Aposentadoria ou morte!

Por Carlos Magno Gibrail

inss_previdencia_20081106131312.jpg

Do 26,5 milhões de brasileiros aposentados 8,5 milhões ganham acima de um salário mínimo. Não possuem mais força competitiva no mercado de trabalho, que os rejeita. Não recebem reajustes compatíveis na pensão devida pelo Estado, que os discrimina. E são taxados no valor que recebem de aposentadoria pelo Sistema Tributário, que os assalta.

Ainda assim são acusados de ameaçar o INSS, como se fossem os responsáveis pela incapacidade atuarial de Governos passados e pela frieza contábil do Governo presente.

Desde 1998 o benefício dos aposentados vem perdendo espaço na equiparação com o salário mínimo nacional que em relação a esse está defasado em mais de 75%.

Luiz Nassif analisa: “Há dois pontos opostos em relação à Previdência Social. O primeiro, o da manipulação dos números, jogando em cima do Regime Geral da Previdência despesas que não lhe dizem respeito, como forma de reduzir os benefícios. O segundo, os dados, sem manipulação, que indicam problemas pela frente.

Previdência Social é obra de longo prazo, que exige ajustes periódicos para se manter financiável. Esses ajustes decorrem principalmente de mudanças demográficas, do envelhecimento da população, do aumento da longevidade, da redução do tamanho das famílias”.

E conclui: “Pela matriz demográfica de 2004, em 2050 o país deveria ter 259 milhões de habitantes. Com os novos dados, terá apenas 215 milhões, uma redução de 44 milhões de pessoas, alterando o planejamento de todos os organismos estatais, do IPEA, FGV, Previdência etc. Em 2004 se previa para 2050 146 milhões de pessoas na faixa de 16 a 59 anos – idade produtiva. Agora, a previsão caiu para 120 milhões. Essas são as razões que levarão, em breve, a uma nova rodada de discussão sobre os rumos da Previdência”.

Diante de perdas crescentes os aposentados começam a pressionar através das várias entidades que os representam.
Antonio Graffi da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas obteve de Michel Temer o compromisso de colocar o tema em pauta na Câmara.

João Batista Inocentini do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical anuncia que os aposentados pretendem reunir um milhão de ações na Justiça contra o fator previdenciário e pela criação de uma política nacional de recuperação do poder de compra do benefício. Diz ainda que as primeiras dez mil ações devem ser ajuizadas agora em São Paulo.

A Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais demonstra que o pensionista que se aposentou em 1998 com dez salários mínimos, deveria receber R$ 4.650 hoje, mas com as correções diferentes, o benefício atual é de R$ 2.635,06, uma perda de 76,47%.

Inocentini da Força afirma ainda que a ideia não é vincular a correção do benefício ao mínimo, e sim criar um indicador próprio para reajustar as aposentadorias.

Esse índice deve ser baseado nos custos de vida do aposentado.

De acordo com Inocentini, foi elaborada uma lista com cem itens que vão desde os gastos com a casa (luz, água, telefone, gás) até itens de saúde (plano de saúde, medicamento de uso contínuo, óculos, dentista).

“Não tem como o aposentado fugir desses gastos. E todos eles sobem mais que o INPC”,diz.

O INPC é normalmente usado para basear os reajustes dos benefícios.

A campanha do Sindicato já foi lançada em outras cidades, principalmente as do Sul e Sudeste, regiões que concentram 85% dos aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário minimo. A ideia é que os aposentados procurem os sindicatos da categoria em cada cidade para ajuizar ações individuais, mas que serão encaminhadas coletivamente à Justiça. “Um milhão de processos até dezembro é uma forma de pressionar o governo a negociar”,afirma.

Pode ser que haja mudanças. O presidente do Senado, José Sarney marcou para o dia 8 de julho a votação, em sessão do
Congresso, do veto do presidente Lula à proposta aprovada pelos parlamentares que reajustou todas as aposentadorias em 2006 com o mesmo índice de correção do salário mínimo, 16,67%.O Governo deu apenas 5% para os benefícios acima de um salário mínimo.

“Quero pedir também ao presidente Sarney e aos líderes que o voto não seja secreto durante a sessão do Congresso que decidirá sobre esse veto. Sei que a Constituição exige votação secreta no caso de vetos, mas gostaria que, como em outras oportunidades, cada deputado ou senador pudesse anunciar nos microfones o seu voto”, disse Paulo Paim autor do Projeto.

