A dificuldade que deputados e senadores tem de reformar suas práticas no Congresso Nacional motivou o ouvinte-internauta Luiz Brandão a relacionar mudanças que deveriam ser adotadas no parlamento. São dez medidas moralizadoras, segundo ele. Deixo-as relacionadas aqui para que você acrescente suas ideias, também. Por favor, não vale pedir para fechar a Casa, pois disto já provamos e reprovamos.
1. Vender os apartamentos funcionais e o dinheiro volta ao tesouro para pagar a divida publica, muito mais barato ficar em hotel principalmente por que eles não ficam em Brasília a semana toda.
2. Os cargos relacionados com a administração desse patrimônio poderiam ser extintos.
3. Os carros deveriam ser vendidos também, eles podem andar de taxi ou carro alugado, fica mais barato, já que eles só usam 3 dias por semana.
4. Os cargos relacionados com a administração da frota de veículos poderiam ser extintos.
5. Todos os funcionários deveriam ser concursados, cada parlamentare teria direito a no máximo um funcionário de confiança sem concurso e sem relação de parentesco.
6. Os suplentes que não estão no cargo não teriam direito a nada.
7. Deputados e Senadores que forem assumir cargo político deveriam renunciar ao mandato e perder qualquer benefício.
8. O cargo de suplente deveria ser extinto, qualquer substituto deveria ser fruto de uma nova eleição.
9. Deputado e Senado pego fazendo algo errado deveria ser sumariamente suspenso sem salário até julgamento.
10. Todos os gastos do Congresso deveria estar disponíveis para fiscalização, nada pode ser bloqueado.
No item 9 poderíamos colocar uma emenda:
9.1: Nenhuma pessoa com intenção de ingressar na careira pública poderia ter pendências judiciais. Isso já ajuda a limpar quase todos nossos representantes!
9.1.1: Qualquer pessoa que for pego picaretando, NUNCA MAIS PODERIA OCUPAR QUALQUER TIPO DE CARGO PÚBLICO.
9.1.2: Todos os funcionarios teriam que ultilizar os serviços publicos, caso de Hostipais,Escolas,Transporte e etc…
Tem que ser feita muita coisa em favor da nação , acabar com privilégios..
Por exemplo segundo reportagem publicada no Jornal Folha de São Paulo p.A4 ” Congresso restringe cota de viagens, mas não reduz gasto”,na página A6 o deputado Sílvio Costa ( PMN- PE ) afirmou que vai recorrer em plenário caso seja aprovado o ato da Mesa que acaba com o uso da cota para parentes. ” Não é justo que minha mulher e filhos não possam vir a Brasília.Quer dizer que agora eu venho para Brasília e minha mulher fica lá?Assim vocês querem que eu me separe.É preciso acabar com esta hipocrisia . Ou a Câmara tem a coragem de falar a verdade ou a cada dia vamos apanhar mais” , disse , para logo a seguir ser aplaudido por colegas.
O que eu não entendo o que a mulher e família tem que fazer lá? E o contribuinte pagar a conta.
Se minha empresa pedir para eu viajar a trabalho ela paga a passagem , o hotel, mas se eu resolver levar minha namorada ou família eu pago do meu bolso.
Que tal fechar tudo, cassar todos, demolir Brasilia inteira assim não corremos o risco de deixar resquícios, por fogo no entulho e no que sobrou, mandar todos para as suas dignissimas terras de origem e começar do zero?
Sem exceção!
as vezes é a primeira coisa que vem a nossa cabeça, mas tenho uma outra sugestão. Um povo mais consciente, politizado. Acredito que a imprensa tem feito a parte dela, agora nós a nossa fiscalizar, cobrar ,mandar o recado, manifestar dizer estamos de olho…Tenho certeza que quando nós temos a liberdade de manifestar a coisa muda.
Quero complementar meu depoimento
” Falta Mobilização”.
Pergunto novamente
Cadê os caras pintadas de ontem que pediram mudanças na constituição e radicais já?
Realmente Armando, falta uma liderança..parece que está tudo anesteziado..
Realmente são propostas interessantes, mas estou ,atualmente, desiludida de que um dia o Congresso aprove tais mudanças. Por mais que existam pessoas que queiram mudar a situação, não acredito que tenham maioria de votos para mudar algo.
É uma letargia tão grande que no máximo a gente reclama, mas não passa disso.
1º Morar em Brasília
Argumento: Tem que visitar as bases. Tem que ver a família.
Opinião: Não precisa visitar bases tem gente do partido e assessor para quê? Família tem que acompanhar o servidor. O aluguel do cidadão é pago com qual dinheiro? Viagem somente nas férias e com dinheiro próprio.
2º Carros oficiais
Argumento: Como se deslocar pelo trânsito caótico da cidade ou andar de ônibus lotado, seria impossível?
Opinião: o transporte público deve ser prestigiado e quer conforto use o próprio carro. Estando à trabalho use os batedores, indo trabalhar acorde mais cedo.
