Kassab contra Fretados & Kassab contra Moto-táxis

Por Carlos Magno Gibrail

Alô, tem Moto-Táxi ? Tem, mas não pode !

Kassab administra uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes, 11 milhões de turistas anuais, 50 milhões de passageiros nos aeroportos e terminais rodoviários em 2008 e seis milhões de usuários de transporte  por dia. Para circular tal contingente dispõe de 55 estações de metrô, 83 km de linha, 200 heliportos, 32 mil táxis e 15 mil ônibus.

Não estão nesta conta 650 + 650 ônibus fretados e X + Y motos. Ou seja, transporte rodoviário particular que se origina de bairros distantes ou cidades próximas do centro expandido. 650 de manhã + 650 de tarde. E “X” motos clandestinas como táxis + “Y” motos a espera da regulamentação das motos-táxis, em tramitação no Senado.

A partir de 27 de julho, os 1.300 fretados estarão proibidos de circular no centro expandido e, segundo Kassab, apenas 50 mil pessoas deverão ser afetadas.

Nos próximos dias, o Senado deverá regulamentar os motoboys com permissão para as motos-táxis. Sucesso em Paris e uma série de outras capitais. Em São Paulo ainda em regime clandestino como no resto do país, alcançando a estimativa de 500 mil motos-táxis.

Kassab é contra e seu Secretário de Transportes antevê uma carnificina.

Numa cidade em que pedágio urbano é palavrão, fretado é congestionamento, moto-táxi é carnificina, qual a solução?

E se a solução for o pedágio urbano, o fretado e a moto-táxi?

Estaremos, portanto, diante de uma possível inversão. E, certamente, já contamos com uma visível incongruência.

É o que analisa Luiz Nassif:

“Enquanto se ataca a União pelo que se considera aumento da estatização, a prefeitura de São Paulo estende a mão regulatória sobre os ônibus fretados – elementos essenciais na redução da circulação de veículos na capital. Por seu custo, o ônibus fretado é específico para substituir automóveis. Qual o seu problema? Não é regulado pela Prefeitura, não precisa de concessão, não precisa beijar a mão do prefeito”.

Mais perguntas e respostas:

“O que propõe Kassab, então? Primeiro, tirar os fretados do centro e colocá-los nas imediações, sob a falsa alegação de que a medida melhorará o congestionamento do trânsito. Depois, criar sete novas linhas expressas e semi-expressas. Quem vai criar as linhas e selecionar os concessionários? Obviamente, a prefeitura. É a pesada mão do Estado avançando sobre um setor que funciona corretamente, de acordo com as leis de mercado”. Complementa Nassif.

Outra incoerência é evitar a “punição” ao usuário com o pedágio urbano e aplicá-la aos consumidores do transporte fretado.   Kassab não concorda: “As pessoas vão se adaptar e acabarão avaliando o custo”.
E acrescenta: “Não estamos tomando medidas contra o transporte fretado, estamos tentando organizar os fretados”.

Da seguinte forma (leia se estiver a fim ou pule para o parágrafo seguinte):

A proibição vale de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h, e deve incluir 650 fretados de manhã e outros 650 no fim do dia. Os usuários desses ônibus terão que desembarcar em pontos específicos fora da zona de restrição para fazerem integração com outros meios de transporte – ônibus públicos, metrô, trens e linhas especiais. No total, 17 vias, que somam cerca de 70 km, compõem a zona de restrição: Marginal Pinheiros, as avenidas Bandeirantes, Ricardo Jafet, Professor Abraão de Moraes, Afonso d’Escragnolle Taunay, Vereador José Diniz, Roque Petroni Júnior, Professor Frederico Hermman Júnior, Sumaré, Auro Soares de Moura Andrade, Marquês de São Vicente, Do Estado, Tereza Cristina e Pedroso de Morais, e as ruas Cardeal Arcoverde, Norma Gianotti e Sérgio Tomás.Para receber os passageiros, a Prefeitura criou 13 pontos de embarque e desembarque. Nas linhas do metrô, eles ficam nas estações Imigrantes e Sumaré (linha verde); Nas linhas de trem da CPTM foram reservados espaços nas estações Morumbi, Berrini, Cidade Jardim, Hebraica/Rebouças, Pinheiros e Cidade Universitária – todas na linha que percorre a Marginal Pinheiros. Haverá também uma conexão no terminal Sacomã (zona sul da cidade) do Expresso Tiradentes. A Prefeitura criou sete linhas de ônibus para atender regiões em que não há conexão direta com os destinos mais procurados pelos usuários dos fretados. São elas: Gasômetro-Paulista (via Alameda Santos), Paulista Gasômetro (via São Carlos do Pinhal), metrô Belém-Berrini, metrô Imigrantes-Chácara Santo Antônio, metro Imigrantes-Faria Lima, metrô Jabaquara-Berrini e metrô Vila Madalena-Berrini. Todas estarão em funcionamento entre 5h e 9h e entre 16h30 e 21h. Para estabelecer os limites para os fretados, a prefeitura utilizou como referência a zona de restrição à circulação de caminhões, que abriga aproximadamente 100 km de vias. Haverá exceções para transporte escolar, ônibus de turismo e que realizam transporte para seminários (feiras, simpósios, exposições, entre outros), hotéis e eventos religiosos e culturais. As empresas que prestam esse serviço terão que fazer credenciamento especial junto à prefeitura.

