Um porta-aviões em São Paulo

Estou de joelhos no milho, com o olhar voltado para a parede, mas duvido que o perdão me seja oferecido. Por motivo que não saberei jamais explicar, em lugar de dar autoria para o real autor do texto abaixo, o sempre atento e frequente ouvinte-internauta Armando Italo grafei nome de outro ouvinte-internauta de nossa programação. Somente agora à noite, deste sábado confuso, identifiquei o erro imperdoável. Minhas desculpas a quem sempre foi fiel a este espaço e jornalista. 

Por Armando Italo

Imagem área do Aeroporto de Congonhas em São Paulo

Assim é considerado o Aeroporto de Congonhas pelos moradores da cidade que mais cresce na América do Sul  e num paradoxo, não tem mais para onde crescer.

Antes do início das operações do aeroporto de Congonhas na década de 30, pousos e decolagens, eram feitas no Campo de Marte. Já naquela época, as cheias do rio Tietê, causavam um grande transtorno para os moradores do bairro de Santana, passageiros e tripulantes. Todo aquela área ficava inundada.

Devido aos transtornos causados pelas cheias do Tietê, foi inaugurado em 1936, o atual Aeroporto de Congonhas,  na antiga Vila Congonhas, de propriedade do Visconde de Congonhas do Campo, que foi presidente da província de São Paulo no período imperial. Uma aeronave da VASP, o trimotor Junker, realizou então o primeiro vôo para a cidade do Rio de Janeiro.

Após a inauguração do Aeroporto de Congonhas, ao longo dos anos, a cidade foi crescendo, se expandindo de forma desordenada, trazendo novos moradores ao redor deste importante aeródromo.

Culpar e responsabilizar a quem por Congonhas ser apelidado, atualmente, Porta-aviões de São Paulo? Os ex e atuais gestores  da cidade ? Os moradores sabedores da existência de um aeroporto “barulhento e perigoso” bem nos quintais de suas residências e varandas das janelas  dos seus apartamentos situados nos bairros do Campo Belo, Moema e Vila Olímpia? As construtoras e incorporadoras que construíram as suas “belas e grandiosas torres” com permissão das prefeituras passadas e “dentro da lei”?

E agora José?

Muitos consideram este importante e movimentado aeródromo do país, antes do acidente com o A320 da TAM em 2007 voo 3054 como o aeroporto mais perigoso, de alto risco, etc.
Inclusive por tripulantes!

Vale lembrar que já tivemos grandes aeronaves operando em Congonhas como os obsoletos e analógicos clássicos quadrimotores turbo chargers Constelattions, Douglas DC6, DC7, Viscount da VASP, os saudosos Electras II que faziam a ponte aérea, o quadri motor a jato da Real Aerovias Brasil o Convair 990, os wide Boeings, os heavy, Airbus A300 da VASP, VARIG, CRUZEIRO, os Boeings 727 super 200 da VASP, os 767 300ER da Transbrasil, recentemente vimos os transcontinentais Airbus A330 recém adquiridos pela TAM pousarem na cabeceira 17 de Congonhas pilotados pelo próprio presidente da TAM, falecido Comandante Rolim Amaro.
Vemos hoje operando em Congonhas, seguras, moderníssimas e “grandes aeronaves”. Os Boeings 737 300, 700, 800 NG(New Generation), os Airbus, equipados com avançadíssimos sistemas de gerenciamento de voo, aerodinâmica, esquemas de frenagem das rodas do trem de pouso equipados e auxiliados pelo auto brake (uma vez ajustado, os freios do avião são acionados automaticamente assim que os pneus tocam no solo), sistemas auxiliares de frenagem e redução de velocidade aerodinâmicos, os spoilers, speed brakes.

