Coleta seletiva para quem ? E para quê ?

 

E-mail enviado pela ouvinte-internauta Denise Lara, moradora de São Paulo, que defende a coleta seletiva:

“Estou indignada com um fato ocorrido comigo, então resolvi expressar meus sentimentos e escrever este email.

No prédio onde eu moro não tem coleta seletiva, o que é um absurdo, sendo assim, eu resolvi tomar uma decisão e entrar em contato com a prefeitura para me informar sobre o dia e o horário que o caminhão da coleta seletiva passa em minha rua, pois assim eu deixaria separado o lixo e futuramente incentivaria os outros moradores a separar o lixo também.

Bom, em primeiro lugar liguei para o 156 e fiquei uns minutos na espera, mas foi relativamente rápido, dai veio uma atendente, um pouco atrapalhada, porém muito simpática, expliquei toda história e pedi a ela que me falasse o dia e o horário que o caminhão da coleta seletiva passava na minha rua para eu poder feixar separado, foi quando ela se atrapalhou bastante para me responder e demorou uns bons de uns 30 minutos até achar uma resposta, mas ainda bem que ela não me deu a clássica resposta que estava sem sistema, no entanto ela me deu um número de protocolo, pois eu deveria ligar dentro de dois dias novamente para o 156, passar o número de protocolo e dai eles teriam uma resposta sobre o dia e horário da coleta, pois a unica informação que ela tinha no momento era o nome da empresa de coleta, a loga.

Sinceramente eu não acreditei ou melhor, vindo de uma prefeitura como essa da nossa cidade eu acreditei bastante na situação. Então no dia seguinte, uma atendente da empresa loga entrou em contato comigo, confesso que fiquei feliz e surpresa pela rapidez no atendimento. Bom, eu moro na rua doutor cesario motta junior e segundo a atendente o caminhão da coleta passa na rua general jardim, na rua amaral gurgel, na rua da consolação, na rua maria antonia e exatamente na minha rua, não passa e foi então que me indignei total, porque ela me deu outro número de ocorrência e me informou que para o meu endereço ser incluso no roteiro do motorista do caminhão da coleta, levaria de 40 a 60 dias, pois caso o procedimento seja feito de outra maneira, a empresa leva uma multa da Prefeitura.

Olha só que novela, eu penso que quem deveria levar uma multa é a Prefeitura, que não consegue organizar uma ação de cidadania de cidade limpa de fato e quando algum cidadão pensa em fazer algo por si próprio se esbarra nessas burocracias que chegam a ser agressivas. Eu entrei em contato apenas para saber o dia e o horário da coleta seletiva e ganho um número de protocolo, um número de ocorrência, uma espera de 40 a 60 dias e nenhuma solução. Orgulho de políticos que tem no poder deste país, principalmente na cidade de São Paulo.

E o melhor, eu li uma matéria no jornal, no dia seguinte deste fato ocorrido, a notícia era sobre uma lei que “políticos-candidatos da próxima eleição” querem liberar espaços publicitários nos muros da cidade. Será que vai ser aprovada essa lei? Eu achei ótima essa Lei Cidade Limpa, apesar de que muita gente se prejudicou com essa, como empresas de sinalização, outdoor, faixas, banners, mas enfim, ficou bem melhor a paisagem urbana e porque agora pode ser aprovada uma lei como essa, só apra que esses políticos que só pensam em seus próprios bolsos se divulguem por ai? Mas, eles é que façam uma campanha criativa e sincera, porque já parte que se um candidato já tem essa idéia antes de se eleger, imagina depois que tiver no poder, não vai fazer nada mesmo, nem ao menos tirar o cartaz com o nome dele no muro do terreno abandonado.

Precisava me expressar, espero que tenha algum efeito este email e de qualquer maneira não pretendo desistir de ter uma coleta seletiva onde eu resido, o meu próximo passo é falar com o sindico do meu prédio, mas eu sempre saio muito ceod para trabalhar e volto tarde, mas dou um jeito, pois além de ser um direito de qualquer cidadão é também um dever separar o nosso lixo, imagina que só na quadra onde eu moro tem em média uns 10 bares, bem provável que ninguém recicle nada, se pelo menos eu conseguir inserir essa ação no meu prédio e depois na minha rua, a natureza já vai ter uma bela vantagem…

E o Kassab nunca sabe de nada, esse é nosso Prefeito, esse é nosso País, sendo assim, precisamos nos mexer para haver mudanças.

Att,

Denise Lara”

4 comentários sobre “Coleta seletiva para quem ? E para quê ?

  1. Milton,

    Pessoas como a Denise Lara existem aos montes e se não existem mais, é pela falta de respaldo de nossos governantes.

    Não é todo mundo que tem tempo, vontade ou afinidade para entrar em grupos organizados de bairros ou da cidade. Se o cidadão solitário consciente tivesse melhor resposta dos órgãos públicos, com certeza contribuiriam em tudo que fosse bom para Cidade, Estado e País.

  2. Olá Denise,

    Esta é a prova de que muito pouco se resolve com propaganda na TV. Os nossos representantes estão perdidos em uma guerra declarada de dois lados e no meio ficamos nós perdidos com as nossas questões do dia a dia. Vão alegar que não há verba, que existe uma lei, licitações e quando nada mais funciona, a culpa é sempre de governos passados. Muita sorte que você tenha recebido algum retorno. Na maioria das vezes, quanto mais distante do centro menos são ouvidos os pedidos de quem deveria ser a prioridade de qualquer administração. Por outro lado rapidez com que projetos que implicam em mudanças profundas na vida de todo mundo, põem em xeque qualquer dificuldade que venham a alegar no atendimento das necessidades do cidadão em São Paulo.

  3. Cara Denise,

    Também já fiz reclamação na Prefeitura, via site e ganhei um protocolo. No acompanhamento que fiz no mesmo site estava estampado:
    – Providências já tomadas.
    Na verdade não aconteceu nada!!
    Parabéns pelo desabafo. Vc praticou o correto!
    Quanto ao KASSAB, bem, ele é conhecido por Nunkassabe!

  4. Milton, essa foto ( http://yfrog.com/7edsc00591pj ) prova o quanto o povo esta disposto a fazer a reciclagem, ela foi tirada em um supermercado Extra na zona sul, e só mostra a frente.. Atrás desse equipamento para coleta, existia muito mais material esperando coleta… Agora imagina se colocar um equipamento desses nos bairros? Alias alguém notou que estão discutindo sobre “bitucas de cigarro”, e em colocar lixeiras e aqui na região da AV Brasil x Brigadeiro Luiz Antonio, não encontramos uma em vários quarteirões…

Deixe um comentário