Como se vê, o mercado natural de fretados regido por oferta e procura foi substituído por um ordenamento estatal, que complexo visa ainda revitalizar o sistema de transportes, comandado por Kassab, sem reajuste de tarifa para que o prefeito cumpra sua promessa de campanha.

Quanto as motos-táxis, próximo inimigo das empresas de ônibus, será melhor tirá-las da clandestinidade  em vez de ignorá-las.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve às quartas no Blog do Milton Jung.

Veja mais imagens na galeria de Papa Goiaba no Flickr

44 comentários sobre “Kassab contra Fretados & Kassab contra Moto-táxis

  1. Carlos,

    A cidade retirou parte dos caminhões e o nível de congestionamento se manteve, mostrou o Estadão recentemente. Agora parte para cima dos Fretados. E o efeito na circulação será insignificante, mais uma vez.

    Enquanto isso, os automóveis estão prestes a receber mais um presente de milhões e milhões de reais na Marginal Tietê. Inversão de prioridades. Em nome de quem ? Em nome do quê ?

  2. A todos,

    Demos preferência a expressão moto-táxis com hífen e no feminino após consultar blogs e sites escritos por gente que estuda nossa língua. Moto-táxis é aceito com hífen ou tudo junto, mas sempre no feminino. Para ser no masculino, teríamos de imaginar a presença “invisível” da palavra serviço: o (serviço) moto-táxis. Como boa parte da língua portuguesa é machista, vamos dar uma invertida na história e deixar a palavra no feminino até nos provem o contrário.

  3. Carlos,

    Qto a preocupação do secretário Alexandre de Morais com a carnificina que será a presença das motos-táxis na cidade, gostaria que houvesse a mesma sensibilidade com as bicicletas. De novo o Estadão, soubemos da quantidade de ciclista assassinado no trânsito. O risco é quererem proibir também a circulação das bicicletas.

  4. Milton, com relação as moto-táxis precisamos evitar o efeito avestruz para em seguida entrar no efeito lobby das empresas de ônibus.
    Quanto à Marginal mais uma vez se esquece de uma lei da Economia que prevê a DEMANDA REPRIMIDA.

  5. Ola Carlos

    Dependendo do horario, fica praticamente impossível subir num onibus, no metro.
    Transito?
    São Paulo entupida de automoveis e a cada dia o governo incentiva o povo a comprar mais carros, resultado.
    O transito de São Paulo é o verdadeiro caos, inferno de Dante em qualquer hora do dia e da noite.
    Se for andar de bicicletas os riscos são enormes, basta ler as estatisticas recentes.
    Motos?
    A carnificina já existe!
    Imaginem então liberando-as para moto taxi como vai ser!
    Haja rabecão, ambulancias, equipes de resgate, etc.
    Para completar o fudunço, a prefeitura derrubanto arvores ,acabando com jardins na marginal Tiete para dar lugar a mais carros.
    Onibus fretados simplesmente os nossos “brilhantes” legisladores tomam atitude extrema e assim ficam proibidos de circular pela cidade, tirando o conforto, a versatilidade que este tipo de transporte proporciona, vai contribuir para maior numero de carros nas ruas da cidade, mais transito, mais onibus e metro entupidos.
    Mais caos!
    São paulo é a segunda cidade do mundo em tráfego de Helicópteros
    Quanto aeronaves asas fixas, aviões, que partem e chegam em São Paulo, basta dizer que recentemente vindo de uma cidade do interior, com um colega transladando uma aeronave de pequeno porte para pouso em Congonhas, ficamos em órbita de espera sobre Santana do Parnaiba uns 40 minutos e o nosso voo point to point era de 40 minutos.
    O nosso numero na fila era 9!
    Sem contar radios piratas pondo em riscos constantes o trafego aereo, urubus, balões.
    Novos empreendimentos são aprovados pela nossa prefeitura, shopings centers, etc.
    Mais automoveis, mais transito, mais pessoas, mais adensamento, mais poluição, etc resulta em menos qualidade de vida.
    Realmente amigos
    Viver em São Paulo, ou melhor sobreviver esta ficando a cada dia mais dificil.
    NÃO ADIANTA TAPAREM O SOL COM UMA PENEIRA SENHORES LEGISLADORES.
    AGORA É TARDE!
    Bom dia
    Armando Italo

  6. Armando Italo, acredito que sempre é tempo de reordenar e salvar.
    Parece que pedágio urbano,fretados e moto-táxi incluindo bicicleta , se ordenados à luz da economia de mercado sejam a solução.
    O problema é que a direção é totalmente em sentido contrário.
    A Marginal ampliada é um exemplo péssimo. Isto sem falar no detalhe da demanda reprimida.
    Imagina se para transportar os 6 milhões diários se acione os 6 milhões de automóveis da frota existente.
    É a vida real copiando Hollywood.