Como podemos então considerar os supostos motivos que causaram o gravíssimo acidente do TAM 3054 e outras aeronaves que aquaplanaram durante os pousos e derraparam na pista? Fatalidade? Falta de manutenção das pistas emborrachadas, sem os groovings (ranhuras no asfalto para escoamento de água e maior atrito com os pneus) ? Falta de atenção dos tripulantes? Estresse dos tripulantes gerado pela excessiva carga de trabalho? Excesso de peso da aeronave, com reverso da turbina pinado? Problemas com o sistema de gerenciadores de vôo do A320 voo 3054 e das manetes que “enlouqueceram” ? Pelo mau tempo que se apresentava nos momentos finais do fatídico voo? Poderiam ser os comandantes das aeronaves acidentadas “sabedores” dos pontos negativos acima e como opção segura, alternar para o pouso em Guarulhos, Campinas?

Ficam as perguntas.

Até a próxima.

Armando Italo ouvinte-internauta do CBN São Paulo e está sempre pronto a novos voos.


 

18 comentários sobre “Um porta-aviões em São Paulo

  1. O dia que instalarem o ILS CATII e aumentarem as pistas no sentido Moema, ai sim Congonhas ficará bem melhor e mais seguro.
    Inseguro e perogoso não é com certeza

  2. “Estou de joelhos no milho, com o olhar voltado para a parede, mas duvido que o perdão me seja oferecido. Por motivo que não saberei jamais explicar, em lugar de dar autoria para o real autor do texto abaixo, o sempre atento e frequente ouvinte-internauta Armando Italo grafei nome de outro ouvinte-internauta de nossa programação. Somente agora à noite, deste sábado confuso, identifiquei o erro imperdoável. Minhas desculpas a quem sempre foi fiel a este espaço e jornalista. ”
    Tá bão meu caríssimo, compententíssimo, eclético, nobre, magnânimo, etc. etc. etc. Sr. Milton Jung
    Tá Perdoado!

    M.L
    Pois é!
    Quem sabe um dia cai a ficha por lá né?
    Tem mais historias por ai.
    Abraços
    Armando Italo

  3. Armando como sempre, conhecedor de sua cidade natal, relata com propriedade as razões da existência desse “porta-aviões”. É evidente a falta de planejamento, permitindo que a cidade espremesse o aeródromo. No mínimo especulação imobiliária aliada à omissão dos gestores da coisa pública. A solução agora parece ser realmente manter Congonhas para ponte-aérea e aviação executiva, desviando o restante para Guarulhos e Campinas. Vide, aliás, o exemplo da Azul.

  4. Meu nobre e querido amigo da Ilha da Magia Luiz Faraco
    O que não pode mais acontecer é Congonhas se tornar novamente o hub, como foi antes do acidente do TAM3054
    Existem outros alternativos a poucas milhas de distância um do outro.
    SBKP, SBCT, SBGL, SBBR, SBCF
    Ou seja
    Campinas, Curitiba, Galeão RJ, Brasilia, Confins BH e como não SBFL, Floripa?
    Mas poderiam deixar somente voos regionais com aeronaves tipo ERJ145, ERJ170, turboélices do porte do Brasilia E120, como não ainda os versáteis e compactos A319 e os 733 para realizarem os considerados voos “curtos” e a ponte aérea
    quanto a expeculação imobiliária, isso é crônico!
    Só falta vontade política para “por ordem na casa” (Sampa)
    Quem sabe um dia acontece este milagre?
    Abraços
    Armando Italo

  5. Olá Italo, muito bem exposto o “problema” que é Congonhas, porém a maior capital do país atualmente não sobreviveria sem ele. Infelizmente a cidade cresceu ao descaso do planejamento da prefeitura e do governo do estado e então é muito mais facil culpar o aeroporto do que falar a verdade nua e crua a todos. A cidade cresceu aonde não deveria, era mais facil ter preservado a area das cabeçeiras 17 e 35. Eu como piloto te digo, Congonhas não é perigoso desde que seja sempre utlizado da forma correta. Não adianta diminuir pista para criar área de escape, e sim criar as reais areas de escape, e acredite meu amigo, muitos acidentes teria sido evitados e muitas vidas poderiam ter sido poupadas. Mas é isso, manetes à frente Cmte. Temos sim que aproveitar os espaços, para podermos conscientizar todos, e não apenas apontarmos as falhas, porém mostrarmos as possiveis soluções, abraço.

