“Vou com o meu carro”, diz usuária de ônibus fretado

Reproduzo neste post comentário deixado por Talita Urdiales sobre a restrição da prefeitura de São Paulo ao uso de fretados na capital paulista:

“Sou usuária do transporte fretado há 6 anos, moro na Zona Leste e trabalho na Zona Oeste (Rebouças). Concordo que existem exageros em relação a longas paradas em locais inadequados e também um certo abuso no trânsito, porém, acho que os benefícios que os ônibus trazem para a população são maiores que os malefícios.

Por diversas vezes já utilizei o transporte público de SP e mesmo sendo considerado o melhor do Brasil como foi citado em entrevistas com o Secretário Alexandre de Moraes, ainda está muito longe do ideal.

A alternativa apresentada pelo prefeito e pelo secretário municipal para a região leste foi: ir de fretado até o Metrô Belém e de lá ir de metrô até o meu destino. Essa proposta é simplesmente absurda, atualmente gasto de R$225,00 com o fretado, e garanto que o custo em trabalhar todos os dias de carro será menor do que o que gastaria indo até os “bolsões” que a prefeitura pretende criar e de lá ir de metrô até o escritório.

Frases como as que o prefeito e o secretário municipal de transportes divulgaram apenas nos mostram a total falta de conhecimento dos problemas no transporte público de SP. Tenho absoluta certeza que nenhum deles teve o “prazer” de conhecer a linha vermelha do metrô que liga a região Oeste a região Leste de SP. Gostaria de convidá-los a conhecerem a linha vermelha em horário de pico e depois disso divulgarem frases como a seguinte:“Um transporte como o de São Paulo é o melhor transporte público do país sem qualquer comparação, não há nível de comparação e que nós estamos cada ano que passa melhorando muito”, diz Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes. 30/06/2009 – SPTV 2ª edição – Rede Globo.

Assim como TODAS as pessoas que pesquisei no meu fretado, irei todos os dias com o meu carro e acredito que não serão poucos os usuários de deixarão de usar os fretados e passarão a usar seus veículos.

É uma utopia pensar que o transporte público de SP seria capaz de suportar uma demanda de mais 50 mil pessoas (número divulgado pela própria prefeitura). O transporte JÁ está sobrecarregado e não presta um serviço de qualidade digno da maior e mais importante cidade do Brasil.

Se o intuito do Sr. Prefeito era melhorar o trânsito, sinto informá-lo que esta medida terá efeito contrário, porque 20 ou 30 carros prejudicam muito mais o trânsito do que 1 ônibus que comporta 45 pessoas. E se o intuíto do Sr. Prefeito foi melhorar o ar de SP, com certeza terá efeito contrário, nem todas as pessoas que utilizam o fretado tem carros novos e ainda que tenham, com certeza 20 ou 30 carros poluem muito mais que 1 ônibus.

Sei que minhas palavras ficaram muito vagas, mas tenho uma sugestão: Te convido e também convido o nosso querido prefeito e seu secretário para me acompanharem no meu percurso dos Jardins até a Zona Leste de duas maneiras: ônibus + metrô e de fretado em uma sexta-feira (dia em que o trânsito de SP que já é muito ruim piora ainda mais).

Admiro a iniciativa de melhorar o trânsito da cidade, mas acho que uma decisão tão importante quanto esta não pode ser tomada de uma maneira tão arbitrária como aconteceu. Se a intenção é diminuir os transtornos causados pelos fretados, deveria-se criar regras onde este serviço que é tão utilizado não seja prejudicado, mas aperfeiçoado. Minha sugestão é: tempo máximo de utilização dos ônibus, utilização dos pontos de ônibus existentes para o embarque e desembarque de passageiros, inspeção veicular para o controle de emissão de poluentes, substituição do óleo diesel pelo BioDiesel que polui menos, credenciamento de todas as empresas e percursos existentes, entre outras a serem definidas.

20 comentários sobre ““Vou com o meu carro”, diz usuária de ônibus fretado

  1. Duas vezes por semana utilizo onibus fretado
    Certamente vou ter que ir de carro também
    Senão terei que pegar três onibus para chegar onde tenho que ir
    É uim heim
    São Paulo…….um passo para frente e dez para traz.
    Falou Talita!
    Bem vinda ao “nosso” blog
    A casa tb é sua
    Armando Italo

  2. Estou de TOTAL acordo com o que foi citado pela Talita Urdiales; não sei aonde é que nossas autoridades estão com a cabeça em simplesmente PROIBIR os fretados de circularem; é simplesmente a lei da física … se hoje o metrô já é superlotado, com a idéia do nosso prefeito, a situação ficará ainda pior, “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar”, hoje o metrô já está praticamente com dois corpos no mesmo lugar, imagine sem os fretados!!.
    Acho que poderíamos mobilizar uma campanha para o Sr. Prefeito e Secretários se deslocarem na ida e volta de seus trabalhos utilizando o serviço do metrô no HORÁRIO DE PICO. Assim talvez venham a se sensibilizarem com os usuários dos fretados.

