Por Carlos Magno Gibrail
Liceu Coração de Jesus, ícone por mais de um século da Educação paulista, fundado sob a orientação de um santo – Francisco de Sales – pelas mãos de outro santo – João Bosco – com o apoio de uma princesa – Izabel -, está diante do simulacro da Cracolândia em seu entorno.
Com a intenção de neutralizar o incômodo do crack na região, cuja maior visibilidade está na Sala São Paulo, a Prefeitura realizou ação para retirar os viciados e os traficantes. E tratou de divulgar o sucesso da empreitada, a tal ponto que domingo os jornais noticiaram que a proposta de reajuste de até 60% no IPTU contemplava a Cracolândia. Simulação e dissimulação que levou os drogados para os limites do quarteirão de 17.000 m2 ocupados pelo Liceu. A tal ponto que janelas foram pregadas para que os 280 alunos remanescentes não vejam as calçadas onde os viciados estacionam.
O Liceu, fundado em 1885 para atender os filhos de imigrantes italianos para educação convencional e de ex-escravos para operadores de alfaiataria e gráficas, teve alunos como Monteiro Lobato, Grande Otelo, Zeferino Vaz, Carvalho Pinto, Vicente Feola, Noite Ilustrada e Toquinho.
Contando com a Igreja mais bonita e rica da cidade, com um teatro de 700 lugares, com múltiplas quadras esportivas, com uma estátua do Cristo com camada de ouro em sua torre principal, o Liceu embora cercado por drogados, mantêm a exuberância estética e a energia dos tempos idos, quando 3.000 alunos povoavam seus espaços. Indubitavelmente faz parte da história da cidade e como observa Mílton Jung “O Liceu é a cara de São Paulo”, símbolo significativo que sucumbe ao processo urbano em que a antropofagia daqueles que, incumbidos de construí-lo, protagonizam a desconstrução ao procurar o novo e desvalorizar o antigo.
O alargamento da Avenida Rio Branco, cortando os jardins do Palácio dos Campos Elíseos, certamente foi o golpe fatal à região ao ver transferida a sede do Governo do Estado para o Morumbi. E, incrivelmente, ainda se cogita de transferir o Palácio do Morumbi para os Campos Elíseos, o que não corrigirá o erro anterior, mas o ampliará.
A questão urbana é fortemente exemplificada neste caso dos Salesianos, pois em Santa Terezinha na região Norte da cidade, em área de classe média bem posicionada há um Colégio que está abarrotado de alunos, enquanto o Liceu prevê para 2010 apenas 200 alunos. Situação que reflete a preocupação do jornalista Clovis Rossi, no mesmo dia em que a Folha publicava editorial sobre o Liceu e o crack em suas imediações : “Mais um pedacinho da “minha” cidade está morrendo, o Liceu Coração de Jesus.”
A Congregação a par das investidas imobiliárias reage e procura se adaptar a esta fase, reformulando seus cursos deficitários e abrindo negociações com empresas como Porto Seguro e Pão de Açúcar, com intuito de manter a vocação do ensino de alta qualidade pedagógica e aliada á cultura e aos esportes.
“O Liceu Coração de Jesus luta para continuar educando, quer viver essa missão que é sua há mais de 120 anos.
As crianças que aqui brincam e estudam tornam-se mães e pais, artistas e empresários, esportistas e sacerdotes, assumem muitos caminhos porque são muitos os caminhos da sociedade brasileira. Se por acaso o Liceu parasse, São Paulo perderia um pouco da sua identidade, do seu jeito de preparar o futuro.
Alunos, pais e educadores não deixarão isso acontecer, pois fiéis à herança salesiana continuaremos a educar olhando pra frente.
Que o Senhor abençoe a todos os ex-alunos que estão torcendo pela comunidade educativa do Liceu Coração de Jesus”.
Pe. Benedito Spinosa, Salesiano de Dom Bosco, Diretor do Liceu Coração de Jesus, em mensagem especial para este blog.
Como paulista de coração e ex-aluno do Liceu Coração de Jesus, onde aprendi a estudar, a praticar esporte e gostar de cinema e teatro, fica aqui a minha contribuição à cidade que amo e ao Colégio que bem a representa.
Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e voltou a sala de aula para escrever este artigo no Blog do Mílton Jung.
A imagem que ilustra este post é de autoria de Marcelo Isidoro Alves, conheça a galeria de fotos dele no Flickr com outras cenas de São Paulo.

