Ônibus substitui giz e lousa no ensino das crianças

Por Adamo Bazani

FOTO NAÇÕES UNIDAS

Que o ônibus faz parte do dia a dia das cidades, isso  está mais que provado. Tanto para os funcionários das empresas, donos, passageiros que dependem dele como para os motorista dos carros particulares, que dentro de seus veículos confortáveis acham que aquela imensa lata barulhenta está na sua frente atrapalhando sua jornada solitária nas ruas das cidades.

O casal de professores Waldemar Freitas e Bárbara Sales conseguiu tirar proveito desta verdade em favor da educação, principalmente de crianças carentes. Durante visita ao evento VVR (Ver, Rever e Reviver), que reúne em todo mês de dezembro ônibus antigos de diversas empresas, na área externa do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo, Waldemar estava entusiasmado, contando sua história e exibindo fotos antigas de ônibus de sua autoria.

Waldemar, que já foi fiscal da CMTC (Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos – extinta empresa operadora pública de São Paulo), atualmente é professor da Escola Estadual Dona Chyo Yamomoto, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Desde pequeno se mostrou um apaixonado por ônibus. Viajava nas inaugurações das linhas; nas apresentações de modelos novos, como os primeiros monoblocos – os 364 da Mercedes Benz – que circularam em São Paulo pela CMTC ; e, claro, tirava muitas fotos. Hoje, é o dono de um acervo cujas imagens são disputadas pelos busólogos mais jovens que se interessam pela história dos transportes.

Sua paixão foi aplicada afinco em sua profissão: “Os ônibus podem ensinar história, geografia, leitura … Os ônibus são para mim tão importante como o giz ou os livros para dar aula”.

Alunos aprendem a ler

Adamo e WaldemarCom o projeto Caravana da Leitura, que mantém praticamente sozinho, Waldemar traz para dentro da sala miniaturas, letreiros de itinerários, fotos novas e antigas e a criançada faz a festa. Há mais de dez anos neste trabalho, ele diz que ensinou muitos alunos a ler com esta estratégia: “Os ônibus fazem parte do dia a dia delas…..É o que as leva para a escola, para os passeios, para os postos de saúde, vamos explorar este cotidiano”.

Listas de itinerários se tornam livros, fotos de ônibus antigos são associadas à história e cultura das cidades e do cotidiano de cada época.  “Falando de ônibus dá até pra falar de política. Como era o comportamento dos passageiros na Ditadura Militar, qual a função do prefeito, qual a diferença entre o público e o privado e noções de cidadania e direito”.

A esposa de Waldemar, a também professora Bárbara Sales, não tinha tanta afinidade com ônibus. Era como a maioria, não detestava nem morria de amores. Mas o entusiasmo do marido e a paixão pelos grandões coletivos fizeram com que ela se envolvesse no projeto e o levasse para o Rio de Janeiro. Bárbara leciona num Centro de educação Infantil Público, em Humaitá, no Rio de Janeiro.

Waldear relata de cabeça suas primeiras viagens de ônibus em São Paulo, com todos os detalhes, até mesmo quando os motoristas engatavam as marchas de forma errada, nos anos 70 e 80, época em que os veículos ainda não tinham engates tão precisos como os de hoje.

Na escola, todo o dia, um aluno pergunta se tem foto nova ou uma miniatura. “Não adianta só conhecer de forma geral a história do mundo, se o aluno não sabe a história do bairro onde nasceu, e o ônibus ajuda muito a contar essa história” – fala o professor busólogo.

Os alunos são incitados a fazer redações sobre as últimas viagens que fizeram de ônibus, mesmo que esta tenha sido entre um bairro e outro: “Isso estimula a criatividade da criança em conseguir escrever bem sobre coisas simples, e aguça o interesse dela pela cidade. Meus alunos são passageiros diferenciados, prestam atenção nas coisas, até mesmo em detalhes  que quem anda 20 anos na mesma linha não percebeu”

História publicada em livro

No Rio de Janeiro, o trabalho do casal de professores virou livro, publicado pela Editora Arquimedes. “Um ônibus chamado Rio”, que conta em forma de poesia a história do ônibus levando o aluno a passear pelos principais pontos da cidade maravilhosa.