  6. Armando , fantastica matéria .

    Toda cidade tem , ou melhor , deveria ter na area de construções , um “Codigo de Obras ” .
    Onde se estao relacionadas as regras para construção .
    Simples , tai aí a resposta , porque Congonhas ficou assim?
    1 – Não respeitaram o codigo de obras ;
    2 – O código de obras não foi atualizado com a necessidade e crescimento da região;
    3 – Interesses imobiliário, e políticos

    São varios fatores .

    O CERTO É QUE CONGONHAS TEM MENOS CULPA .ELE ESTA SEMPRE SERVINDO A CIDADE .

    Abraços , Kiko

  7. Meus caríssimos Eng Kiko e Antonio Sebe

    Interessante o que acontece em São Paulo e de certa forma no Brasil
    Os projetos iniciam-se pelo fim.
    Primeiro procura-se um “local adequado” para um novo aeroporto, projeta-se então o tal aeroporto, constroi o dito e depois “vamos pensar” como resolver os problemas resultantes.
    CAMINHANDO NA CONTRAMÃO!
    Sendo que outras opções existentes a muito tempo foram esquecidas.
    Vide SBKP Campinas que ficou esquecido a anos só operando carga e alguns voos comerciais somente.
    Parece que somente agora está caindo a ficha das autoridades sobre a importância deste aerodromo que não fecha nunca!
    Mas este é outro tema que oportunamente será abordado de forma mais abrangente.
    Abraços e obrigado pela participação
    Armando Italo

  8. É amigo…. As dúvidas são muitas…as respostas das mais variadas. O interessante é que a situação só vem piorando e nada de concreto é feito. Como já foi dito: Autoridades culpadas? Cidadãos culpados? Aeroporto inerte????? De tudo isso, fico feliz em poder ajudar nessa discussão, fazendo reportagens com autoridades e cidadãos sobre o tema…. É tudo lento, é verdade, mas não podemos desistir…Pode contar comigo.

  9. Meu amigo Italo,

    Excelente explicação sobre Congonhas.

    Mas quanto à desorganização ser por falta de visão dos gerenciadores de nossos aeroportos, ainda continua. Vide Cumbica, que teve mais peso imobiliário que a operacionalidade. Todos sabemos que Cumbica é famosa pelo mau-tempo, tendo até o pelido de “Chuvisca”. Se fosse pela operacionalidade , com certeza Cumbica não estaria lá.

    Tanto o é que Viracopos continua sendo um terminal de carga excepcional. Carga como Fedex, UPS, etc. não pode atrasar.

    Pois é. Quando pensarmos em operacionalidade e segurança em primeiro lugar, teremos dado um grande passo à prevenção de desastres.

    Abraços

    Martin Afonso Farias

  10. Meus caros amigos Catia e Martin
    O pior que além das situações, o caos piorar dia a dia, lá em cima e cá embaixo, só ouvimos das nossas autoridades e presenciamos soluções paliativas.
    Nada de definitivo.
    Em praticamente todos os setores.
    E sempre surgem “brilahantes” novas idéias e soluções, estas que na maioria das vêzez só contriuem para piorar.
    Por incrível que pareça em pleno século 21, Ainda teremos que conviver por alguns anos com o NDB e o ADF sendo que o GPS já esta aí faz tempo.

    Abraços obrigado por participar.
    Armando Italo

  11. grande cmt Italo,

    parabens, muito boa essa materia sobre um dos maiores polos da aviação comercial brasileira.a muito que fazer para melhorar a situação desse aeródromo,basta vontade politicas,e um pouco de investimento, já que pela ganância imobiliária esquesseram da regra basica que aprendemos nos cursos teoricos para pilotos, que todo aeródromo tem que ter uma area desobstruida em ambas cabeceiras que é chamada {toda}.

    abraços

    cmt: cavalli.

  12. infelizmente o acidente não escolhe lugar pra acontecer, simplismente acontece. Mas se tratando do tema, então posso considerar o JFK de New York, o LaGuardia, ou o Newark de New jersey, como ‘porta-aviões’ também.