  7. Sou usuária do transporte fretado há 6 anos, moro na Zona Leste e trabalho na Zona Oeste (Rebouças). Concordo que existem exageros em relação a longas paradas em locais inadequados e também um certo abuso no trânsito, porém, acho que os benefícios que os ônibus trazem para a população são maiores que os malefícios.

    Por diversas vezes já utilizei o transporte público de SP e mesmo sendo considerado o melhor do Brasil como foi citado em entrevistas com o Secretário Alexandre de Moraes, ainda está muito longe do ideal.

    A alternativa apresentada pelo prefeito e pelo secretário municipal para a região leste foi: ir de fretado até o Metrô Belém e de lá ir de metrô até o meu destino. Essa proposta é simplesmente absurda, atualmente gasto de R$225,00 com o fretado, e garanto que o custo em trabalhar todos os dias de carro será menor do que o que gastaria indo até os “bolsões” que a prefeitura pretende criar e de lá ir de metrô até o escritório.

    Frases como as que o prefeito e o secretário municipal de transportes divulgaram apenas nos mostram a total falta de conhecimento dos problemas no transporte público de SP. Tenho absoluta certeza que nenhum deles teve o “prazer” de conhecer a linha vermelha do metrô que liga a região Oeste a região Leste de SP. Gostaria de convidá-los a conhecerem a linha vermelha em horário de pico e depois disso divulgarem frases como a seguinte:“Um transporte como o de São Paulo é o melhor transporte público do país sem qualquer comparação, não há nível de comparação e que nós estamos cada ano que passa melhorando muito”, diz Alexandre de Moraes, secretário municipal de Transportes. 30/06/2009 – SPTV 2ª edição – Rede Globo.

    Assim como TODAS as pessoas que pesquisei no meu fretado, irei todos os dias com o meu carro e acredito que não serão poucos os usuários de deixarão de usar os fretados e passarão a usar seus veículos.

    É uma utopia pensar que o transporte público de SP seria capaz de suportar uma demanda de mais 50 mil pessoas (número divulgado pela própria prefeitura). O transporte JÁ está sobrecarregado e não presta um serviço de qualidade digno da maior e mais importante cidade do Brasil.

    Se o intuíto do Sr. Prefeito era melhorar o trânsito, sinto informá-lo que esta medida terá efeito contrário, porque 20 ou 30 carros prejudicam muito mais o trânsito do que 1 ônibus que comporta 45 pessoas. E se o intuíto do Sr. Prefeito foi melhorar o ar de SP, com certeza terá efeito contrário, nem todas as pessoas que utilizam o fretado tem carros novos e ainda que tenham, com certeza 20 ou 30 carros poluem muito mais que 1 ônibus.

    Sei que minhas palavras ficaram muito vagas, mas tenho uma sugestão: Te convido e também convido o nosso querido prefeito e seu secretário para me acompanharem no meu percurso dos Jardins até a Zona Leste de duas maneiras: ônibus + metrô e de fretado em uma sexta-feira (dia em que o trânsito de SP que já é muito ruim piora ainda mais).

    Admiro a iniciativa de melhorar o trânsito da cidade, mas acho que uma decisão tão importante quanto esta não pode ser tomada de uma maneira tão arbitrária como aconteceu. Se a intenção é diminuir os transtornos causados pelos fretados, deveria-se criar regras onde este serviço que é tão utilizado não seja prejudicado, mas aperfeiçoado. Minha sugestão é: tempo máximo de utilização dos ônibus, utilização dos pontos de ônibus existentes para o embarque e desembarque de passageiros, inspeção veicular para o controle de emissão de poluentes, substituição do óleo diesel pelo BioDiesel que polui menos, credenciamento de todas as empresas e percursos existentes, entre outras a serem definidas.

  8. Bom dia Carlos,

    O vazio encefálico do meu cérebro embalado a vácuo (Claucio Vieira), andava com o seguinte pensamento: Com tantos problemas ecológicos e locomoção de todas as maneiras, por que as montadoras com incentivo de nosso governo, estão despejando em nosso mercado, carros médios com motores V6? Qual a necessidade de ter um automóvel com mais de 150HP em cidades de trânsito caótico, estradas esburacadas e mal construídas?

    Resposta: Na cidade líder desses tais problemas (São Paulo), o Poder Público irá expandir as problemáticas vias marginais, limitará o uso de ônibus fretados, não permitirá moto-táxi, e provavelmente como disse o Milton, logo haverá limites para o uso de bicicletas. Portanto, a gama de incentivos fiscais e a oportunidade de compra financiada em até 60 meses de automóveis com motores de 60 a 280HP pra mais, procede! A cidade está sendo preparada para tais veículos.

    Não adianta ficar nervoso, vou relaxar: Neste fim de semana prolongado, vou fazer um vôo panorâmico com o Armando, passear na Jardineira do Adamo saboreando o caqui da Malu, adquirir conhecimento com o Carlos e aprender cidadania com o Claudio.

    Me tirem o “tubo” hahahahah!

