Pauta para o Congresso Nacional

A dificuldade que deputados e senadores tem de reformar suas práticas no Congresso Nacional motivou o ouvinte-internauta Luiz Brandão a relacionar mudanças que deveriam ser adotadas no parlamento. São dez medidas moralizadoras, segundo ele. Deixo-as relacionadas aqui para que você acrescente suas ideias, também. Por favor, não vale pedir para fechar a Casa, pois disto já provamos e reprovamos.

1. Vender os apartamentos funcionais e o dinheiro volta ao tesouro para pagar a divida publica, muito mais barato ficar em hotel principalmente por que eles não ficam em Brasília a semana toda.

2. Os cargos relacionados com a administração desse patrimônio poderiam ser extintos.

3. Os carros deveriam ser vendidos também, eles podem andar de taxi ou carro alugado, fica mais barato, já que eles só usam 3 dias por semana.

4. Os cargos relacionados com a administração da frota de veículos poderiam ser extintos.

5. Todos os funcionários deveriam ser concursados, cada parlamentare teria direito a no máximo um funcionário de confiança sem concurso e sem relação de parentesco.

6. Os suplentes que não estão no cargo não teriam direito a nada.

7. Deputados e Senadores que forem assumir cargo político deveriam renunciar ao mandato e perder qualquer benefício.

8. O cargo de suplente deveria ser extinto, qualquer substituto deveria ser fruto de uma nova eleição.

9. Deputado e Senado pego fazendo algo errado deveria ser sumariamente suspenso sem salário até julgamento.

10. Todos os gastos do Congresso deveria estar disponíveis para fiscalização, nada pode ser bloqueado.

14 comentários sobre “Pauta para o Congresso Nacional

  1. No item 9 poderíamos colocar uma emenda:

    9.1: Nenhuma pessoa com intenção de ingressar na careira pública poderia ter pendências judiciais. Isso já ajuda a limpar quase todos nossos representantes!

    9.1.1: Qualquer pessoa que for pego picaretando, NUNCA MAIS PODERIA OCUPAR QUALQUER TIPO DE CARGO PÚBLICO.

    9.1.2: Todos os funcionarios teriam que ultilizar os serviços publicos, caso de Hostipais,Escolas,Transporte e etc…

  2. Tem que ser feita muita coisa em favor da nação , acabar com privilégios..
    Por exemplo segundo reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo p.A4 ” Congresso restringe cota de viagens, mas não reduz gasto”,na página A6 o deputado Sílvio Costa ( PMN- PE ) afirmou que vai recorrer em plenário caso seja aprovado o ato da Mesa que acaba com o uso da cota para parentes. ” Não é justo que minha mulher e filhos não possam vir a Brasília.Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá?Assim vocês querem que eu me separe.É preciso acabar com esta hipocrisia . Ou a Câmara tem a coragem de falar a verdade ou a cada dia vamos apanhar mais” , disse , para logo a seguir ser aplaudido por colegas.

    O que eu não entendo o que a mulher e família tem que fazer lá? E o contribuinte pagar a conta.
    Se minha empresa pedir para eu viajar a trabalho ela paga a passagem , o hotel, mas se eu resolver levar minha namorada ou família eu pago do meu bolso.

  3. Que tal fechar tudo, cassar todos, demolir Brasilia inteira assim não corremos o risco de deixar resquícios, por fogo no entulho e no que sobrou, mandar todos para as suas dignissimas terras de origem e começar do zero?
    Sem exceção!

  4. as vezes é a primeira coisa que vem a nossa cabeça, mas tenho uma outra sugestão. Um povo mais consciente, politizado. Acredito que a imprensa tem feito a parte dela, agora nós a nossa fiscalizar, cobrar ,mandar o recado, manifestar dizer estamos de olho…Tenho certeza que quando nós temos a liberdade de manifestar a coisa muda.

  5. Realmente são propostas interessantes, mas estou ,atualmente, desiludida de que um dia o Congresso aprove tais mudanças. Por mais que existam pessoas que queiram mudar a situação, não acredito que tenham maioria de votos para mudar algo.

  6. 1º Morar em Brasília
    Argumento: Tem que visitar as bases. Tem que ver a família.
    Opinião: Não precisa visitar bases tem gente do partido e assessor para quê? Família tem que acompanhar o servidor. O aluguel do cidadão é pago com qual dinheiro? Viagem somente nas férias e com dinheiro próprio.

    2º Carros oficiais
    Argumento: Como se deslocar pelo trânsito caótico da cidade ou andar de ônibus lotado, seria impossível?
    Opinião: o transporte público deve ser prestigiado e quer conforto use o próprio carro. Estando à trabalho use os batedores, indo trabalhar acorde mais cedo.

    3º Funcionários públicos e assessores:
    Argumento: O servidor tem que ser concurssado para ter estabilidade e se proteger de perseguições políticas,
    Opinião: Concordo más a capacidade e produtividade ditaria a regra como em qualquer empresa. Assessor sem concurso tudo bem, más apenas um de confiança (Luiz Brandão).
    Parentes em cargos públicos jamais.