O Padre Benedito Spinosa, Diretor do Liceu, dá aos interessados no assunto o seguinte recado :
Adicionalmente, informo que há na internet um Blog que contém informações atualizadas sobre o Movimento Viva Liceu. O endereço é http://vivaliceu.wordpress.com.
pe Benedito Sipinosa,o que está acontecendo com o Largo coração de Jesus é um discaso por parte da Prefeitura pois eles baixa portaria para que o serviço veja feito mas não tem tem planejamento junto com os outros orgãos que deverian dar suporte para que as operasões feita por parte da GCM tenha sucesso.Eu sou GCMf e estou indgnada porque o senhor secretário de segurança Urbana aparece em uma audiencia publica e é elogiado pelo serviços prestado sendo que é só dar uma volta no nosso centro da cidade e vericar o estado de abandono que está, é lamentavel
Bom dia!
Sou ex-aluna do Liceu Coração de Jesus e atualmente faço parte do Movimento “Viva Liceu”, grupo criado afim de revitalizar e recuperar a auto-estima deste colégio centenário.
É com muita alegria que leio hoje esta publicação dando força à nossa causa.
Aproveito para divulgar que no Sábado (28.11) faremos uma festa afim de reunir alunos, ex-alunos e amigos salesianos com a finalidade de demonstrar afetividade pelo Liceu, entre outras atividades, teremos às 11h um abraço simbólico ao Liceu.
Maiores informações no blog: http://vivaliceu.wordpress.com/
Obrigada pela atenção prestada ao grande problema social vivido por São Paulo.
Atenciosamente,
Maria
O Liceu Coração de Jesus é minha segunda casa, assim como foi a segunda casa de meus filhos.
Sou professora desta instituição há vinte anos com muito orgulho. Lá meus filhos cresceram e foram educados com valores essenciais, o grande diferencial da educação salesiana.
Até hoje encontro ex-alunos que fazem questão de me cumprimentar e recordar os bons tempos. Muitos se assustam quando eu lembro seus nomes, mas impossível esquecer.
Estou nessa luta para que o Liceu continue sendo a grande escola que sempre foi !
Fui aluno do Liceu Coração de Jesus, onde tive a honra de lecionar Língua Portuguesa por mais de trinta anos. Atualmente estou aposentado, porém continuo a desenvolver atividades extracurriculares com alunos do Liceu. Sempre que penso no Liceu, vejo-o como minha casa e tenho um afeto imenso por essa fantástica Instituição de Ensino que já foi uma das mais importantes no cenário da Educação brasileira. Estou apoiando o Movimento “VIVA LICEU” com todas as minhas forças, pois sinto que, se nada fizermos, acabaremos por perder essa grande e importantíssima referência em nossas vidas pessoais e na vida da sociedade paulistana! Convoco a todos os salesianos de coração, como eu, para juntarem-se a nós na luta pela preservação dessa Casa de Dom Bosco, a que tanto amamos! Vida longa ao grande Liceu Coração de Jesus, a nossa escola!
Será que mais este patrimonio historico dará lugar a mais um grandioso empreendimento imobiliário, torres, algum shopping center, estação de metro, trem, onibus, como nas nossas autoridades pretendem fazer com o nosso patrimonio historico, utilissimo Campo de Marte?
Com a palavra por favor, senhores prefeito, vereadores, governador, deputado de São Paulo.
na verdade aquela região sempre foi um pouco degradada desde o tempo da antiga rodoviaria , os campos elisios nunca foram o mesmo desde o incendio no palácio do governo na avenida rio branco , acabaram com a praça princesa isabel que mesmo cercada virou dormitório de mendigos
fui aluno do Liceu e ainda voto lá ,apesar de norar na freguesia do ó .Algo precisa ser feito mas não devemos esperar alguma ação por parte da prefeitura
O Liceu Coração de Jesus é um colégio surpreendente. Informação e formação de cidadãos caminham juntos ali. Conheci a escola este ano, com o ingresso de meus dois filhos e posso dizer que desde então, as mudanças brotam a cada dia no relacionamento, na convivência social, nas formas de ver a vida. Para a cidade de São Paulo, a história bem pode contar a importância incontestável desse colégio, assim como é essa história que queremos continuar escrevendo. Viva Liceu!
Olá Carlos Magno Gibrail, assim como você, fui aluno do Liceu Coração de Jesus, instituição da qual sempre terei grande estima. Parabenzo sua atitude, de destacar a situação de nossa cidade, e retratar a história do Liceu.
Em breve estarei novamente postando algo sobre o Liceu em meu blog , o qual você deu o prazer de visitar.
Continuaremos na luta pelo Movimento Viva Liceu e pela revitalização da região central de São Paulo…abraço
VIVA LICEU!