    Abraços e bom fim de semana

  9. Tudo isso é uma prova que o Sistema de Transporte Público na cidade é ruim, defasado, péssima qualidade, falta de investimento em veículos novos e de boa qualidade, falta de investimento em corredores para ônibus (na marginal Tietê e Pinheiros não há um corredor ou uma pista exclusiva para ônibus) ou seja, vao alargar a marginal Tietê para carros e Caminhões. Na Radial Leste por exemplo tem faixa adcional no sentido contrário só para carros. O ônibus fica parado no congestionamento. Metrô em SP já deveria atingir a maioria dos bairros. Rodoanel não sai do papel. Ando em Sampa em vários horários e em vários lugares e sempre vejo camihões rodando a vontade. Nas marginais Tietê e Pinheiros por exemplo não tem uma ciclovia. Agora vem a onda do moto-táxi. Fretados ficam proibidos de rodar em vários pontos da cidade. Determinadas leis devem ser ajustadas no do dia-a-dia. Esse negócio de decretar Lei e todo mundo é obrigado a cumprir é coisa da época da ditadura. Em relação aos fretados por exemplo, pode se fazer testes e aos poucos vai ajustando e reordenando. De repente o prefeito pode chegar e dizer “Eu errei, e agora vai ficar como estava”. Não seria vergonha nenhum assumir que errou. Assim como aconteceu com a faixa exclusiva para motos na 23 de Maio. Na teoria funcionou e na prática não deu certo. Voltaram atrás. Assim pode ser feito com outras coisas tbém. Hj com bilhete único deveria ter linhas mais curtas e o passageiro desce e pega outro ônibus. Exemplo: tem um ônibus que faz Parque Edu Chaves – Vila Madalena. O ônibus dessa linha demora cerca de 2 horas para fazer do ponto inicial ao final. Ou seja entre ida e volta e mais o cafezinho para descanso o onibus gasta quase 5 horas. Em 6 horas vc faz Rio – São Paulo. Porque não fazer Edu Chaves – Parque D.Pedro (isso levaria meia hora) E teria um Parque D.Pedro -Vila Madalena (mais meia hora) E quem quiser pode pegar do Parque D. Pedro o metrô até Vila Madalena. Existem várias linhas que levam quase 2 horas entre o ponto inicial e o final. Encurta as viagens e aumenta o número de viagens no Bilhete ùnico. TEm linha que funcuiona desde a década de 70. Hj o tempo mudou. Reestruturação das Linhas seria um teste tbem.

  10. Sobre a matéria do estadão que considera a bicicleta tão perigosa como a moto nem dá para comentar, matéria pobre que tortura uns números para dizerem o que acham melhor.

    Temos em São Paulo pedalando, quase o mesmo número motoqueiros, mas as fatalidades no segundo é 4 vezes maior. A diferença básica é na velocidade. A maioria dos acidentes fatais envolvendo ciclistas poderiam ser evitado por motoristas. Já com motos, poderiam ser evitados pelo próprio motoqueiro.

    Fácil regulamentar os moto-taxis, só controlar a velocidade das motos, aliás, não permitir que em nenhuma via da cidade, possam andar a mais de 60 km/h.

    Fretados? poderiam trazer de volta as “linhas executivas” que seria uma solução, mas o que a cidade faz?

    Cria mais vias para resolver a “demanda reprimida” dos carros. Mas porque não resolver a demanda reprimida dos ciclistas? Ou dos usuários de transporte público? Porque só a “demanda reprimida” dos motoristas particulares é importante?

    Por isso que a melhor frase que já ouvi nos últimos tempos é essa.

    Resolver o problema de trânsito com construção de mais vias é o mesmo que combater a obesidade afrouxando o cinto.

    Abraços

    André Pasqualini

  11. Mestre boa noite!

    Mil desculpas, más amanhã cedo leio o seu artigo e postarei minha opinião.

    Estou mais quebrado que arroz de terceira.
    Hoje a Associação de Bairro, CET, Subprefeituras me derrubaram.

    Abraços no Armando, Beto, Milton, Daniel e em todos do blog
    Amanhã o feriado será de bastante trabalho. Assim como na sexta feira.
    Meu pai mandou estudar, eu quiz ser Protético.

  12. Daniel Lescano,
    Podemos então concluir das tuas observações o que o poder municipal ainda não o fez, ou seja, as medidas tomadas não estão dando certo.
    Os congestionamentos crescentes junto com a poluição idem,mostram exatamente isto.
    Em resumo, precisamos de mudanças nas medidas para acompanhar as mudanças geradas pela movimentação crescente destes 6 milhoes de usuários.
    Agradecemos sua participação

  13. André Pasqualini,
    Muito bom e oportuno seu comentário.
    Esta questão da demanda reprimida é como “cutucar onça com vara curta”. Morte na certa.
    São 6 milhões de carros para 12 milhões de habitantes, para 6 milhões de circulantes diários.
    Já imaginou se obras como as da Marginal, aliadas a proibição dos fretados acordam os 6 milhões de carros e eles resolvem sair para as ruas?
    Depois do sucesso da “Operação Cidade Limpa” teriamos a “Operação cidade tomada,” pelos carros.