    5º Suplentes
    Argumento:Não tem argumento e eu gostaria de saber quem inventou isso.
    Opinião: Aquele que ficou de fora por minoria de votos (independente de partido) ou outra eleição, mesmo que onerasse os cofres públicos.

    6º Cargos
    Argumento: A gente vai e tenta se não der a gente volta né.
    Opinião: Saiu para assumir um cargo que se estabeleça senão, dançou. Se o cidadão troca de empresa ou de cargo e se arrepende, faz como?

    7º Salários e ajudas mil
    Argumento: O salário tem que ser bom senão pessoas capacitadas e competentes não largariam seus empregos privados para trabalhar pelo POVO.
    Opinião: Balela tem gente competente e séria que adoraria receber salário condizente com o cargo e estar servindo o POVO. Essas ajudas mil advinhem quem decidiu que era imprescindível para eles. O cidadão na sua grande maioria não tem ajuda no transporte, na refeição, no convênio médico e dentário etc…(precisaríamos decidir com a sociedade, se eles deveríam ter ou não, como eles fazem entre si).

    8º Aposentadorias
    Argumento: Quem ganha bem e trabalha, mesmo que por 4 anos para o POVO, tem que se aposentar bem.
    Opinião: Deveriam contribuir como o cidadão e na mesma proporcionalidade (aposentava-se pelo que contribuiu e ponto final).

    9º Corrupção
    Argumento: Não existe no poder público e quando existe é uma minoria.
    Opinião: Está enraizada no poder público pela falta de punição exemplar e conivência nossa (POVO) por muito menos na Argentina faziam panelaço. Assistam as novelas, vejam os jogos de futebol, assistam o BBB más não deixem o país nas mãos deles sem a devida fiscalização.

    10º Tranparência
    Argumento: Como assim está tudo lá para quem quiser ver.
    Opinião: Não é bem assim e tudo deveria estar na internet.
    Assim como estou no trabalho agora e postando no blog eu poderia acompanhar daqui mesmo tudo da Câmara, Assembléia e Congresso. Ou alguém dúvida dessa ferramenta poderosa.

    Minhas considerações finais são de que o que o Luiz Brandão foi muito bem nas propostas eu apenas retoquei com a minha visão míope e astigmática.
    Com algum tempo livre e reunido com o Carlos Magno, o Armando Ítalo, o Daniel Aveiro, o Marcos Paulo, a Cosuelo Zurlo, o Milton Jung e outros que vierem aqui postar depois eu tenho certeza que idéias não faltarão para moralizar aquilo que teimam em dizer que não é ilegal.

    POLÍTICOS VOCÊS NÃO SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR PELO POVO SÓ PORQUE FORAM ELEITOS NAS URNAS. ESTANDO INSATISFEITOS POR NOSSAS CRÍTICAS, NÃO SE PRENDAM, PEÇAM PARA SAIR.

    CLAUDIO VIEIRA ELEITOR E CIDADÃO BRASILEIRO.

  7. Claudio,

    Mais uma vez se comprova que duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma.

    Você melhorou muito o que eu coloquei, obrigado.

    Eu só queria adicionar algo que pensei hoje depois que li o estadão/

    Plano de Saúde, os políticos tinham de ou pagar do próprio bolso como nós cidadãos comuns fazemos ou usar o serviço publico, quem sabe assim ele iria melhorar e muito para atender a esses nobres cidadãos.

    Aposentadoria tem de acabar essa mordomia, eles tem de ter a mesma que o pessoal normal, pois quem sabe assim eles fazem ela se tornar melhor.

    Tem de tirar todos os privilégios, tem de colocar a imprensa vasculhando a vida de cada um deles pra achar algo errado e eles serem caçados, presos e obrigados a devolver o dinheiro pros cofres publicos, principalmente as passagens já usados nos últimos 5 anos.

    O imposto de renda não volta 5 anos, nós podemos cobrar essa desfaçatez dos últimos 5 anos.

  8. Mais alguma economia poderia ser obtida com:
    1-A milhagens não podem ser dos congressistas,e sim de quem paga as passagens aéreas.
    2-Faltou ao serviço,desconto
    3-1 senador por Estado e metade do numero atual de deputados (Projeto de Lei do Clodovil )

  9. – Há muito tempo venho pensando,
    Porque não criamos um SITE onde todos poderíam “postar” com responsabilidades e fundamentar para acompanharmos todos os movimento de nossos Parlamentares:
    NOMES
    ANTECEDENTES
    PROJETOS
    PRESENÇAS
    TRAPAÇAS
    POSICIONAMENTOS

    Valos amadurecer essa idéia
    Abraços

  10. Condição sine qua non – Para o Senado voltar a normalidade;Renúncia do seu “presidente”.Ainda ontem, disse;”O PROBLEMA DA CRISE É DO SENADO…, NÃO É MEU”!. Quem é o presidente da Casa?.Fora a afronta a todos os brasileiros eleitores comuns – O tal discurso.” Vocês teem que respeitar os homens públicos deste país!”.

Deixe um comentário