Um tesouro chamado Carbrasa

 

Por Adamo Bazani

Carbras 1962

Veja aqui slideshow com imagens do Carbrasa


Avenida das Bandeiras, 846 – Lucas – Rio de Janeiro. Telefone 30 08 30

Descobri que este era o endereço de uma das empresas que marcaram a história da indústria de carrocerias de ônibus no Brasil após achar uma relíquia. Pura coincidência.

Este apaixonado por transportes estava indo com o pai ao mercado, domingo de manhã, comprar mistura para semana, quando começa, ao volante de seu carro de passeio (infelizmente) a esbravejar:

– “Nossa, nossa, nossa, nossa…um Carbrasa”.

O pai deste que lhe escreve não entendeu nada

“Car o quê ?”

Os apaixonados pela história do ônibus sabem bem o motivo pelo qual esbravejava. No meio do caminho entre a casa de um busólogo e o supermercado havia um verdadeiro tesouro: um ônibus de carroceria Carbrasa, ano 1962.

Era domingo, trânsito tranquilo, rua de bairro, em Santo André, deu até para parar em frente a uma guia rebaixada de uma casa (não façam isso). Todo o busólogo tem de sair “armado”, seja quando atravessa o país seja quando vai até a outra esquina. Eu estava. Em minhas mãos, uma máquina fotográfica.

É verdade que o ônibus dava sinais de que sofreu com o implacável tempo. Mas, como se o veículo fosse um sitio arqueológico, fucei e descobri detalhes interessantíssimos.  O câmbio cotovelo de difícil engate. A placa do motor Chevrolet TB 65 02. O freio de mão, totalmente diferente dos de hoje. Em um dos degraus da porta, a plaquinha, com endereço e telefone da Carbrasa.

A empresa não existe mais. Seu fundador, Mário Sterka, era diretor da Volvo do Brasil nos anos 40. Época difícil, Segunda Guerra Mundial, os avanços tecnológicos não tinham a mesma velocidade de hoje em dia.

Sterka se inconformava em ver a Europa e Estados Unidos, já nos anos de 1930, apresentarem ônibus com carrocerias metálicas, enquanto, o povo brasileiro ainda era transportado em duros veículos com mecânica defasada e carroceria de madeira. Em 1945, mesmo com a crise da Segunda Guerra, decidiu fundar no Rio de Janeiro a Carbrasa – “Carroçarias Brasileiras  S. A”, que desenvolvia, inicialmente, para chassis Volvo, inovadoras carrocerias de aço cobertas de alumínio. Obviamente, o preço era mais alto do que a concorrência e, assim, o início foi bem difícil. A vontade de desistir, segundo a família, apareceu. Mas ela foi superada. Mas Sterka provou que é no momento de crise que se deve investir em inovações. 

Nos anos 60, bem da década que nossa relíquia foi encontrada em Santo André/SP, a Carbrasa se tornou uma das principais encarroçadoras do País, ostentando o nome BRASILEIRAS em sua sigla. Nesta época, a carroceria não era colocada apenas em plataformas da Volvo, mas de diversas montadoras, como a GM, empresa cuja mecânica ainda é a original de nosso achado.

No fim dos anos 70, as ações da empresa foram compradas por outras encarroçadoras, mas a Carbrasa deixou marcas, que são encontradas até hoje, principalmente, pela ação inovadora de Mário Sterka.

Assim foi, com estas lembranças, o domingo de um busólogo que ao levar o pai ao mercado encontrou um tesouro. Pai que também gostou de rever um dos veículos no qual ele andava quando jovem, mas que não aguentava mais de fome, após horas ao lado do filho que contemplava o achado “arqueobusófilo” (não procure esta expressão no dicionário).

A entristecer o dia, apenas a informação de que o dono deste Carbras vai transformá-lo em um motorhome. Portanto, aproveite bem estas fotos, talvez as últimas deste exemplar que ficou na história.

Ádamo Bazani é repórter da CBN e busólogo. Às terças, escreve para o Blog do Mílton Jung. E durante toda a semana garimpa tesouros pelas ruas.

8 comentários sobre “Um tesouro chamado Carbrasa

  1. O mais interessante é estar com motor Chevrolet 65 original!
    que pena que vai ser motor home! Já imaginou esse bicho restaurado como ônibus de passageiros mesmo?
    Parabêns Ádamo!
    Abç!

  2. Adamo, bom dia, estou em Manaus. Muito interessante o Carbrasa. Pena que descaracterizado, porem uma verdadeira reliquia. Algumas empresas do ABC tiveram Carbrasa, como se sabe… EAOSA e VIRIPISA tiveram os modelos mais antigos. Modelos mais novos tiveram a SAO CAMILO e a SANTA TEREZINHA. Eu andei em todos. Se nao me engano esse modelo quem teve foi a BOZZATO, de fretamento e turismo (alias, um carro conservadissimo na epoca). Parabens. Mario Custodio

  3. …….eu não acredito que alguem com coragem e determinção não vá compra-lo para restauração………Otavio Mesquita conheçe quem restaura e coleciona…….é só fazer a ponte!!!!
    um abraço………Rogerio

  4. Não podemos nos esquecer da antiga Empresa Auto-Ônibus Parada Inglesa , a rainha da Carbrasa, aqui em São Paulo.
    Ela tinha até Volvo-Carbrasa com motor central e câmbio semi-hidramático. Uma beleza !

  5. ih! passei por demais na frente do antigo galpão da Carbrasa, é em Cordovil, bairro colado a Parada de Lucas, perto da antiga gráfica das Editoras Bloch… Os galpões da Carbrasa nos anos 70 foram usados pela Ciferal, que tinha sua fábrica perto, na rua Anequirá. A “Avenida das Bandeiras” é a Avenida Brasil, mesmo, ali em Lucas…

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