São Paulo terá primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil

Modelo de ônibus a hidrogênio Começará a rodar, neste mês, o primeiro ônibus brasileiro com célula a combustível de hidrogênio, em São Paulo – é o que informa o Blog Energia Eficiente, do advogado com pós-graduação em direito e gestão ambiental Flávio Vieira.  A fonte dele é o gerente de planejamento da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Carlos Zundt:

Em testes feitos em Caxias do Sul (RS), os testes indicaram que o ônibus tem capacidade para rodar 300km sem precisar reabastecer, já que carrega nove tanques de combustível com 5 kg de hidrogênio em cada tanque. O novo ônibus tem emissão zero de poluentes, liberando para a atmosfera apenas vapor d´água, além de não fazer nenhum barulho.

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6 comentários sobre “São Paulo terá primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil

  1. Será que o lobby do petroleo permitirá que um veículo movido com combustível “concorrente” circule na cidade?
    O que ja apareceu de ideias sensacionais, criadas por inventores brasileiros não está no jibi!
    Pena que “não deixaram” ir para frente.
    Até motor de automovel movido a água, a ar, ja tivemos noticias entre outros.
    Vez por outra vejo onibus diferentes circulando pela cidade, sendo testados, mas depois de um tempo, simplesmente somem.
    Tomara que este projeto siga em frente com coragem e determinação e que não seja somente mais “um testezinho”

  2. Tudo que for para diminuir a poluição no planeta é perfeito.

    Bem lembrado pelo Armando Italo, onde está também aquele projeto que os ônibus teriam em seus tetos placas de captação da energia solar para circularem?

    Alguém lembra disso? Já o carro a água eu lembro que vi no Fantástico a muitos anos atrás. Esse inventor provavelmente se vendeu para os interesses do petróleo.

  3. Retomada dos projetos renovados de trolébus
    Diante deste fato importante seria o momento de se fazer uma amplo debate com a SPTRANS para a retomada de projetos desativados de ônibus híbridos e de haver um incentivo por parte da Prefeitura e Estado através da EMTU para que as empresas que adquirirem ônibus não poluentes tenham uma compensaçao e ainda,que as antigas linhas que eram operadas por trólebus na zona norte voltem a ter ônibus não poluentes,como os híbridos por exemplo.Neste sentido a CBN poderia promover uma série de debates enriquecedores.
    Waldemar P.Freitas Jr.

  4. Que bom. Sou motoboy em São Paulo e não vejo a hora de um projeto destes dar certo. As motos já estão saindo com catalizadores, a álcool e com injeção eletrônica de fábrica.
    O ar é muito agredido pelos ônibus a caminhões que circulam diariamente pela nossa cidade.As casas da Av. Santo Amaro, entre outras, estão com as paredes pretas de fuligem e nem adianta pintar pois logo estaram sujas de novo.

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