  14. Claudio Vieira,
    Protético com muito movimento é sinal de que a Economia está retomando. Não é verdade?
    Quanto ao estudar, ´protético é estudo também. Não é verdade? Ou é mais artista, mais habilidade?
    De qualquer forma a imagem que muitos dentistas passam é que o protético quase sempre valoriza o que faz, pelo preço que cobram.
    Ou não?

  15. Bom dia, meu caro mestre!

    Sim, a economia está reaquecendo, más acredito que seja pela ordem natural das coisas. Voltamos a consumir novamente e o mercado se agita.

    Todo ano no primeiro semestre trabalhamos para sustentar o nosso péssimo governo com seus impostos à “mão armada”.
    Se o LULA sabe bem atender o interesse privado, não podemos acreditar que aqui em São Paulo teríamos “Madres Terezas” pensando no POVO, certo?

    Quanto aos Dentistas não é bem por aí, não!
    Eles aprendem até hoje nas faculdades que podem cobrar até 5 vezes aquilo que o Protético cobra deles.

    Nesse caso quando voltarem em seus dentistas e uma prótese se fizer necessária, olhem para o orçamento e o preço dela divida por 5, em média, será o preço que o Protético receberá por sua confecção.

    Eles vivem nos jogando contra a torcida más na verdade os materiais usados na odontologia em sua grande maioria são bons por serem importados, já os nacionais….deixa pra lá!
    Também por isso o preço deles é salgado.

    Sobre o estudar é verdade como em toda profissão se faz necessário sempre. Se a gente pára o mercado nos exclui. Na nossa profissão a arte é essencial sim pois um bom trabalho confeccionado e adaptado à boca com precisão, função e estética nos garante um cliente, quase sempre, por toda a vida.

    Bom sobre esse assunto que deixa todos de boca aberta (como diz o Armando) finalizo aqui.

    Cláudio Vieira.

  16. Mestre, esse assunto dá pano pra manga sempre!
    Vou tentar não me alongar e não ser repetitivo.

    Vou pedir licença para a Talita Urdiales e lembrar o que disse o Alexandre de Morais no SPTV e dizer a ele:
    – Secretário o senhor passa por bufão porque quer!
    – Ainda acha que está abafando no seu momento fanfarrão!
    – Pensa que pensa, meu!

    São Paulo inteira ainda fala mal do transporte público.
    Não tente nos convencer que seu “cérebro embalado à vácuo” (como lembrou o Beto) é que está com a razão.

    Transporte público de massa com qualidade é a solução :

    Metrô: para curtas distâncias (dentro a região metroplitana, nos 32 municípios se não me engano)

    Trens velozes: para distâncias maiores (Campinas-São Paulo)

    Corredores de ônibus: mais,mais,mais e mais corredores com ônibus limpos, confortáveis, todos os passageiros sentados e com segurança dentro como no metrô,

    Ciclovias: não preciso falar aquilo que é o óbvio (saúde, poluição zero, custo zero,transporte desde sempre moderno);

    Carros: carros foram feitos para viagens em família, compras de supermercado se não tiver entrega, urgências médicas na família se o SAMU do seu governo tivesse excelente investimento, não precisaria.

    Então governantes que trabalham à favor do interesse privado vocês pagarão muito caro por essas lambaças.

    Abraços em todos!
    Cláudio Vieira

    PS:
    Essa é a minha opinião de eleitor e cidadão de São Paulo.
    Digo mais secretário, o senhor administra a CET certo?
    Para a maioria dos cidadãos dessa cidade a Companhia Estraga Trânsito também é insuficiente, é improdutiva, é lerda, é atrasada e pior ainda não sabe se comunicar com o cidadão que se dispõe a ajudar vocês pelo site.
    O senhor é o culpado pois essa imagem é passada de cima para baixo.
    Não duvide daquilo que estou relatando, pois se precisar, me avise que eu te provo.

  17. Claudio Vieira, com.19
    A questão dos dentistas é interessante, pois é uma das raras em que não se vê o processo da mais valia. Assim sendo o dentista necessita tirar sómente do seu trabalho um rendimento aceitável.
    E é com os seus clientes que vai se remunerar.
    Os advogados, médicos, engenheiros, economistas, colocam outros colegas para trabalhar em escritórios e consultorios e conseguem aumentar seus ganho.
    Os protéticos poderiam ser mais corporativistas em relação aos dentistas.

  18. Claudio Vieira,com.20
    Realmente a questão é o atendimento ao grande capital.
    Industria da construção civil e automobilistica juntas são lobby para ninguém duvidar.
    Muito boa a sua análise.
    Mantenhamos a atenção neste sistema de poder.
    Da fala do Ronaldo sobre o CT do Corinthians à fofocagem sobre o Morumbi o protagonista oculto é o construtor ávido por novos negócios.