  3. Parece que as vantagens serão só para a Prefeitura.
    Na região da Berrini implantaram Zona Azul nas ruas paralelas e adjacentes. Quero saber como os funcionários irão deixar seu trabalho a cada 2 horas e procurar outras vagas.

    O tal Cidade Limpa teve o escopo de ajudar os donos de jornais e TVs pois os anuncios dos out-doors migraram para esses veículos. Em troca, esses mesmos jornais e TVs financiam as campanhas eleitorais deles e não denunciam as falcatruas que acontecem em São Paulo.

    Para que tanta propaganda da SABESP -com o nosso dinheiro- se não podemos ter água tratada de outra companhia?

    O jogo político é tão sujo que eles mal percebem o que afeta a população.

  4. É fácil e cômodo para o Prefeito. Fez barulho com várias polêmicas e em algumas tinha razão. Agora mexer com o transporte coletivo, sem saber como é o dia-a-dia de quem o utiliza, se balizando pelo pior, foi mostrar ignorância total. Ele quer colocar o transporte público paulistano como o melhor. Parabéns. Mas por que não compará-lo a um transporte público de algum lugar que haja qualidade, que não no Brasil? Reitero o convite da ouvinte e assino embaixo.

  5. Maria Ferreira, respeito sua opinião, mas gostaria de dar uma palhinha na sua afirmação sobre o “benefício” ás empresas de jornais causado pela lei cidade limpa. Trabalho em um grande jornal de maior circulação do pais e posso garantir-lhe que, o aumento de publicidade se deu, obviamente, pelo crescimento econômico no ano passado. Fato que já se reverteu em todas as mídias do pais, por questões óbvias.
    Quanto esconder as mazelas políticas, é só ler e ouvir um pouco mais.
    A grosseria que o executivo causou pode sim estar favorecendo as empresas de ônibus, mas seria leviana a afirmação sem provas. Cabe a nós, imprensa de todos os portes e meios, políticos, representantes de entidades de classes, estudantes, enfim todos, protestarem contra a medida e torná-la inviável. A medida do Executivo é autoritária e não útil a um grave problema que afeta a todos.
    Não demos cheque em branco.

  6. Se o transporte coletivo de São Paulo for o melhor do Brasil, devo concluir que seja o melhor entre os piores, do mundo.

    Não tem meio termo é uma porcaria. Peça ao senhor secretário para dar o exemplo primeiro. Diga a ele para ir trabalhar de ônibus assim como todos da administração pública apartir de ontem.

    Eles chutam as coisas e depois ficam com a cara de “tacho” tentando explicar o porque da chuva molhar. Quem não se lembra dos corredores exclusivos testados na 23 de maio, para as motos, que rapidinho desistiram daquela bobagem sem tamanho.

    A cara do Prefeito recuando daquela idiotice prova a imcompetência desses gênios da lâmpada.
    Com relação aos fretados é óbvio que precisam ser regulamentados e fiscalizados, porque ainda não são, eu gostaria muito de saber também.

    Quando eu votei nesse prefeito queria o melhor para minha cidade, como ele tem acertos, na minha opinião, já o elogiei por isso,
    Agora posso apontar seus erros e esse será mais um deles.
    Não invente prefeito faça apenas o arroz com feijão o senhor não é tão bom cozinheiro como imagina.

    Claudio Vieira

    PS: Não uso fretado para trabalhar, antes que o digam.

  7. Concordo plenamente com a Talita. É fácil para o prefeito falar sendo que ele não utiliza transporte público. Moro na Zona Norte (Mandaqui) e de fretado demoro 1h30m até chegar a minha casa. Já imaginaram quanto tempo gastarei de transporte público? Serão necessário, no mínimo, 02 ônibus. De sexta feira,acho melhor procurar um flat próximo ao trabalho, pois as chances de chegar em casa serão mínimas.
    Tb vou usar o meu carro, caso estas mudanças sejam implantadas. Acho que todos deveriam fazer isto, para que a prefeitura visse como o trânsito pode ficar pior. Sou a favor da regulamentação, de forma que beneficie as pessoas e não as prejudique.

  8. Acredito na boa vontade e desejo de acertar do Prefeito.

    Não é o que acontece, porém, com essa ideia de restringir a circulação dos ônibus fretados. Aliás, acho que a utilização dos fretados deveria ser estimulada, não combatida.

