Hack Day: Saiba como vota seu deputado e senador

 

Mapa do EJA é ferramenta em favor da cidadania

Mapa do EJA é ferramenta em favor da cidadania

Acompanhar de perto as contas da comissão organizadora dos Jogos Olímpicos Rio 2006, criar sistema de avaliação de serviços públicos por meio de SMS, rastrear os locais em que existem escolas com educação para adultos e saber qual deputado ou senador está mais próximo do seu perfil de cidadão. De ideias a serem realizadas a trabalhos já em execução, o Transparência Hack Day foi um enorme avanço no diálogo entre a sociedade civil e o poder público, neste fim de semana, na Casa de Cultura Digital, em São Paulo.

Já está na rede, em teste, programa que ajudará o cidadão a controlar como o parlamentar se comporta e vota na Câmara dos Deputados e no Senado. Apesar de ainda necessitar ajustes que tornem as informações mais claras, a lista já está no Parlamento Aberto e, em breve, permitirá que você receba as informações no seu agregador de notícias e participe de votações paralelas. O mesmo programa poderia ser replicado para a Câmara Municipal de São Paulo.

O mapa com a oferta de vagas para Educação de Jovens e Adultos nas escolas também foi parar na rede, após a troca de experiência deste fim-de-semana. O cruzamento de dados permitirá a identificação das áreas de maior demanda e menor oferta, além de conscientizarem o cidadão do direito à educação.

Estes foram dois dos projetos destacados pela organizadora do Transparência Hack Day Daniela Silva em entrevista no CBN São Paulo, nesta segunda-feira. Ela ressaltou, ainda, a colaboração de órgãos públicos como o Seade que distribui arquivo com indicadores de todos as cidades do Estado de São Paulo.

Ouça a entrevista de Daniela Silva, do Transparência Hack Day


Leia mais sobre o Transparência Hack Day

Um comentário sobre “Hack Day: Saiba como vota seu deputado e senador

  1. ENEM – E NEM DIGA QUE O MINISTRO TEM CULPA!

    (*) Nelson Valente

    A história do MEC teve início no dia 14 de novembro de 1930 quando nasceu o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Em 2007, portanto comemora-se o 77º aniversário da pasta que institucionalizou o trato das questões educacionais, antes cuidados pelo Ministério dos Negócios Interiores.
    De 1930 a 1946 foi Ministério da Educação e Saúde. De 1946 a 1985 foi Ministério da Educação e Cultura (MEC), com a convicção de que lidávamos com processo cultural, de que a educação faz parte.
    No ano de 1985, por iniciativa de José Sarney, nasceu a pasta da Cultura, que passou a ter vida própria e recursos mais apreciáveis em função de Leis de incentivo fiscal (Lei Sarney e Lei Rouanet).
    O nome de Ministério da Educação e do Desporto nasceu em 1992, com o retorno do setor esportivo ao âmbito da educação. Hoje, o MEC tem responsabilidade imensas, na condução de todo o processo executivo da área, ficando a parte normativa sob o comando do Conselho Nacional de Educação, que iniciou suas atividades no dia 26 de fevereiro de 1996.
    O MEC tem sido marcado por uma intensa descontinuidade. Houve ministros, como é o caso do professor Gama e Silva, com apenas nove dias no cargo. Em compensação, Gustavo Capanema ficou 11 anos, o que pode ser explicado pelo fato de ter pertencido ao governo Vargas, caracterizado por um período de 15 anos (somente no período republicano, passaram pelo Ministério da Educação aproximadamente 40 ministros, o que é inaceitável).
    Foram várias reformas por que passou o Ministério da Educação, visando a simplificação dos seus procedimentos eficientes, como acontece com o ministro Fernando Haddad. Pretende-se adotar modelo de administração por objetivos, eficiência e eficácia. Fernando Haddad é um ministro comprometido com a educação brasileira: sério e competente.
    Hoje o que se espera é a presença marcante do MEC na implantação de seus principais projetos alinhados com a sociedade brasileira.

    (*) é professor universitário

Deixe um comentário