“Acredito que a democracia é você acompanhar o trabalho dos vereadores. Fazer valer o seu voto”, explica a doutoranda em Comunicação e Semiótica, Vera Helena Saad Rossi, que foi uma das primeiras a aderir à campanha. A pesquisadora mantém um blog sobre a atuação da vereadora Mara Gabrilli (PSDB).O site colaborativo que reúne os blogs foi criado pelo físico Everton Zanella Alvarenga no formato wiki. “O objetivo do site é mostrar quais vereadores foram adotados e organizar o conteúdo desenvolvido pelas pessoas que participam da campanha”, explica.
O acesso ao site tem aumentado desde sua criação. Em janeiro, foram 9 mil acessos por dia. A primeira quinzena de fevereiro já registrou uma média de 10 mil acessos.
Este é trecho da reportagem sobre a campanha Adote um Vereador publicada pelo Portal Aprendiz na qual destaca o trabalho realizado por voluntários que se transformaram em ativistas da cidadania ao acompanhar e divulgar as ações dos parlamentares nas câmaras municipais.
Além de apresentar a opinião de eleitores inseridos na campanha, a reportagem ouve vereadores, caso de Floriano Pesaro (PSDB) que está na inusitada situação de ter dois padrinhos: “A campanha vem ao encontro da democratização do parlamento e da transparência. Também contribui para a boa prática política. Ao me adotar, eles têm uma visão crítica das minhas ações. Essa crítica é construtiva”, comenta Pesaro (PSDB).
O portal Aprendiz é um site jornalístico que trata de educação, cidadania e trabalho, que faz parte das ações da organização não-governamental Cidade Escola Aprendiz, em São Paulo.
Leia a reportagem completa em “Campanha incentiva eleitores a adotarem vereadores paulistanos”.