<p> </p>Um dia qualquer do programa CBN São Paulo. Um e-mail de fonte amiga informa interrupção do tráfego em uma rua da Vila Olímpia, zona oeste da capital paulista. Levo a notícia ao ar e sete minutos depois mensagem de outro ouvinte comenta que o problema é o vazamento em tubulação de gás. Pouco mais de 15 minutos após a primeira nota, chega uma foto na qual aparece o caminhão de bombeiros e as equipes de manutenção. Ao mesmo tempo a repórter do trânsito anuncia as alternativas para os motoristas não ficarem presos em congestionamento. Mal havia passado das 10 e meia da manhã e tinham chegado mais mensagens de ouvintes-internautas com links de reportagens anteriores que mostravam a série de problemas que os moradores e trabalhadores daquela região vinham sofrendo com as intermináveis obras públicas. O programa não havia se encerrado e todo o material além de ter sido levado ao ar estava postado aqui no Blog.
A seqüência que relato é verdadeira, ocorreu em novembro do ano passado, e se repete com muita frequência durante o CBN São Paulo, programa que tem como objetivo mobilizar o cidadão a discutir temas relacionados a cidade, denunciar irregularidades e apresentar soluções. A colaboração na construção do fato me faz lembrar a cultura Wiki que se desenvolve na internet com resultados impressionantes. Haja vista, seu o maior ícone: a Wikipedia, enciclopédia digital com milhares de verbetes criados pela comunidade.
A possibilidade de se explorar no rádio esta característica típica do mundo colaborativo que se desenvolve na internet é um dos tema que pretendo discutir com quem participar da palestra “Rádio na Era do Blog”, hoje, às 13h30, na Futerecom, no Transamérica Expocenter, zona sul de São Paulo. A palestra será transmitida também pela internet. Espero você lá, no estande da CBN ou diante do computador.