  19. São Paulo com o passar dos tempos, face as más administrações anteriores e atual, os lobbys das construtoras, incorporadoras, montadoras, etc ficou parecendo com casa da grande familia, curtiço.
    Cada um que vai se casando, um novo quarto vai sendo construido, e assim, “mais um puxadinho”.
    Quando se dá conta ‘do projeto” a casa da grande familia acabou se tornando em um verdadeiro labirinto.
    Podemos concluir então:
    Os moradores foram pensando somente em quem vai morar mas a circulação foi esquecida.
    ai acaba todo mundo dormindo um em cima do outro, dez pessoas num mesmo quarto, e por ai vai.
    E assim é São Paulo
    Cheia de puxadinho, mas a circulação, o transporte publico, etc ficaram esquecidos.
    Um verdadeiro fudunço, colcha de retalhos sem retorno.
    Arrumar isso como?
    Emtão essa historia de excluir os onibus fretados do gre centro, mototaxis, AUMENTAR A LARGURA DAS MARGINAIS ENTÃO NEM SE FALA!, entre outras bobagens idealizadas pelas brilhantes mentes dos nossos legisladores é historia para boi dormir, tapar o sol com a peneira, tipo “me engana que eu gosto”, promessas eleitoreiras, pois tomos somos otários, cegos, surdos e mudos porque nao podemos reclamar de nada, pois ninguem “lá de cima” quer ouvir.
    Fazem que escutam somente.
    Te dão um tapinha nas costas com um sorrizinho maroto e fica por isso mesmo.
    E assim a nossa querida São paulo, coração de mãe, cidade de todos os povos, acabou se tornando o CAOS, por culpa e responsabilidade dos que ja os mencionei acima.
    Do poder do dinheiro, dos lobbys, da politica.
    Bom feriados a todos.

  20. Bom dia professor,
    é um velho hábito da politicagem nacional os usos de dois pesos e duas medidas. Infelizmente debates abertos como os deste blog não são prática de nenhum governo, muito embora alguns deles estejam ensaiando uma entrada na era dos fóruns de internet. Nossa cidade está cheia de problemas que estão ficando maiores que ela, e nosso prefeito, como seus antecessores, da um passo à frente e três para trás. Ele erra quando não pensa na cidade além do tempo de seu governo. Fazer carreira, coisa que também é comum. O que aconteceu com os fretados é um sinal bem claro da falta de experiência e do pouco envolvimento com as questões cotidianas da cidade. Vamos mexendo aqui e ali e quem sabe numa dessas a Panacéia e pronto, mais um salvador da pátria! Mais um pai do povo.
    Queria ver prefeitos, secretários e vereadores restritos ao atendimento dos serviços públicos. No metrô, no posto, levando os filhos à escola pública… Tentando vaga numa escola perto de suas casas.
    Quanto a criticar e repetir as práticas criticadas, bem… Nada novo também. Debate desqualificado que não fica bem nem em se tratando de torcedor de futebol. Mas é este mesmo o jogo de nossa política. Imaginar que não somos capazes de fazer um juízo próprio e tentar levar vantagem no grito. Este é sem dúvida o maior engano de todos.

  21. Sergio Mendes,você tocou em vários pontos e concordo com todos.
    Ressalto apenas a questão da internet porque na próxima quarta estarei abordando a nova legislação sobre o uso da midia eleltrônica nas eleições.
    O ponto é que sempre haverá que se dar atenção ao conteúdo.. O meio internet é um avanço pois possibilita a interação mas se não houver conteúdo não há resultado.
    E vamos de Mac Luhan com O MEIO É A MENSAGEM.
    Quanto ao trânsito em SP, estamos em transe e não percebemos. Nem através da aritmética ou da física.
    Na aritmética é considerar 6 milhões de usuários de transporte diários e lembrar que temos 15000 ônibus,32000 táxis e 6 milhões de carros.
    Na física é Lavoisier, 2 corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço.
    Pior é considerar que quando surge algo como a solução através dos fretados, ao invés de regular , se proíbe.
    É a formula da cidade limpa levada ao trânsito. Proibir total.

  22. Armando Italo,com.23
    Embora evite abordar fatos pontuais e pessoais, não vou deixar de citar que ontem, sexta feira entre feriado e sábado, levei 4hs do Shopping Bourbon ao Shopping Analia Franco ida e volta.
    Um verdadeiro caos em plena sexta-feira tida como meio-tráfego e sem escolas.
    Na radial leste congestionamento na ida e na volta. A volta que era o contra-fluxo também estava congestionada porque há redução de faixas que passam para quem vai aos bairros.
    Será que alem de tudo não dá para fazer horários flexíveis de trabalho?
    A única solução quando imitarmos o cinema e a SP parar totalmente, será sair do real e ir para o virtual. E viva a internet, meio pelo qual neste momento nos comunicamos. Com todo o conforto.
    Abraço, meu caro Armando Italo.
    "Fé em Deus e pé na táboa" – Adhemar de Barros, rouba mas faz.
    Lembra?

