Um dia de passeio dos fiscais da prefeitura de São Paulo foi suficiente para encontrar 31 caçambas sendo usadas de maneira irregular na capital. Os equipamentos estavam com cadastro vencido, sem sinalização e estacionadas em locais proibidos. Foram aplicadas 72 multas em um total de R$ 43,2 mil, nas áreas atendidas pelas subprefeituras da Sé, Pinheiros, Mooca, Vila Mariana e Lapa. Levantamento feito pela Limpurb registra o recolhimento de 802 caçambas no ano passado.
Em nota a Secretaria Municipal de Serviços esclarece: “As empresas que prestam serviços de coleta de resíduos de construção civil, cadastradas em Limpurb, tem que manter as caçambas devidamente sinalizadas, com a identificação da empresa e números de telefones de emergência e da Central de Atendimento da Prefeitura 156. Além disto, devem informar os locais utilizados para tratamento ou disposição final dos resíduos, dentro ou fora do Município, os quais devem ser licenciados pelos órgãos competentes. Desta forma, o Limpurb terá como identificar se as empresas cadastradas estão obedecendo a legislação”.

É dessa forma que quero ver a Prefeitura trabalhando.
Vai faltar páteo para guardar esses trambolhos.
É sempre assim, espera-se o caos, para depois tomar alguma providência.
Vou aproveitar o gancho das caçambas irregulares para falar sobre a coleta seletiva de lixo. Ao prestar serviço a uma empresa sediada na Av. Paulista, fiquei sabendo que não há coleta seletiva de lixo reciclável na mais paulista das avenidas. Isso é um absurdo. Como poderemos evitar que esse lixo, por menor que seja, chegue aos aterros de lixo orgânico? A campanha pela coleta e utilização do lixo e entulho reciclados tem que ser muito agressiva e contamos com a colaboração exaustiva da mídia Rádio, pq. a TV não tem a capacidade de jogar esses assuntos nas novelas e tentar demover e acordar esse público que não tem noção de como iniciar e cobrar esse processo das autoridades.
A multa é muito barata para esse tipo de irregularidade. A multa deveria ser uns 500 mil reais.
Parabéns à prefeitura, deveriam realizar esse tipo de ação com maior frequência.