Parabéns por divulgar este grave problema paulistano. Precisamos de agilidade no processo de revitalização do centro. O problema da Cracolândia não é apenas de segurança mas de saúde pública.
Em 2010 o Liceu completará 125 de história, e por sua tradição, inigualável beleza e, principalmente, por seu fiel compromisso com a formação de cidadãos, o Liceu não vai fechar.
Não deixemos que um grande patrimônio de SP morra, porque como já disseram, se isso acontecesse perderíamos um pedaço da história de São Paulo.
VIVA LICEU! VAMOS ABRAÇAR O LICEU NESTE SÀBADO, 11h. Chame seus amigos. Você que mora no Centro, compareça também! Proteger o LICEU é PROTEGER O CENTRO DE SP. E com isso faremos dessa uma cidade ainda melhor.
Por favor, Ajudem o Movimento Viva Liceu movimento@vivaliceu.com
VIVA LICEU!
É lamentável que mais esse símbolo histórico será destruído com ajuda pública!!!
É impressionante a grandeza desta cidade!!! Sou ex-aluno, lembro-me bem das aulas do prof. Walter, assim como as LIÇÕES DE VIDA do prof. Bertoli, entre outros tantos que me ensinaram não só suas disciplinas, mas também a ser uma pessoa de bem, dedicada, de personalidade, caráter, enfim todas as qualidades de um aluno (no caso, ex-aluno) salesiano.
Vivi momentos inesquecíveis, conheci pessoas incríveis e que muitas são amigas até hoje. Me dói muito ver este patrimônio cultural, social sofrer deste jeito por causa de sua localização.
O Liceu Coração de Jesus é mais do que simplesmente tijolos, ele é uma parte imensa da alma de São Paulo. Esta que é tão frenética e que nunca dorme.
Sinto falta dos conselhos dos meus professores de lá, das olimpíadas internas, das Maratonas Culturais e outras tantas coisas maravilhosas.
Brigarei junto com meus amigos, colegas, mestres e sacerdotes que me ajudaram a ser o que sou hoje, para que estas maravilhosas lembranças não fiquem só comigo.
O email correto para quem quise ajudar o Liceu e participar do Movimento VIva Liceu é
movimento@vivaliceu.org.
Primeiramente, parabéns pelo programa, e obrigado pela matéria sobre o Liceu Coração de Jesus.
Sou ex aluno do Liceu, e gostaria de deixar meu comentário. O Liceu está passando por um didfícil momento, principalmente pelos problemas do seu entorno, porém, não vamos deixar que ele feche.
Sou um dos integrantes do Movimento Viva Liceu, e estamos trabalhando para ajudar o Liceu a voltar a ter a quantidade de alunos que já teve. O Liceu continua sendo o que sempre foi, sua qualidade de ensino, seus princípios e seus valores, nada disso mudou, porém, com menos alunos.
Participem da festa no Liceu, neste sábado.
Abraços
Michel, acho ótima a iniciativa de um movimento para revitalizar o Liceu, contribuindo assim com a revitalização do Centro sem que os marcos históricos sejam esquecidos.
Não fui aluno do Liceu, mas precisamos mesmo tentar “reconstruir” o colégio, trazendo melhorias para o Centro e evitando a proliferação do consumo de drogas na região.
Parabéns pela reportagem.
Nós da Associação Preserva São Paulo apoiamos incondicionalmente a luta em prol do Liceu Coração de Jesus, um verdadeiro tesouro da cidade de São Paulo. Não podemos permitir que aconteça com ele o que aconteceu com o tradicionalíssimo Colégio Nossa Senhora do Loreto, cujo fechamento foi uma tremenda perda para o bairro dos Campos Elíseos e para a cidade.
O governo, que anunciou a erradicação da Cracolândia, na verdade está transformando o Centro inteiro numa imensa Cracolândia. Postos da Polícia Militar estão sendo retirados do Centro e mandados para onde? Para a Vila Olímpia? Por exemplo, o posto policial 24 horas que existia há 30 anos na Rua do Carmo em frente ao Poupatempo, foi demolido! Em conseqüência, essa que é uma das regiões mais históricas da cidade, que até há pouco tempo tinha segurança 24 horas agora tem insegurança 24 horas, e já está completamente depredada e pichada. Aliás, aproveito para pedir ao Milton Jung uma matéria sobre esse verdadeiro escândalo. E esse é apenas um exemplo.