Ontem, entretanto além da pressão sobre Sarney e talvez por essa causa a votação dos nomes dos novos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público terminou em confusão. Os dois candidatos foram rejeitados. O vice-presidente da Casa, Marconi Perillo , que comandava a sessão, fechou a votação mesmo com parlamentares presentes. Os senadores que não votaram alegaram desatenção e começaram o bate-boca no plenário. “Quantos integrantes do MP serão maculados por conta da crise do Senado?”, questionou Demóstenes Torres.

Enquanto isso, José Sarney, reuniu de noite em sua casa alguns aliados para avaliar o impacto dos pedidos para que ele se afaste da Presidência da Casa. Ele aguarda reunião da bancada do PT para decidir se permanece no cargo.

Resta saber se pela pauta do dia 8 os aposentados devem ou não torcer pela “aposentadoria” do velho Sarney.

Aposentadoria ou morte!

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e às quartas escreve no Blog do Milton Jung

71 comentários sobre “Aposentadoria ou morte!

  1. Carlos Magno, acrescento ainda que após recolher a contribuição ao INSS, por mais de 20 anos, sobre 20 salários mínimos, o Congresso Nacional, na época do governo Collor, resolveu reduzir esse teto para 10 SM. Ao me aposentar, toda a contribuição paga sobre a base de 20 SM foi totalmente ignorada. Entrei com um processo na justiça em 2006, que foi indeferido em primeira instância, e estou aguardando o resultado do recurso. E aí me pergunto: cadê a reação da mídia? por que a população interessada nesse episódio não se manisfestou?

  2. Ola Carlos
    Como disse anteriormente
    Para empresas e corporações, somos somente numero.
    Se for demitido, vire-se para conseguir aposentar-se e tente sobreviver com o que receberá do INSS
    Por exemplo:
    O salário recebido por um “velhinho.com” quando na ativa, empregado, imaginamos que era por volta de 10000,00 ou então se atuou como profissional liberal pagava aposentadoria equivalente a dez salarios minimos na esperança de receber, equivalente = 4.650,00 do INSS.
    OK!
    mas a realidade é outra e dá fico revoltado só de pensar no assunto.
    Mas vamos lá então:
    Indexaram a aposentadoria!!!!!
    Resultado:
    DEPOIS DE APOSENTADO O “FELIZ” CONTRIBUINTE DO INSS DEPOPOIS DE CONTRIBUIR MAIS DE 35 ANOS COMO EMPREGADO OU LIBERAL, PASMEM! IRÁ RECEBER POR VOLTA DE 1600,00 OU NO MÁXIMO 2 MIL E ALGUMA COISA!
    lamentável como consideram o aposentado no Brasil.
    Se me permite meu caro Carlos Gibrasil, Cabe aqui fazer constar um artigo que escrevi por volta de 2002.
    http://www.qideia.com.br/artigo.asp?id=196
    De lá para cá, impressionante a situação do aposentado, de quem passou dos 40, 50 anos de idade, ao que tudo indica, piorou “ene” veses!
    NÃO ESTOU SENDO PESSIMISTA E SIM REALISTA POR FAVOR!
    Ou não?
    Abraços e bom final de semana
    Armando Italo.

  3. Julio Tannus,
    Este aspecto do Governo Collor realmente hoje é totalmente esquecido pela midia e população em geral.
    O teto de 20 salários mais a atualização constante daria uma aposentadoria mais dentro da realidade. E da humanidade que se espera de um beneficio ao aposentado.
    Muito boa a sua contribuição para atualizar a memória do sistema previdenciário. Também para trazer mais um problema do Governo Collor.

  4. Carlos e Armando, Por causa de tudo isso que, meu pai com 72 anos sente-se orgulhoso por ainda poder fazer pequenos trabalhos de pedreiro e encanador. E ainda por cima, contribui com a ecomonia tendo dois ajudandes.

    Ótimo fim de semana pra vcs

  5. Meu caro Carlos. É certo que existe um monstro de muitas cabeças controlando boa parte dos recursos na câmara e no senado. Este monstro tem também muitas mãos cujos dedos são longos o suficiente para tocar e contaminar outras casa legislativas pelo pais adentro. É certo por que pra o resto de nós do lado de cá, onde vivem aposentados e trabalhadores da ativa, não vemos o efeito dos muitos milhões anunciados nas planilhas de gastos do orçamento dos governos. O dinheiro existe. O monstro também. O problema é que e semelhança de um câncer, não é fácil encontrar todas as cabeças e extirpá-las. A semelhança de um câncer, uma única delas é capaz de dar vida a este monstro inteiro. Numa análise rápida, poderíamos dizer, que todo político é corrupto, que todas as cabeças podem ser cortadas. Fatalmente mataríamos a democracia junto. O único remédio é acordar nosso povo dessa letargia medonha e procurar as cabeças para cobrar delas, que pensem como prometeram pensar. Que caminhem onde caminhamos. Sem mais delongas, sem muito lero lero. É parar de reclamar pro vento, e se preparar pra dedicar boa parte do tempo de todos os dias, a conhecer o nome e a historia de “c-a-d-a” uma das cabeças do Congresso, das câmaras de vereadores e das prefeituras.
    Não há poesia na velhice sem respeito, e é para a velhice que caminhamos se tivermos força para sobreviver ao monstro da corrupção. Faz 2 meses estou tentando conhecer uma das cabeças aqui da Câmara de vereadores de São Paulo. Ela não acha que eu seja muito importante. Não me responde. Alguém me ajudaria a chamar a atenção dela?