Como um apaixonado, Waldemar diz que o ônibus pode ajudar a compreensão de quase tudo nas cidades. “Quer saber como a cidade cresceu? Tente verificar como foram as expansões dos itinerários. Quer saber como eram os políticos e suas promessas de campanha? Veja como foram distribuídas as linhas, o nível de satisfação da população com os transporte e se as obras melhoraram a locomoção das pessoas. Quer saber como o população está inserida no contexto econômica de cada época? Veja quantas pessoas iam de carro, a pé ou de ônibus para o trabalho, ou se os salários davam pra pagar as passagens diárias ou se os ônibus tinham de expandir a atuação para áreas periféricas que se tornavam cada vez maiores nas cidades. Quer ver como a tecnologia evoluiu? . Compare uma jardineira dos anos 40 com um Modengo (modelo articulado automático) nos dias de hoje. ”

E para presentear os saudosos passageiros deste texto, Waldemar nos cede uma foto de seu acervo de um antigo Viação Nações Unidas, Caio Gabriela Um, Motor 1113, que serviu muitas linhas da zona Norte da Capital Paulista.

“Garanto que quem tem mais de 20 anos e viveu na zona Norte de São Paulo, vai lembrar de alguma história da região, ou até mesmo pessoal, vendo esse ônibus” – finaliza o professor- busólogo, colecionador e apaixonado, Waldemar de Freitas.

Adamo Bazani é jornalista e busólogo. Toda terça, constrói seu próprio livro compartilhando a história dos ônibus com você.

72 comentários sobre “Ônibus substitui giz e lousa no ensino das crianças

  1. O Professor Waldemar desenvolve um trabalho sério e dinâmico, capaz de expandir a aprendizagens pelas fronteiras de salas de aulas, escolas, cidades e estados, através de experiências humanas inesquecíveis, vivenciadas e contatadas por nossos alunos.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

  2. Há alguns anos venho acompanhando a trajetória desse casal interestadual em suas viagens ônibus-educativas, e a emoção que causam em nossos alunos desvendando as venturas e desventuras desse transporte que faz parte de seu dia a dia, e que graças ao projeto desses educadores, também poderá fazer parte de suas histórias de vida. Em nossa escola essa aventura ultrapassou todos os limites e proporcionou aos pequenos até mesmo viagens pelo espaço sideral, mostrando que, para quem gosta e sabe o que faz, nem o céu é o limite. Fico feliz com o apoio de vocês ao trabalho do casal: Bárbara e Waldemar. Parabéns a vocês pelo sucesso!

  3. O livro de Waldemar e Bárbara, rendeu na escola onde trabalho, um maravilhoso trabalho com crianças de 7 anos. Os alunos conheceram melhor o transporte público, pontos da sua cidade e produziram, no final do ano, uma animação que mostra os principais pontos do Rio pela vista do ônibus.
    Parabéns, Bárbara e Waldemar! São profissionais como vocês que me fazem ter cada vez mais orgulho de ter escolhido a profissão de professora.

  4. Muito bom quando as pessoas fazem seu trabalho com verdade. E com certeza o Professor Waldemar é uma pessoa verdadeiramente dedicada ao que faz. Fico feliz em ver pessoas como ele na educação pública do Estado de São Paulo. É a prova da boa qualidade dos educadores paulistanos, apesar das dificuldades, continuamos remando contra a maré. grande abraço…

  5. Novamente agradeço imensamente a visita e comentários de todos e reitero a necessidade de apoiarem a iniciativa de Adamo Bazzani,sempre visitando o blog e postando seus comentários.A memória do ônibus não pode ser esquecida,somente com educação mudaremos este país.Waldemar

  6. Gostaria de parabenizar ao Adamo Bazani, pela excelente reportagem e, ao amigo Waldemar pela excelente iniciativa. Projetos como esse, deveriam ser mais explorados pelo poder público, pois são projetos que fogem do habitual “arroz com feijão” das escolas públicas. Fico bastante satisfeito de saber que ainda há pessoas que acreditam na educação brasileira e, que batalham para modificar o atual cenário.

  7. Querido Professor, Parabéns por esta atitude!
    Olhando para o seu projeto não fico surpreendida, pois
    apesar de te-lo como meu professor a tão pouco tempo
    aprendi a admira-lo e perceber que, atravez de suas atitudes
    em sala de aula o senhor é um Mestre que sente prazer
    em transmitir a seus alunos, a essência do conhecimento
    sem mascaras ou contaminação.
    Tenha certeza, que estarei torcendo por seu sucesso.
    Avance sempre e munca desista.