    Uso esporadicamente ônibus fretados pela empresa para a qual trabalho e afirmo: caso eles sejam proibidos de trafegar, vou utilizar o transporte individual e não o público.

  9. É fato que o transporte público, hoje, não tem condições de suportar essa nova demanda de pessoas. Sinceramente fico triste em saber que as verdadeiras intenções das autoridades não sejam realmente melhorar o trânsito da cidade e sim fazer com que, de alguma maneira, esse número vantajoso de pessoas peguem ao menos um transporte público, claro que ganhariam mais com isso. Creio que uma lei, acima de tudo, deve ser muito bem pensada e no caso da lei dos fretados, com uma estratégia muito bem definida. O que não ocorreu!!!
    Penso, além dos passageiros, nas empresas de fretado e na quantidade de motoristas que podem perder seus empregos, alguns inclusive, já de aviso prévio.
    Pode melhorar o trânsito?:
    Mas não vai melhorar a questão ambiental, não vai melhorar o desemprego, não vai melhorar o transporte público e muito menos o trânsito da cidade, como vemos o número de pessoas que vão optar por transporte individual… É como informado pela Talita, seria legal colocar balança o peso dos malefícios, comparado com os “benefícios” apresentados.

  10. No meu fretado, duas pessoas com deficiência física são pegas na porta de suas casas e devolvidas lá.

    Será que o metrô, ou melhor, a "lata de sardinha", é capaz de fazer isso?

    Eu mesmo, não vou usar transporte publico… vou ser mais um na turma dos que prejudicam o trânsito com um carro que possui 5 lugares e leva apenas uma pessoa.

    Parabéns prefeito… sempre prejudicando a minoria!!!

    Perdeu não só o meu voto, mas o de meus amigos e familiares!

  11. É um absurdo, enquanto a cidade está cheia de REAIS problemas discutirem, inventarem, votarem enfim uma lei ABSURDA dessas. É muito óbvio que isso ocorreu devido à alguma pressão dos donos de transporte público… Mas não é tirando o benefício de outros que se resolverá as promessas mal feitas…

    Sem dúvida não vou esquecer esse fato nas eleições, pode ter certeza!

  12. Sou de outro planeta mesmo! Ainda acredito que aqui na terra os homens são capazes de se ajudarem!

    Ainda bem que não voto em governantes para esse planeta! Mas vou Conseguir tirar o voto do Kassab com várias campanhas contras!

  13. Caramba! Até extra terrestres estão votando contra!

    Olha o nível que o Senhor Kassab chegou!

    Caro prefeito, aprenda a brigar por coisas que beneficiarão nosso povo, e não prejudiquem mais!

    O FRETADO TIRA 20 CARROS DA RUA, POR FAVOR, COM TODO RESPEITO… LARGA A MÃO DE SER BURRO E FAÇA UM BOM GOVERNO!

    Imagina o trânsito, a poluição, o caos…. cai na real!

  14. Uso o fretado diariamente há quase 2 anos e não trocaria por nada o conforto, segurança e comodidade de uma viagem ao trabalho, por 2 ônibus + metrô (trabalho nos Jardins) em estados deploráveis, pois em horários de pico são assim que ficam os ônibus e metrôs da maior cidade da América Latina.

    “VOU COM MEU CARRO!”

    Digo, como bem colocado pela Talita, que esse tipo de medida vai prejudicar demais o trânsito dos cansados e estressados trabalhadores de São Paulo, pois será assim que nos tornaremos ao enfrentarmos o trágico trânsito da cidade (muito estressante).

    Querido Prefeito Kassab e Secretário dos Transportes Alexandre de Moraes, analisem as sugestões e opiniões aqui expostas para que esse Decreto não prejudique ainda mais a população da cidade de São Paulo, tanto em relação ao trânsito quanto em relação ao meio ambiente e aos praticamente desempregados, pois estão cumprindo aviso-prévio! Definitivamente não estão pensando no desevolvimento econômico da cidade nem na produtividade dos trabalhadores. Lamentável!!!

    É o pedido de todos os usuários de fretados!!

  15. Uso o fretado diariamente há quase 2 anos e não trocaria por nada o conforto, segurança e comodidade de uma viagem ao trabalho, por 2 ônibus + metrô (trabalho nos Jardins) em estados deploráveis, pois em horários de pico são assim que ficam os ônibus e metrôs da maior cidade da América Latina.

    “VOU COM MEU CARRO!”

    Digo, como bem colocado pela Talita, que esse tipo de medida vai prejudicar demais o trânsito dos cansados e estressados trabalhadores de São Paulo, pois será assim que nos tornaremos ao enfrentarmos o trágico trânsito da cidade (muito estressante).