  6. Os aposentados pedem ajuda do blogue para divulgar o que segue:

    AJUDEM OS APOSENTADOS DIVULGANDO/ENVIANDO EMAIL AOS POLITICOS
    Senhores Deputados e Parlamentares, os Aposentados ainda estão vivos: sensibilizem.

    No dia 7 de julho, o Congresso deverá apreciar o “veto do presidente Lula” ao projeto que obriga o governo a pagar aos aposentados e pensionistas a diferença entre os reajustes dados em 2006 ao salário mínimo, de 16,67%, e às pensões e aposentadorias do INSS, de 5,01%.
    Líderes dos aposentados temem a força do Poder Executivo nessa decisão, porque o voto é secreto!!!
    (PEC 50/06 do Senador Paulo Paim que acaba com o voto secreto em todas as hipóteses)
    O governo, por seu lado, também está assustado ante a possibilidade de derrubada do veto se até lá não for possível um consenso em relação ao projeto que acaba com o fator previdenciário e ao que assegura reajuste igual para salário.
    .
    Senhores deputados e parlamentares: sensibilizem-se!!! Não sejam indiferentes para com os aposentados.

    Veto – Será apreciado o veto à emenda que apresentei a Medida Provisória que reajustou o salário mínimo em 16,67% no ano de 2006. Essa emenda determina que o mesmo índice do salário mínimo seja aplicado a quem recebe benefícios superiores ao salário mínimo. Ficou acordado na mobilização do último dia 25 que no dia 08 de julho será apreciado o veto.
    PL 4434/08 – Recupera os benefícios com base no número de salários mínimos que os aposentados recebiam no momento da concessão de suas aposentadorias. A matéria já foi aprovada por unanimidade na Comissão de Seguridade Social e Família e hoje está na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Após deverá ser encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ).
    Emenda ao PL 1/ 07 – Estende aos aposentados e pensionistas a mesma política de reajuste concedida ao salário mínimo, ou seja, a inflação mais o PIB. O projeto está pronto para a pauta de plenário. Devemos reforçar a mobilização.
    PL 3.299/08 – Extingue o fator previdenciário aos que irão aposentar. Consiste em uma fórmula matemática que leva em consideração a idade, a alíquota e o tempo de contribuição no momento da aposentadoria, e a expectativa de sobrevida (conforme tabela do IBGE). Atualmente, com a incidência do fator, no ato da aposentadoria os benefícios são reduzidos em até 40%. A extinção garantirá a integralidade.
    O projeto está na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aguardando relatório. Após, está previsto o encaminhamento à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta também está sujeita à apreciação do plenário com prioridade de tramitação.

  7. Carlos com -56
    Um dia “cai a ficha”
    Tomara porque senão sofrerá caso a realidade seja outra.
    A vida nos ensina.
    Pena que os governantes não aprendem e com tal atitude não colabora com absolutamente nada.
    FAzem de tudo para aparecer, ganhar votos.
    Chegamos onde chegamos
    Veja o exemplo:
    Os descalabros no congresso, as mascaras estão caindo.
    Muita ganância, o “TER” prevalecendo.
    Até quando?
    E assim acontece na maioria das corporações
    Um quer aparecer mais que o outro, quer ser mais competente, quer ser mais isso, aquilo, vale até puxar o tapete, trair, usar o proximo sem seu proprio beneficio.
    Por incrível que nos possa párecer
    Acontece até em trabalhos voluntários, comunidades, foruns, na virtualidade, em familias, rodas de amigos.
    O que é o egoísmo heim!
    Grande abraço
    Armando Italo

  8. Bom dia professor Carlos, uma carta de apresentação que enviei a Senhora Vereadora que eu adotei para acompanhar, já foi postada aqui mesmo no blog. Esta e outra quatro delas retornaram como não entregues. Já tentei contato com o diretório nacional e o presidente do partido dela também. A resposta foi o mesmo silêncio. Mas ainda acredito que este trabalho de acompanhá-los de perto seja o mais efetivo para forçá-los a nos representar.
    Deixo o link do post do Milton, e um grande abraço a todos.
    Bom fim-de-semana.