3º Funcionários públicos e assessores:
Argumento: O servidor tem que ser concurssado para ter estabilidade e se proteger de perseguições políticas,
Opinião: Concordo más a capacidade e produtividade ditaria a regra como em qualquer empresa. Assessor sem concurso tudo bem, más apenas um de confiança (Luiz Brandão).
Parentes em cargos públicos jamais.
5º Suplentes
Argumento:Não tem argumento e eu gostaria de saber quem inventou isso.
Opinião: Aquele que ficou de fora por minoria de votos (independente de partido) ou outra eleição, mesmo que onerasse os cofres públicos.
6º Cargos
Argumento: A gente vai e tenta se não der a gente volta né.
Opinião: Saiu para assumir um cargo que se estabeleça senão, dançou. Se o cidadão troca de empresa ou de cargo e se arrepende, faz como?
7º Salários e ajudas mil
Argumento: O salário tem que ser bom senão pessoas capacitadas e competentes não largariam seus empregos privados para trabalhar pelo POVO.
Opinião: Balela tem gente competente e séria que adoraria receber salário condizente com o cargo e estar servindo o POVO. Essas ajudas mil advinhem quem decidiu que era imprescindível para eles. O cidadão na sua grande maioria não tem ajuda no transporte, na refeição, no convênio médico e dentário etc…(precisaríamos decidir com a sociedade, se eles deveríam ter ou não, como eles fazem entre si).
8º Aposentadorias
Argumento: Quem ganha bem e trabalha, mesmo que por 4 anos para o POVO, tem que se aposentar bem.
Opinião: Deveriam contribuir como o cidadão e na mesma proporcionalidade (aposentava-se pelo que contribuiu e ponto final).
9º Corrupção
Argumento: Não existe no poder público e quando existe é uma minoria.
Opinião: Está enraizada no poder público pela falta de punição exemplar e conivência nossa (POVO) por muito menos na Argentina faziam panelaço. Assistam as novelas, vejam os jogos de futebol, assistam o BBB más não deixem o país nas mãos deles sem a devida fiscalização.
10º Tranparência
Argumento: Como assim está tudo lá para quem quiser ver.
Opinião: Não é bem assim e tudo deveria estar na internet.
Assim como estou no trabalho agora e postando no blog eu poderia acompanhar daqui mesmo tudo da Câmara, Assembléia e Congresso. Ou alguém dúvida dessa ferramenta poderosa.
Minhas considerações finais são de que o que o Luiz Brandão foi muito bem nas propostas eu apenas retoquei com a minha visão míope e astigmática.
Com algum tempo livre e reunido com o Carlos Magno, o Armando Ítalo, o Daniel Aveiro, o Marcos Paulo, a Cosuelo Zurlo, o Milton Jung e outros que vierem aqui postar depois eu tenho certeza que idéias não faltarão para moralizar aquilo que teimam em dizer que não é ilegal.
POLÍTICOS VOCÊS NÃO SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR PELO POVO SÓ PORQUE FORAM ELEITOS NAS URNAS. ESTANDO INSATISFEITOS POR NOSSAS CRÍTICAS, NÃO SE PRENDAM, PEÇAM PARA SAIR.
CLAUDIO VIEIRA ELEITOR E CIDADÃO BRASILEIRO.
Claudio,
Mais uma vez se comprova que duas ou mais cabeças pensam melhor do que uma.
Você melhorou muito o que eu coloquei, obrigado.
Eu só queria adicionar algo que pensei hoje depois que li o estadão/
Plano de Saúde, os políticos tinham de ou pagar do próprio bolso como nós cidadãos comuns fazemos ou usar o serviço publico, quem sabe assim ele iria melhorar e muito para atender a esses nobres cidadãos.
Aposentadoria tem de acabar essa mordomia, eles tem de ter a mesma que o pessoal normal, pois quem sabe assim eles fazem ela se tornar melhor.
Tem de tirar todos os privilégios, tem de colocar a imprensa vasculhando a vida de cada um deles pra achar algo errado e eles serem caçados, presos e obrigados a devolver o dinheiro pros cofres publicos, principalmente as passagens já usados nos últimos 5 anos.
O imposto de renda não volta 5 anos, nós podemos cobrar essa desfaçatez dos últimos 5 anos.
Mais alguma economia poderia ser obtida com:
1-A milhagens não podem ser dos congressistas,e sim de quem paga as passagens aéreas.
2-Faltou ao serviço,desconto
3-1 senador por Estado e metade do numero atual de deputados (Projeto de Lei do Clodovil )
– Há muito tempo venho pensando,
Porque não criamos um SITE onde todos poderíam “postar” com responsabilidades e fundamentar para acompanharmos todos os movimento de nossos Parlamentares:
NOMES
ANTECEDENTES
PROJETOS
PRESENÇAS
TRAPAÇAS
POSICIONAMENTOS
Valos amadurecer essa idéia
Abraços
Condição sine qua non – Para o Senado voltar a normalidade;Renúncia do seu “presidente”.Ainda ontem, disse;”O PROBLEMA DA CRISE É DO SENADO…, NÃO É MEU”!. Quem é o presidente da Casa?.Fora a afronta a todos os brasileiros eleitores comuns – O tal discurso.” Vocês teem que respeitar os homens públicos deste país!”.