  8. sem duvída que o trabalho realizado pelo professor Waldemar é de grande relevância social, para uma cidade que tem feito a opção do transporte individual, por isso pensar a cidade de forma coletiva, tendo o onibus como meio de transporte é mais do que imprescindivel

  9. ola professor waldemar,queria lhe dar os parabens pelo projeto,voce vai muito longe desse geito,parabens pelo seu interesse por onibus,queria que todos os professores fossem igual a voce,pois voce ensina de um jeito,que,aprendendo nos viajamos e conhecemos melhor o nosso pais.
    e por ultimo eu queria te dar os parabens pelo seu livro “um onibus chamado rio”,que ele venha a fazer muito sucesso.

    pamela a. sales 6ªa
    chiyo yamamoto

  10. Waldemar,

    Felicito os frutos dessa sua paixão antiga pelos BUSÕES!

    Realmente, se formos pensar, há como inserir o ônibus em diversos contextos cotidianos de nossas vidas…Ótima sacada e parabéns pela iniciativa de incitar a REFLEXÃO no público infantil sobre esses aspectos, partindo de algo tão básico como o transporte público…

    Sucesso!

  11. Waldemar

    Não poderia deixar de compartilhar esse momento com você.
    Essa pessoa guerreira e competente que tive o prazer de conhecer alguns anos atrás e que tenho como amigo até hoje.
    Agradeço sempre a Deus por colocar pessoas como você na minha vida e de muitas que te conhecem, pois você é uma das grandes obras do criador.
    Parabéns pela iniciativa, sabendo da sua paixão não poderia esperar outra coisa senão o sucesso.
    Que Deus continue abençoando você, Bárbara e a vi !

    Um grande abraço, Conceição

  12. OLHA ADOREI PARTICIPAR DO CORALANO PASSADO ESTE ANO VOI PARTICIPAR DE NOVO ADOREI ESTA IDÉIA DO PROFESSOR WALDEMAR ALUNOS APRENDEM A LER CARAVANA DA LEITURAQUE AJUDOU MUITO EU E TODOS OS OUTROS MUITO OBRIGADO POR CRIAR ESTE SITE
    OBRIGADO PALA ATEÇÃO
    ASSINADO:MARIANA DIAS 6-A

  13. oiiiiiiiiiiiii professor waldemar parabéns pela sua coragem de gostar de ônibus do jeito que vc ensina para todos os alunos da escola e.e dona chiyo yamamoto vc vai ir bem mais longe vc é um bom professor ..
    ass: sua aluna isabella da 6-A bjs e boa sorte com seus ônibus……………………………………
    todos nós gostamos de vc
    bjks da aluna que te adoro e que a prendeu muito com vc

  14. OII PROFESSOR WALDEMAR EU AQUI DE NOVO EU GOSTARIA DE TE FALAR QUE VC É MAIS DE NOTA 10 VC É NOTA 1000 EM PROFESSOR SOU UMA ALUNA QUE APRENDEU MUITO COM VC. MINHA MÃE DISSE QUE ESTÁ ORGULHOSA COM O MEU A PRENDISADO EM LINGUA PORTUGUESA E EM PRODUÇÃO DE TEXTO COM O QUE VC ENSINOU PARA TODOS DA SALA DE AULA TE ADORO E EU GOSTARIA QUE VC FOSSE NOSSO PROFESSOR DE PORTUGUÊS DE NOVO É BEM MELHOR VC PASSA MAIS TEMPO COM A JENTE DA 6-A TE ADORO BJKS DA ALUNA ISABELLA…

  15. Muito Bom em Professor…Excelente Trabalho cmo nóis aluno
    Gosto muito do que o senhor e sina pra agente…Sem coementários!!

    Ass: Hegle sua aluna da 7^B

  16. Parabéns profressor Waldemar pelo excelente trabalho ,que vem desenvolvendo com os alunos .Tenho muito orgulho de ter sido seu aluno e olha que interessante hoje somos colegas de profissão!! e estou muito feliz em poder ter participado e colaborado de alguma forma nesse projeto.

  17. Sou amigo e admirador do Junior (como sua mãe lhe chamava) Prof. Valdemar o seu hobby no começo que parecia brincadeira se torna uma forma espetacular de ensinar,lecionar,educar os alunos, isto nos deixa muito orgulhosos de sermos seus amigos,”vejamos então enquanto o nossos governos distribui livros com conteúdos até mesmo pornograficos para nossas crianças”. o Prof. Valdemar Pereira de Freitas (Junior) distribui “onibus em forma de livros”. para educar nossas crianças parabêns Professor!…

Deixar mensagem para isabella Cancelar resposta