Veja o que um pássaro é capaz de fazer

Estas são imagens da coleção do ouvinte-internauta Armando Italo, autor do artigo “Ingestão de aves, o perigo nos aeroportos”, publicado sábado aqui no blog. Há uma série de cenas nas quais é visível o estrago que o choque entre aviões e pássaros é capaz de gerar. Veja e tenha um bom voo.

6 comentários sobre “Veja o que um pássaro é capaz de fazer

  1. Grande, Comandante Ítalo!

    Essas fotos são terríveis e assustam bastante.
    Não tinha essa noção de quanto é perigoso o choque de uma ave com uma aeronave, o estrago é muito grande.

    Tem relatos de quedas de aeronaves por colisão com pássaros em pleno vôo?

    Aquela cena do artigo, “Ingestão de aves, o perigo nos aeroportos”, saindo fogo da turbina dá a sensação que aquela aeronave iria cair.

    Momento da piada:
    Precisam avisar essas aves míopes que esses aviões não são suas mamães. (risos)

    Abraços Cláudio Vieira.

  2. A preocupação com choques entre pássaros e aeronaves é muito antiga. Algumas tragédias já ocorreram devido a esse tipo de acidente. Poucos dias atrás reportamos o pouso de emergência do avião no Rio Hudson, em Nova York, que pareceu coisa de novela. Isso só aconteceu devido a um choque com uma ave.

    Desde 1988, mais de 200 pessoas morreram em acidentes relacionados a aves. Cerca de 5000 ocorrências foram registradas pela Força Aérea Americana em 2007.

    * As aeronaves do futuro próximo da aviação

    Quando esse choque ocorre, o mais comum é que a ave seja sugada pelas pás do motor. Isso pode quebrar algumas estruturas fundamentais do motor e fazê-lo parar de funcionar.

    As principais informações a serem levadas em conta nesses casos são a diferença de velocidade entre o avião e o pássaro e o peso do pássaro. Para os cientistas, a diferença de velocidade é mais importante.

    Segundo o Comitê de Acidentes com Aves dos EUA, esse incidentes geram prejuízo de US$600 milhões por ano. Desde 1975, já foram registrados cinco grandes acidentes envolvendo aves. No maior deles, morreram 36 pessoas e uma ave.

  3. Meu caro Comandante,
    E’ de arrepiar . E’ de arrepiar!
    A ironia e’ que realmente as coisas estão sempre tão ligadas umas nas outras que ate’ urubu pode virar uma bomba, se o lixo da cozinha for descartado sem critério.
    Valei-nos santa Educação!!!!!!!

  4. Bom dia Sergio Mendes
    Assustador ne?
    Sem esquecer dos enormes baloes que ficam pairando na proa das aeronaves.
    Mas é o que acontece nos grandes centros ou melhor, nas cidades onde não existe planejamento.
    Se for dar umas voltas pelas represas Guarapiranga, Billings, diadema, nos pés da Serra da Cantareira, Jaraguá, Perus, Morro Grande, Brasilandia, comprovará o descaso e a falta de estrutura e de planejamento urbanístico, de saneamento básico, em fim tantas e tantas aberrações existentes em São Paulo ao longo dos tempos.
    E o resultado de tudo isso?
    Sujeira, lixo, descaso e urubus “derrubando” aeronaves.
    Ainda bem que ainda não aconteceu aqui em São Paulo o que aconteceu com o Airbus que teve as duas turbinas danificadas por um banco de Gansos e “pousou, amerrizou” no Rio Hudson em NY.
    Ja pensou se acontece o mesmo aqui em São Paulo
    Pousar onde?
    No Ibirapuera?
    Nos Rio Pinieros, Tietê, Nas represas acima citadas, nas marginais?
    Deus nos livre desta desgraça.
    E não adianta culpar Congonhas nem Guarulhos.
    Eles já estava lá muitos antes da formação dos bairros que o cercam.
    Abraços
    Armando Italo
    Abraços
    Armando Italo

  5. Complicado não é Italo ? Outro dia pegou numa asa de um cherokee, um avião de um escola de aviação. Para o bem de todos, apesar do estrago o instrutor que era muito “safo” e velho de profissão, talvez com mais de 35000 horas de voo pouso o avião na Fazenda Irohy(SDIH). Acabou trazendo o avião voando, porem o risco de ter pego uma longarina da asa poderia ter derrubado o avião. Sem asa não dá né ?

    As alternativas de pouso que vc citou são validas sim, e no Campo de Marte, o rio se o avião chegar, seria uma opção a pensar pois numa marginal entupida de carros com certeza haveriam mais vitimas. É comum nos voos visuais desviarmos a todo momento de urubus principalmente. Espero que através da imprensa consigamos noticiar mais e assim ajudar a evitar acidentes, abraço e obrigado pela oportunidade.

  6. Ola Cmte Sebe
    Confome um outro comandante também afirmou, comum urubus orbitando sobre o Parque do Ibirapuera.
    Quem decola pela 35 com curva a direita, tipo saida perfil GALE corre grande risco de colidir com os pássaros
    Aind considero riscos de colisão ainda os tráfegos que decolam de Guarulhos no perfil Congonhas uno e dois também sobrevoando o mesmo setor.
    Esse tema deve ser debatido com mais frequencia.
    Obrigado mais uma vez pela sua participação
    Abraços
    Armando Italo

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