

Deixe um comentário