“Assim como está, não está está bom”, disse o vereador de São Paulo Eliseu Gabriel (PSB) sobre a publicação do salário bruto dos funcionários públicos na internet, pela prefeitura. Ele entende que o prefeito Gilberto Kassab (DEM) terá de rever esta medida e acredita que a Câmara Municipal tenha o papel de promover esta discussão do ponto de vista político.
Em atendimento ao Decreto 50.070, de 2 de outubro de 2008, que regulamenta a Lei nº 14.720, de
25 de abril de 2008, que dispõe sobre a publicação de informações sobre funcionários, empregados
e servidores vinculados ao Poder Público Municipal, no endereço eletrônico do órgão ou ente em
que se encontram em exercício, os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta
devem manter, em seus respectivos sítios, listagem única de servidores, observando as seguintes
regras:
Ordem crescente do nome do servidor, contendo nome completo, cargo base do servidor, cargo em
comissão do servidor, referência do cargo em comissão e unidade em que exerce o cargo.
Uma pergunta agora:
Vereador Eliseu Gabriel o senhor estava na Câmara no ano passado quando essa LEI passou?
Meu caro vereador.
Se Vossa excelencia é funcionário público, deve ter seus vencimentos publicados para que todos nos que somos seus “patrões” possamos saber.
Nada mais justo.
Sugestão: mude de profissão seja funcionário “privado”.
O famosa pacote “trem da alegria” com dissem no meio político, aprovação de uma série de projetos em uma única sessão plenária.
Será que todos os vereadores que aprovarm o projeto de lei leram o que estavam aprovando, prestando atenção na matéria.
Essa discussão deveria ter sido feita lá atrás.
Apoia a iniciativa da criação o portal transparência dos gastos públicos municipais, todavia, entendo que deve ser revisto os valores publicados, a Prefeitura deve divulgar o salário base ou o valor líquido do salário.
Conhecço servidores da PMSP que não recebem, nem de longe, os valores publicados no site ontem.
É preciso prestar esclarecimentos aos munícipes e a opinião pública.
Cláudio,
O argumento do vereador E.Gabriel é semelhante a dos servidores, pois entende que a lei não prevê a divulgação dos salários como é possível ver no texto que você publicou.
Milton você tem razão, o Eliseu Gabriel tem razão, os servidores também tem razão, enfim…………peço desculpas publicamente, por não observar atentamente o texto.
Na minha opinião, a LEI está incompleta, precisa ser ajustada, colocando também expresso a obrigatoriedade dos salários de todos os servidores. O POVO quer assim.
Também tenho a opinião que não precisava associar os nomes diretamente aos salários via internet, más como disseram o verador Police Neto, o Fabiano Angélico e a Sônia Barbosa, o prefeito foi muito bem.
Como eleitor e cidadão penso a mesma coisa.
Esses dados da maneira que estão, até poderiam ser revistos e adequados, más nunca suprimidos.
Como o Prefeito colocou inclusive o dele, nesse caso faltam apenas milhares de dados, que o POVO está muito interessado em fiscalizar, apartir de agora.
Parabéns ao Voto Consciente e a Transparência Brasil, pelo empenho de todos esses anos em busca dessa conquista.
O POVO da cidade de São Paulo está cada dia mais interessado em cuidar melhor desse caixa.
Milton, sou totalmente favorável à transparência nas contas públicas, à prestação de contas dos gestores públicos em todos os níveis. Gostaria de considerar, entretanto, que os servidores de carreira são cidadãos com nós todos e, por isso mesmo sujeitos às mesmas obrigações a que estamos todos expostos. Ocorre que a divulgação de nome completo, cargo e o local onde o servidor é lotado poderá expô-lo à situações complicadas, inclusive à sua vida particular. Acho que isso deveria ser revisto para que não se exponha o servidor mas, sim, quanto a prefeitura está gastando com determinada área, por exemplo na educação: O valor gasto em uma determinada escola com folha de pagamentos é X.
E a bandidagem, não terá acesso ao montante disponível para um possível assalto a casa do servidor? Entendo que estas pessoas, os servidores, se sintam vulneráveis. Eu me sentiria.
Claudio,
Esta parecendo que vc prestou concurso publico e nao passou.