Para se recuperar o Centro não são necessárias obras faraônicas como a da Companhia de Dança, basta segurança e limpeza. É disso que o Centro precisa, senhores Prefeito, Governador e Presidente! Basta isso para que o Liceu continue a ser aquilo que tem sido há várias gerações: uma grande e notável instituição de saber da nossa cidade.
Izabel. Cristina, é o que o filósofo Jean Baudrillard bem define como dissimulação e simulação.
Dissimular é esconder o que existe.
Simular é mostrar o que não existe como se existisse.
Simulacro é a simulação do real que não existe mais.
Algo como a Disney, que imita um mundo que não existe.
Em outras palavras, os politicos em geral são doutores nestas artes.
Maria Zemella, uma das coisas que aprendi no Liceu , além de estudar, de praticar esporte e apreciar as artes do cinema e do teatro, foi a participação politica.
O GREMIO PADRE JOSÉ DOS SANTOS dos alunos do curso cientifico era representativo e empolgava em épóca de eleições estudantis.
Os debates eram realizados com presença maciça dos alunos.
Esta participação que ora vemos no MVL é bastante positiva e com certeza trará frutos e resultados para a causa do Liceu.
Vania Gori, Parabéns pela participação e pela função de professora.
Fique certa que de nossa parte e do jornalista Milton Jung, assim como da CBN, a causa sempre terá apoio. Todos tem pautado pela defesa da cidadania ,pela democracia e pelo bem estar da comunidade.
Walter Martinez, congratulações pela carreira no Liceu e pela atuação no Movimento VIVA LICEU.
Estamos apoiando e torcendo para que em breve possamos ter ultrapassado esta fase.
A divulgação é fundamental neste momento.
Liceu… quantos anos.. de 1988 até 1999.. onze anos naquele colégio maravilhoso, onde duas pessoas que aqui se expressaram foram meus professores: Vania e Walter. Fecho os olhos e lembro do pátio lotado, a cantina com aquele cheirinho de mini pizza, misto quente e recheada de guloseimas que a molecada adorava! O hino nacional ecoava pela Dino Bueno e pela Barão de Piracicaba nas quintas-feiras, o “bom dia” do coordenador, o museu do Pe. Geraldo, tão bem cuidado, a piscininha no pré primário, e futuramente as 4 quadras e o espiribol. Maratona Cultural, com seus números de dança e teatro. Festas juninas absolutamente lotadas….
Uma vez por mês a missa: naquele Santuário lindo, com colunas de mármore (se bobear, de Carrara), o órgão. O teatro reformado, a quadra coberta. Lembro de acordar cedo e correr pra não perder o sinal…
O Liceu não pode morrer! Ele carrega o peso histórico e o peso mais importante: a lembrança e o carinho eterno de seus ex-alunos.
Armando Italo, tenho a impressão que a demolição talvez não seja o risco, pois há mais probabilidade de utilização para uma série de atividades que não exigiriam tal esforço.
Entretanto é louvável o posicionamento dos Salesianos para manter o objetivo do ensino. Principalmente porque o mais fácil seria a mudança para outra região. Foi o que fizeram alguns colégios há tempos, como o Santo Américo e o Porto Seguro, que se instalaram no Morumbi.
O imponente prédio está quase intacto, com exceção do campo de futebol, ou dos 3 campos de futebol de areia que um Diretor teve a infeliz idéia de cimentar. Pior , posteriormente dividiu-se em quadras esportivas. Pecado mortal, pois a oigem italiana que herdou a paixão pelo futebol foi desconsiderada.
Carlos Assis, você tem razão, já morei na Av. Rio Branco, vizinho ao Palácio do Conde Prates, que foi demolido para dar lugar a oficina de Revendedor Volkswagen. Este Palácio tinha um salão coberto de ouro, afrescos de pintores italianos e cristais e pratarias, etc.
Por que o poder publico não reagiu?
Após o incendio, alargaram a avenida e mudaram o Palácio para o Morumbi.
Hoje, se a Prefeitura não atrapalhar e não criar aumentos de impostos ou taxas , vamos agradecer.
Bernardete Druzian, para quem estudou no Liceu há muitos anos, década de 50 e 60 e saber que a qualidade está tão alta ainda é bastante gratificante.
Vamos manter acesa esta qualificação .
Moacir Alencar Junior, vamos lutar juntos. Viva o LICEU.
Michel Porcino, as idéias tem sido multiplicadas e o Movimento Viva Liceu toma corpo gradativamente.
Não tenho duvida que este é o caminho para a solução deste problema, que você bem define como de segurança e de saúde publica.
André, espero que o poder publico não consiga a façanha.
