Avalanche Tricolor: Ser forte, aguerrido e bravo

O Grêmio está na semi-final da Libertadores 2009

Grêmio 0 x 0 Caracas

Libertadores – Olímpico Monumental

 

 

“Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra”. A frase estampada em uma faixa sobre o pequeno muro que separa a torcida do foço que circunda o Olímpico Monumental me chamara a atenção desde o primeiro tempo da partida nas poucas vezes em que o Grêmio se deixou atacar pelo adversário.

A escrita atrás do gol de Marcelo Grohe destacou-se entre as dezenas de outras que adornam a bela torcida gremista. É um trecho da poesia escrita por Francisco Pinto da Fontoura cantada por todo o Rio Grande do Sul como seu hino oficial.

Nesta noite de quarta-feira fria, no Rio Grande e em São Paulo, de onde escrevo, nem todos os gaúchos tiveram motivos para cantarolar:

“Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda a terra”

Foi privilégio destes tricolores – entre os quais me incluo – que nunca entenderam o prazer da vitória sem o sofrimento da batalha. Que precisaram ver sua cidadela por pouco invadida pelos venezuelanos que chegavam na última hora do jogo certos da consagração; que se uniram ao corpo de um valente Rever estendido na área, disposto a qualquer sacrifício para proteger a honra de seu povo, no minuto final; que assistiram a seus guerreiros – Herrera e Tcheco – discutirem porque ambos defendiam as mesmas cores e paixão; para somente então vibrarem com mais uma façanha na Libertadores da América.

O Grêmio, e também o Nacional (me desculpem amigos palmeirenses por lembrar deste uruguaio), são os únicos dos clubes que sobreviveram, até aqui, na competição sul-americana sem sentir o sabor da derrota.
Aos demais gaúchos, restou o verso final da canção rio-grandense:

“Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo”

12 comentários sobre “Avalanche Tricolor: Ser forte, aguerrido e bravo

  1. Milton, assistia os dois jogos e esperava que a Globo passasse aos minutos finais de Porto Alegre, pois era quarta de final da Libertadores.
    Nada, tive que mudar para o 38 .
    E era importante o resultaddo pois a classificação do Gremio garantiria um brasileiro na final..
    O teu time está de parabéns. Certamente amanhã vai torcer pelo Cruzeiro.Ou não?

  2. Hello wonderfull blue eyes!!
    Oi Milton.
    Tudo bem. Não sou muito de gostar do Grêmio. Por isso, espero que meu tricolor se encontre com o seu em breve!!
    P.S. Lá no Beira-Rio, vai dar Inter ..viu Cátia Toffoletto…!!

  3. Janete, Cátia Fofolete (essa foi feia). O Grêmio ganhou asiim,vamos dizer, do Barcelona da Venezuela, guardada as devidas proporções. Resultado irreparável, pois o adversário era muito forte,sic. Dona Janete, quanto ao Inter, particularmente acho que é franco favorito, aliás esse Tyson tem o demônio no corpo. Sai prá lá capeta. Mas não tem nada não, perder perdeu, pois só de assistir ao primeiro jogo já valeu. Até mais. Ia me esquecendo: O caminho para os Emirados Árabes pode terminar em Washington…compreende?

Deixe um comentário