Porque os servidores precisam ter os nomes e o local de trabalho publicados na internet? Nao bastaria a colocacao do cargo em especifico, por ex, professor I, escola tal???
O que se discute é a exposicao desnecessaria e de forma pessoal. Salario e nome de servidor é a transparência que voce espera da administracao publica?
Olá Maria! Boa noite.
Não, eu não prestei e não posso ser servidor público.Risos
Não consigo dar conta de tanto trabalho e de dos meus funcionários na minha empresa.
Sou profissional liberal que presta serviços para o Brasil inteiro, não daria conta de tanta coisa junta.
Há! eu só consigo ser autônomo já a alguns anos.
Quanto a colocação dos salários na internet, não sou eu entende, é o POVO que quer saber, eu apenas sou o caminho.
Quando o POVO decide que quer tudo transparente e de fácil acesso para fiscalizar, não precisa nenhum servidor ficar melindrado é só acatar aquilo que o patrão quer.
Também já disse que não precisa citar o nome de ninguém associado ao salário, ao cargo, ao CPF, MSN, ao Orkut, posto onde abastece o carro, que shopping frequenta, enfim…más quem sou eu para decidir isso.
Faça uma lista agora e comece a divulgar pela internet perguntando quem quer saber de tudo, que entra e que sai em todos os cofres públicos desse país que você não terá como ir contra o POVO. Ele é seu patrão, lembra?
Não é apenas minha opinião, é a do POVO.
Bom dia Claudio e demais amigos,
Os servidores publicos tem seus cargos criados e recebem seus salarios nos termos da lei, e com tetos previstos na consituição.Certamente nao e esse o maior problema de transparencia da administraçao.
Alem da divulgacao dos salarios, houve divulgacao de valor de contratos etc. Entretanto, a discussao centrou-se na individualizacao dos salarios, desviando-se do maior problema da Admnistracao que e a contratacao de terceiros.
Alguem viu como sao feitas as contratacoes de empresas de comunicacao? Qual o valor dos demais servicos prestados.
Foi uma jogada de mestre a divulgacao da forma feita!!!!!! Melhor se preocupar com o professor que gahou diferencas salariais do que o empreitero, o empresario etc….
É exatemente isso que querem, sempre foi e sempre será.
Gera-se uma Polêmica e assim outros assuntos “la de cima”, como as contratações, apadrinhamentos, conchavos, etc, são desviados das atenções do povo.
O Marketing politico é impressionante!!!
Com a grana que recolhem ………………..
O que podemos fazer é esse tipo de manifestação a exemplo do que esta sendo feito neste blog.
Bom findi!
Armando Italo
Maria, concordo com você nisso também.
Eu quero e repito como cidadão e eleitor dessa cidade, quero saber de tudo apartir de agora.
Você tocou naquilo que eu também acho, se os servidores se sentiram mal com esses dados dessa maneira na internet, eu proponho que vocês que são cidadãos e eleitores também, ajudem a pressionar agora, para eles mostrarem o lado deles sem omitir nada, que sei muito bem que vai aparecer cada coisa.
Vamos começar apartir desse passo que já foi dado, à cobrar o tempo todo, que todos nós queremos ter acesso a tudo que a administração municipal faz na nossa cidade.
Vocês que são servidores tem muito mais acesso a isso que o cidadão comum.
Achou alguma coisa estranha denuncie!
Chamo a todos para parar de ficar só reclamando :
– Aquele ali tem costas quentes,
– Com certeza fulano recebeu por fora,
– Tá na cara que empreiteira tal pagou propina;
– O interesse imobiliário conseguiu isso pois contribuir com a campanha dos parlamentares tal, enfim… ….. vamos todos juntos colocar tudo em pratos limpos.
Aquilo que for legal é óbvio que o POVO não vai reclamar.
Já aquilo que não for legal ou for imoral pode apostar que o bicho vai pegar.
Ninguém mais aguenta trabalhar tanto, inclusive servidores públicos também, honestos e honrados, que existem em grande quantidade nessa cidade, para pagar um montante de impostos que não conseguimos saber o caminho dos gastos.
Isso em uma empresa seria falência na certa, na área pública sempre descobrem um santo para tapar o outro e o POVO é quem paga a conta.