  23. Armando Italo,
    Não é que começamos também na internet a ter alguns obstáculos?
    Este código de segurança em nosso blog veio para congestionar um pouco a fluidez da nossa mensagem ou do nosso meio.
    Entendo que é prevenção anti-meliantes entretanto não deixa de ser uma chatisse.
    E a vida continua.
    vou pela terceira vez digitar o código

  24. Bom dia Carlos e a todos

    Neufert, considerado como o pai da arquitetura, afirmava:
    "NADA SE CRIA TUDO SE COPIA"
    Na cidade de São Paulo, porém, só se copia o que interessa somente as castas (politicos e os muito mais abastados, incorporadoras, construtoras, montadoras, em fim somente aos grandes lobbys).
    O projeto "cidade limpa" realmente "limpou" São Paulo.
    Mas e o resto?
    Só caminhar pelo centro da cidade para crer.
    Imundice em todos os cantos, ruas, abandono, predios deteriorados pelos proprietarios, ruas esburacadas, calçadão deixou de existir faz tempo,periferia local onde vivem e se escondem "como na India, os sem castas" vivem num caos que não tem tamanho, porquê existe a periferia, verdadeiro caos suburbano?
    O que deveria ser feito, "esqueceram"
    Limitar a construção de grandes predios em quyalquer lugar
    -Demoli-se uma casa com seis pessoas para dar lugar a um predio com vinte andares onde passarão a morar perto de 1000 pessoas + veiculos
    Porquê permitir construção de enormer predios em pequenos terrenos
    Simples:
    Paga-se as prefeituras e assim os projeto dos grandes predios, para impor mais ainda, agora chamados pelas incorporadoras ou apelidados de TORRES e asim são aprovados.
    Graças a "Outorga Onerosa"
    Pagou levou!
    Então vamos ao milagre ou melhor milagres:
    Onde "enfiar" os carros dos novos moradores das novas "TORRES".
    Como fazê-los andar, ou tentar andar pelas caoticas ruas da cidade?
    Simples novamente:
    Inventa-se
    VAMOS TIRAR OS FRETADOS DAS RUAS, VAMOS CRIAR OS MOTOTAXIS E OS TAXISTAS QUE SE DANEM, VAMOS DERRUBAR TODAS AS ÁRVORES DAS GRANDES AVENIDAS A EXEMPLO DO QUE ESTÁ SENDO FEITO NAS MARGINAIS e assim os carros(montadoras) poderão trafegar de qualquer jeito pela cidade e depois estacionados nas garagens das modernas e enormes torres(incorporadoras)
    E assim, desde o império é o Brasil, não somente São Paulo, vamos tapando o sol com a peneira, dando uma maquiadazinha "nos problemas mais visiveis", tapinha nas costas do eleitor com um sorrizinho maroto e tudo bem, e desta forma ao longos dos tempos, temos quase sete milhões de veiculos transitando pelas ruas de SP, doze milhoes de habitantes na cidade vinte e dois milhões de habitantes na grande São Paulo.
    Porquê tudo isso?
    Porquê São Paulo ao longo dos anos foi considerada a meca, a galinha dos ovos de ouro e agora não é mais
    E mesmo assim, como mais um agravante as castas de outros estados relegam os seus.
    O que resta a eles.
    Virem correndo para São Paulo tentar a vida.
    Será que estou exagerando?
    Vamos então, descobrir um santo para cobrir outro e passar a culpar então os fretados, as bicicletas, as motos, Congonhas que esta la desde 1932 e o trafego aéreo congestionado nas horas de pico e por ai vai.
    Bom final de semana a todos.
    Ah Rio Ganji da India?
    Estamos bem no que se refere a Rio Ganji
    Tiette, Pinheiros, Tamanduatei, e outros menores.
    Da-lhe castas
    Are Baba!
    Vai ver que as lamparinas das cabeças de alguns estão apagadas.
    PS: De vez em quando, também gosto de assistir caminho das indias quando posso obviamente
    Apesar de não poderem mostrar tudo o que deveriam obviamente.
    Quanto a internet,para quem não sabia…………….
    Já também chegou perto do limite
    Bom final de semana a todos e me desculpem pelo exteeeeeenso texto.
    Armando Italo

  25. Ah!
    Ia me esquecendo:
    Deputado e vereadores estão "querendo" regularizar os moradores nas margens das represas Billings e Guarrapiranga
    Então os mananciais, nascentes, flora, fauna, já eram!
    O Governador José Serra tem até seis mêses para aprovar mais este absurdo, aberração.
    Bem provável que este projeto seja aprovado
    Afinal quanto mis moradores na periferia seja onde for resulta EM MAIS VOTOS!
    Are baba!
    "As castas dominando os dalits".
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Ólá Carlos e amigos,
    Desculpem por falar de outro assunto fora o do artigo:

    Mesmo longe de Sampa, quando soube da notícia sobre a manchete do \"The Economist: HOUSE OF HORRORS\", conhecendo um pouco o estilo de vcs, não pude deixar de imaginar, o que vcs estariam pensando sobre imagem da tão nobre casa de Brasília. Aposto que vcs estão orgulhosos de nossos senadores hahahahahah!

    Abraços

    Ps.: não gostei desses números

  27. Armando Italo, com.28
    Esse arquiteto Neufert é muito interessante, pois foi o primeiro a fazer o que diz seu postulado, NADA SE CRIA UDO SE COPIA ao copiar de Lavoisier : NA NATUREZA NADA SE CRIA,NADA SE PERDE , TUDO SE TRANSFORMA.
    Quanto ao trânsito de SP, e as demais considerações, temos que continuar falando e falando.