    Abs.,
    _

  13. Caros Cmte Joel e Junior Produtor.
    Acontece algo estranho referente a aeroportos brasileiros
    Congonhas ao longo dos anos passou por várias reformas, revitalizações, maquiagens e upgrades.
    Mas as pistas…………………………………..
    Uma aeronave Lear Jet35 em pane decolou do Campo de Marte curvou a direita e se espatifou sobre residencias.
    “Avião quando tem que cair cai em qualquer lugar”.
    No caso dos aeroportos de Congonhas e Marte agora Guarulhos estão cercados de residencias, industrias, hoteis.
    e ai como fica autoridades?

  14. Armando senti vontade de viajar (risos).
    Recebeu os aviões esquisitos?
    Bom pessoal desculpem o MSN com o Armando.

    O aeroporto de Congonhas que é fundamental para nossa cidade foi mal cuidado pelo poder público e “encoxado” pela ganância imobiliária e isso é fato.

    Seus arredores foram engolidos pelos mais diversos interesses e agora que o leite já derramou não podemos chorar.
    Só nos resta pensar, pensar, pensar, pensar, pensar e ajudar esses imcompetentes a melhorar o entorno dele.

    Também podemos esperar “Jesus” voltar para vermos trens balas e metrôs nos ligarem aos outros aeroportos mais distantes e desafogar Congonhas.

    Ding, dow uuuuhhhhh aaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!

    Acho que é asim que se escreve ( com a palavra nosso consultor aeronáutico). Risos.

  15. Olá Ilustrissimo amigo do blog Claudio Vieira
    Acho que nem as maiores forças do universo convencerão as nossas utilidades sobre a necessidade dos trens balas ligarem futuramente os aeroportos como existe em países do primeiro mundo.

    Não seria Ding, dong?

    Agora o MSN da CBN
    Me desculpem também aproveitar-me do espaço como fosse o MSN “patrões”
    Não recebi as fotos porque os arquivos chegam corrompidos e um frmato impossível de abri-los.
    Da um print screen, salve no photo editor ou outro programa de edição de imagens em JPEG e manda novamente.
    Estou curiosos em ver “as coisas voadoras” ja que são esquisitos.
    Abraços

  16. Armando Italo, acredito que Congonhas teria que ser preservado e respeitado como aeroporto, mantendo-se as distâncias terrestres e aéreas requeridas para a sua operação padrão.
    Ou então deslocado para outro lugar, no que não acho a melhor maneira de tratar um patrimônio histórico da cidade.
    Frequentei-o de smoking na fase dos bailes de formatura, depois de assiduamente passear ali para simplesmente ver os aviões quando criança.
    Participei do momento em que simplesmente se ia tomar um café. Era um passeio.
    Hoje é bastante prático sair para outras cidades, Cumbica é um pesadelo para ir ou vir.
    Entretanto os moradores que chegaram depois também tem que ser respeitados.

    É muita coisa para um imóvel só. Não é?
    Congonhas é SP, a maior cidade turistica do Brasil, queiram ou não.

    Carlos Magno Gibrail

  17. Carlos
    Bons tempos dos bailes de formatura e dos ailes de carnaval do Arakan Club, e no final do baile tinha o corredor da morte.
    As pessoas ficavam aguardando no saguão o final do baile para fazer gozação com os foliões que saiam dos bailes.
    Ahhh o cafezinho a noite!
    Bons tempos que somente a turma dos http://www.velhinhos.com curtiram.
    Mas “falando” da possibilidade de um outro aeroporto em São Paulo vejamos o seguinte:
    Dentro da terminal São Paulo TMA_SP temos os aeroportos
    Congonhas, Guarulhos, Sorobaba, Jundiai, Atibaia sofrível mas existe, Bragança Paulista, Marte, Base aérea de Santos no Guarujá, os considerados com menos expressão e tráfego os aeroportos de Itanhaem, Praia Grande, e o gande seguro localizado em um dos locais mais privilegiados em termos de metereologia situado em Campinas Viracopos, Amarais.
    Estavam “pensando na possibilidade de se projetar e construir um novo aeroporto de SP na Cidade de Cotia.
    Mas ai temos a já entupida e conjestionada Rodovia Raposo Tavares.
    Congonhas faz parte da historia e é patrimonio de São Paulo.
    Cidade turistica.
    Abraços
    Armando Italo

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