    Querido Prefeito Kassab e Secretário dos Transportes Alexandre de Moraes, analisem as sugestões e opiniões aqui expostas para que esse Decreto não prejudique ainda mais a população da cidade de São Paulo, tanto em relação ao trânsito quanto em relação ao meio ambiente e aos praticamente desempregados, pois estão cumprindo aviso-prévio! Definitivamente não estão pensando no desevolvimento econômico da cidade nem na produtividade dos trabalhadores. Lamentável!!!

    É o pedido de todos os usuários de fretados!!!!!!!!

  16. Ao longo dos tempos São Paulo foi crescendo de forma totalmente desordenada, sem planelajemento urbano de qualquer espécie, invadindo margens de rios mananciais, represas, predios e mais predios construidos sem o menor escrúpulo favorecendo somente ao lobby das construtoras e incorporadoras, ajudadas pea lei da outorga onerosa, os governos favorecendo ainda o lobby das montadoras de automoveis e caminhoes, entre outras aberrações e absurdos cometidos não somente por esta gestão como as anteriores também
    Ai o negocio é remendar, tapar o sol com a peneira
    Vejam a Berrini por exemplo
    Acabaram com estacionamentos em ruas, impantaram zonas azuis, etc
    E assim São Paulo se tornou o caos que vivemos
    PARABÉNS AOS ATUAIS ADMINISTRADORES PELA INGERENCIA E AOS ANTERIORES.
    O povo que se dane, pois o negocio é voto e favorecimentos as minorias.
    Ou seja
    Êles, politicos.

  17. É lamentável presenciar tal desrespeito ao cidadão paulista, uma atitude impensada e muito mal calculada de nossos representantes que ao inves de trabalharem por melhorar a cidade acabam, sem nenhuma base sustentável, por prejudicar a vida de todos com atitudes que denigrem e mancham cada vez mais a tão difamada política de nosso pais.

    De frente a condição do transporte publico fica mais do que claro que é impossível utilizar-se do mesmo.
    por este motivo…

    “Eu também vou de carro!”

  18. Concordo plenamente com a srta Talita.

    Trata-se de uma medida ditatorial,pois não foram convidadas as pessoas usuárias do sistema fretado para opinarem.
    -Democracia..parece que nossos politicos desconhecem que
    quer dizer esta palavra: Demo= povo – Cracia=governo,ou
    seja GOVERNO DO POVO {-que piada,né?}

    Acontece que as autoridades não usam o transporte público
    e nem os fretados. Todas elas tem as mordomias oferecidas pelos respectivos cargos.
    Tudo me faz crer que jamais usaram transporte coletivo:
    ônibus,lotação,metrô,trem,viajando em pé,expremidas,ou
    dependuradas nas portas dos ônibus ou lotações..

    Sou de opinião que o prefeito deveria sim,criar linhas fretadas,através de concorrência publica, para operarem
    nos bairros periférios de SP,ou um sistema de auto-lotação,
    LEVA e TRÁS,similar as peruas escolares.
    ´
    Rubão

  19. Bem, eu não uso fretado… mas usaria, caso fosse necessário. Tenho amigos que moram em Santos, Campinas e São José dos Campos que sempre se utilizaram do fretado durante muitos e muitos anos.
    Quero dizer que o fretado preenche uma lacuna que nossos governantes optaram por não enxergar por muitos e muitos anos. O sistema cresceu, se aperfeiçoou em todos os sentidos e agora, nossos governantes afirmam que eles são causadores do mau transito nas ruas de S.Paulo!!
    Acredito até que eles têm uma parcela de culpa… mas não é possível baixar regras ditatoriais, através de um Secretário de Transportes que não é técnico, e que com certeza não avaliou as consequencias da medida que tomou e agora está remendando…
    Mas o prejuízo está feito… ainda ontem, por volta das 17:30h passei em frente do viaduto onde está a estação Sumaré do Metrô e pude constatar: muita fiscalização e centenas de pessoas, usuárias de fretados, sem a mínima condição de conforto, isto é, sem proteção de chava/sol, aguardando seus respectivos ônibus.
    Tenho certeza que foi ação previamente planejada pela Prefeitura, para “ganhar” espaço na mídia, esperando que a população fique contra os usuários de fretado, pois ainda ontem o Secretário de Transportes afirmava que são apenas 40.000 usuários contra 11 milhões que utilizam transporte público… mais uma vez é o governo usando de artimanhas do tipo vamos nivelar por baixo”, pois nesta nossa cultura subdesenvolvida não vale ter condições melhores para conseguir um conforto e comodidade no transporte… tem que ser igual a todo mundo e “encarar” as péssimas opções de transporte que nossos governantes disponibilizam…
    É isso aí, vamos nivelar por baixo… o povo pratica essa máxima e o governo estimula…

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