A Comunidade de San Patrignano está disposta a ajudar a cidade de São Paulo a combater o drama do tráfico de drogas na região central conhecida por Cracolândia, mas alerta para a necessidade de se realizar grande investimento principalmente em recursos humanos. O interesse da prefeitura paulistana surgiu após conhecer a experiência realizada com sucesso na província italiana de Rimini, apresentada em entrevista do presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falconi Walter Maierovitch para Fabíola Cidral, no CBN São Paulo, há cerca de um mês.
Monica Barzanti, encarregada de Relações Internacionais da Comunidade de San Patrignano, fez convite para que um representante da prefeitura de São Paulo vá conhecer o trabalho desenvolvido com jovens dependentes de droga.
A resposta ao ofício enviado pela administração municipal:
“De nossa parte é, portanto, grande a disponibilidade para uma possível colaboração entre nossa comunidade e a Cidade de São Paulo do Brasil. Para que isso ocorra observamos contudo ser necessário proceder a uma avaliação detalhada dos recursos necessários e disponíveis. A tarefa a executar demanda enormes recursos, sobretudo em termos de recursos humanos, indispensáveis ao intercâmbio desejado de informações e experiência recíprocas.”