  28. Beto, no fundo é aspecto que também faz parte, se considerarmos que estamos discutindo problemas que remetem à estrutura de poder.
    O Senado é instituição centenária e não menos envolvida por pessoas que colocam os interêsses pessoais acima de tudo, embora o discurso seja sempre em outro sentido.
    E THE ECONOMIST sabe que é universal, nacional , estadual e municipa.

  29. \"Quanto ao trânsito de SP, e as demais considerações, temos que continuar falando e falando.\"

    Pois é Carlos:

    \"O diabo mexeu tanto nos olhos do filho dele que acabou furando\"

    Quanto ao transito de SP e \"outros acidentes cosmicos\" que presenciamos cotidianamente, dioturnamente, praticados pelos ilustres e \"criativos burrocratas\"(tecnocratas)
    Temos que realmente Falar, falar, falar, falar, falar, falar………………

    Quem sabe um dia, uma hora poderá, por milagre surgir dos céus uma luz para contribuir e assim meu caro Carlos, clarear as \"criativas mentes\" cair a ficha dos nossos \"brilhantes legisladores\" e assim perceberão, meio tarde obviamente\" que estão nadando contra a correnteza, trafegando na contramão.

    saidas para São Paulo
    Aeroporto de Campinas, Guarulhos, Galeão, Terminal Rodoviario do Tiete, Barra Funda, Porto de Santos, carona, etc.

    PS: Por em quanto 5X0 para os codigos.

    Abração meu caro
    Armando Italo

  30. Olá Carlos,

    Vc ja deve estar sabendo da notícia. Não custa nada colar nesta discussão.:

    SP: região da Berrini perde 3,4 mil vagas nesta segunda
    Motoristas que transitam pela região da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, um dos principais centros empresariais da zona sul de São Paulo, precisam estar atentos às mudanças nas regras de estacionamento que passam a valer a partir desta segunda-feira. Cerca de 3,4 mil vagas da região foram eliminadas. No total, 36 das 46 vias que sofrerão mudanças nas regras tinham o estacionamento liberado anteriormente. A região também está dentro da zona de restrição para a circulação de ônibus fretados, que começa a vigorar no próximo dia 27.

    A avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini apresenta um grande volume de tráfego diariamente – cerca de 1,9 mil veículos e 160 ônibus por hora. Por conta disso, será proibido estacionar em toda a extensão da via de segunda a sexta-feira, entre 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 14h.

    Por outro lado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou a criação de 740 novas vagas de Zona Azul para automóveis, 15 para caminhões para operações de carga e descarga e 20 para deficientes físicos. Também serão criados bolsões para 466 vagas de motocicletas.

    Redação Terra

    Abraços

  31. Carlos,

    Semana retrasada como vc, sofri para ir do Ipiranga até mediações do Shopping Analia Franco. Entre carros, ônibus, caminhões na Salim Farah (palavrão), a conclusão que tenho é: Dependendo da situação, a preferência será do mais robusto, mais esperto, mais ousado. Ou seja, debateremos artigos como o seu e de outras pessoas sobre este assunto, por muito tempo. Como paulistano que ama sua cidade, desejo estar (como diz meu pai), erradíssimo! Uma solução terá que ser encontrada. Caso contrário, como muitos dizem: a cidade vai travar.

    abraços

  32. Beto, com.39

    Acredito que uma das soluções virá pela rede.
    Isto é, internet, tanto pela solução virtual em substituição aos deslocamentos reais, quanto a troca dos atuais politicos nas próximas eleições pelo efeito campanha eleitoral eletrônica.

    Amanhã quarta feira estaremos com esta pauta.

    Abraço

  33. Carlos,

    Não querendo adiantar o assunto, já lhe peço desculpas.

    Da pra contar nos dedos o que não faço pela rede. Até já namorei um ano por ela. Nela aprendi que, poderia escrever além de cartas comerciais. Aprendi a reconhecer o bom e mau caráter das pessoas através de suas escritas. A oportunidade de poder debater com pessoas de primeira linha como as deste BLOG, é impagável. Porém, os olhos no olhos, o aperto de mão, o abraço e o choppinho com amigos, nem a REDE e nem o TRANSITO me tirarão este prazer.

    Ah, choppinho: VOU DE TAXI (Angélica) hahahah!

    Abraços

  34. E hoje de manhã tive que ir a Faria Lima de onibus, pq deixei de ser mais "um feliz própriotário" de automoveis em SP.
    Poréeeeeeeeeemmmmmmmmmm.
    Fiquei quase meia hora parado dentro do onibus 875C entre a parada Afonso Bráz e a São Gabriel
    Além de obviamente o onibus demorar para chegar no ponto.
    Isso no corredor.
    Sem chance!!
    Jesus me abana!
    senta e Choraaaaaaaa!
    [URL=http://img119.imageshack.us/i/040709124306.jpg/][IMG]http://img119.imageshack.us/img119/8505/040709124306.th.jpg[/IMG][/URL]

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