    http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/miltonjung/2009/05/29/escrevo-lhe-estas-singelas-linhas/#comments

  9. Hoje na parte da manhã tive que ir ao centro de São Paulo.
    Na volta, por volta das doze horas passei pela rua Sete de Abril.
    Vejam a cena clicando no link abaixo ou copiando e colando no seu navegador.
    http://img232.imageshack.us/i/040709120123.jpg/
    Essa é a realidade brasileira e piorando a cada dia, a cada hora.
    Apesar de não ser reporter, apenas um colaborador voluntário, fiz questão de “entrevistar” um desses moradores de rua.
    Nome – Manoel
    Idade – 62 anos com aparencia de 80
    Local de nascimento – Estado do Maranhão da familia Sarney
    Profissão – Garçom, trabalhou em grande redes hoteleiras e restaurantes pelo pais a fora e no exterior.
    Chile, Argentina, Mexico.
    Como foi parar na rua
    PERDEU O EMPREGO E POR CAUSA DA IDADE, “FALTA DE ESCOLARIDADE” NÃO CONSEGUE MAIS COLOCAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E PIOR;
    NAÕ ESTÁ APOSENTADO E NEM SABE SE PODERÁ APOSENTAR-SE
    Roubaram os seus documentos.
    Triste mas é a realidade da megalopolis São Paulo, abandonada, centro degradado, imundo, sujo, fedendo a urina por onde quer que se transite, edificações pixadas, entre outras imagens tristes que presenciamos diariamente e piorando dfia a dia
    Em quanto isso nos jardins……………………………………..
    Dá vergonha de ser Brasileiro e Paulistano
    Em quanto isso em Brasilia, politicos, bancos, grandes corporações, & Cia Ltda fazem o quê para esta gente?
    Nada!
    Senão não estariam nestas condições precárias.
    Desabafo mesmo
    Me desculpem.
    Bom final de semana

  10. Os aposentados do INSS precisam deixar de serem tratados como se fossem menos gente ou menos brasileiros que as outras categorias de aposentados. As despeas para sobreviverem são iguais.Dignidade já para êsses nossos velhos herois brasileiros. O Presidente dará reajuste ao programa Bolsa Familia, um incentivo à vagabundice!

  11. Armando Italo,com. 64
    Infelizmente este tipo de situação não é particularidade brasileira.
    Isto não nos desobriga de cuidar destes cidadãos.
    Precisamos talvez inventar um outro tipo de estrutura de poder.
    De qualquer forma parabéns por sua reportagem.

  12. Se o governo pagar corretamente aos aposentados, para a saude publica, ensino, segurança, transporte, etc, vai faltar para o bolsa familia ou esmola, para o congresso, para eles (politicos em geral)mesmo, viagens, manões, castelos, iates, aviões, cidadania em outros paises, campanhas politicas, festas, reuniões, roupas, comida, bebidas, talheres de prata, porcelana importada, taças de cristal, para os parentes que “empregaram” como “acessores politicos”, aumentos constantes de salarios, bonificações, premios, etc et etc.

  13. Srs, Já que nos como povo, não tomamos uma atitude de cidadão, que paga seus tributos, que trabalha até os 65 anos para poder ter uma aposentadoria e ainda assim, depois de alguns anos de aposentado, ter que voltar a trabalhar porque senão não consegue sobreviver, façamos então a seguinte proposta ao governo. Que desconte 3% de nossa aposentadoria, mas que permaneçamos com o salário atualizado, integral e com todos os direitos do ativo. Assim, todo mundo fica satisfeito e eles, continuam levando vantagem e nós pelo menos não iremos ficar pedindo esmola por aí.

    Que acham ?? isto ou irmos as ruas defender nossos direitos como cidadãos ????

  14. … continuando ….

    Morrer todos nós vamos mesmo, ninguém vai ficar para semente.

    Agora fica choramingando pelos cantos ou esperar que nossos politicos façam algo por nós … KKKKKKKKKKaa

  15. Edson José dos Santos Silva,
    Primeiro acho que você já está agindo, enviando seu comentário num meio em que nada se apaga . Muito pelo contrário, se multiplica.
    Segundo , vamos acompanhar esta questão mesmo porque é algo como algo represado e que está prestes a explodir, pois o contingente de aposentados tende a crescer .
    Terceiro, uma das soluçõe é entrar com processo, coisa que está sendo sistematizada por algumas entidades
    Quarto, vamos prestar atenção ao votar nas próximas eleições.

    Muito boa a sua participação.

    Abraço

Deixe um comentário