Wikimedia discute política em mutirão do conhecimento

 

“Estamos construindo um mundo onde as pessoas compartilham livremente a soma de todo o conhecimento. Colabora para realizar este sonho.”

adotePretensiosa, sem dúvida. Mas a frase acima identifica bem a intenção dos organizadores do “Wikimedia Brasil – Mutirões pelo Conhecimento Livre”, que se realizará nesta quarta-feira, na Choperia do Sesc Pompeia, na capital paulista. Estarei lá, a partir das oito da noite, para aprender com João Lorib, Everton Zanella e todos os demais que comparecerem da “desconferência” que terá como tema a política.

Meu papel é compartilhar a experiência do Adote um Vereador, no qual se promove “o poder fiscalizador da união de muitos cidadãos em torno do bem público”, como bem descreve Joildo Santos, um dos agitadores sociais que participam desta ação. Quero mostrar a importância da união das duas mídias de gerações tão distintas – o rádio e o blog – para a construção de uma ideia, e a dimensão que a “cultura wiki” oferece ao projeto que promove a aproximação do cidadão com o legislativo.

O Everton Zanella, um dos que abriram acesso à produção colaborativa do Adote, avisa que o vereador “adotado” por ele, Floriano Pesaro (PSDB), aceitou o convite de acompanhar a discussão. Zanella está na organização do Wikimedia Brasil e aposta neste conceito do compartilhamento do conhecimento que tem como maior ícone a enciclopédia digital Wikipedia.

Na semana passada, o tema central foi educação e para que você tenha ideia do avanço na discussão leia aqui o resultado da desconferência que contou com os debatedores Sergio Amadeu, Lilian Starobinas e Pietro Roveri.

Conto com sua colaboração. A ideia é essa.

Um comentário sobre “Wikimedia discute política em mutirão do conhecimento

  1. Milton, o vereador Floriano me mandou um email agora pouco dizendo que ele tem uma prova justamente no horário do encontro. 😦

    Mas ele garante que a assessoria dele estará lá. O vereador diz estar interessado no assunto. Vou cobrá-lo e ajudar como for possível para tornar o uso da Internet pelos nossos representantes cada vez melhor.

    Até quarta!

Deixe um comentário