Pela reação das pessoas envolvidas com o Liceu, acredito que haja solução á vista.
Norberto Erdei Nunes, bonitas e emocionantes palavras. Vamos difundir e brigar pela manutenção neste local destas qualidades tão caras e não tão comuns .
Michel.obrigado pela informação. Vamos divulgar e participar.
Ronan Gabardo, parabéns pela participação no Movimento Viva Liceu.
Vamos divulgar.
Sou aluno do Liceu Coração de Jesus des de 1999!
E fico indignado com o descaso das autoridades públicas, não só com a região em que meu colégio está situado mas com a situação que se encontra todo o centro da cidade de São Paulo.
Nós, alunos do Liceu, queremos o direito de permanecer estudando em nosso colégio, colégio esse que para muitos e inclusive para mim é uma CASA, pois foi lá que aprendi a ser cidadão, foi lá que me formei meu caráter e não só eu como todos os alunos que lá permanecem tem o imenso desejo de pegar nas mãos um diploma do Liceu Coração de Jesus, porque amam o colégio.
Graças ao movimento “VIVA LICEU” e a ajuda de ex alunos e professores, estamos conseguindo fazer com que o nosso pedido de socorro consiga ser ouvido ou, pelos menos chame a atenção.
Luaci, a solução para o problema atual do Liceu contribuirá sem duvida para a revitalização do centro.
Entretanto a questão que se coloca é que as construtoras que deveriam ser controladas pelo Estado e Prefeitura, controlam os vereadores, pois como se soube é que metade deles foi eleita pelas construtoras.
E, sabemos que são elas que fazem apartamentos de 90m2 com 3 suites, prédios que desabam , viadutos que as vigas caem, shoppings cujas ampliações machucam consumidores, metrôs que abrem buracos que engolem caminhões, etc
Olá, sou ex aluna do Liceu e fico mto feliz em ver tantas pessoas se moblizando para não deixar que nosso colégio, palco de tantas alegrias, de tantas realizacões, seja tomado por um descaso do poder público.
Estudei por 13 anos no Liceu e hoje, choro ao ler o que dizem sobre o colégio, pois ele é sim uma referência, tem qualidade, é uma obra de arte a sua estrutura, não só externa, como interna.
Pessoas maravilhosa eu conheci, UMA FAMÍLIA eu conquistei lá dentro, pois 8 anos se passaram desde minha formação, mas quando entro lá, é como se nunca tivesse me formado, a emoção que toma conta de mim é imensa;
Não podemos cruzar os braços para essa situação. Faço parte do movimento VIVA LICEU também e tenho muito orgulho de lutar por ele, pois, por muitos anos foi minha segunda casa e quero que seja dos meus filhos também.
A todos que nos apoiam, MTO OBRIGADA!!!
Ola!
Primeiramente, fico muito contente em saber que todo esse movimento em “levantar” uma das principais escolas da cidade de São Paulo está acontecendo realmente.
Eu, como ex aluno e morador da região, estou muito triste em saber que o Liceu, um colégio tão respeitado em toda a cidade, está nesta situação e que o governo e a prefeitura pouco tem feito pela famosa revitalização do Centro da cidade. A Situação de degradação da região não vem de agora e os problemas com a Cracolandia presistem, pois muito se fala e pouco faz.
Agora é o momento de nos reunirmos e levantarmos não somente o centro da cidade como cidadãos, se sim levantar uma escola o qual aprendemos valores e dignidade com o mundo!
Parabéns pela reportagem e com certeza estarei no evento que acontecerá no dia 28.11
Forte abraço!
Arthur Di Martino, vamos aumentar esta corrente pró Liceu e divulga, comentar e lutar para que possamos elevar o numero de alunos para 2010. Estes depoimentos, emocionantes e intensos relacionados á qualidade do ensino e da formação apresentada pelo Liceu não será em vão. Certamente irá sensibilizar a todos que possam se interessar por um ensino de alto padrão.
Fernanda Yumi, esta corrente pelo que estamos observando é grande e bastante apaixonante.
Depoimentos intensos e determinados a apoiar o Movimento Viva o Liceu pelo que estamos vendo estão num crescer altamente positivo para criar uma repercussão que levará a reversão do problema principal que é a falta de alunos e alunas.
Parabéns pela participação em Movimento tão significativo para a cidade e para o ensino.
Edugard Joseph Kiriyama, parabéns pela participação .
Vamos levantar o Liceu e o centro da cidade.
Prezado Carlos Magno
Parabéns pela mensagem contida em teu artigo, particularmente com referência a importância da Educação na vida das crianças e das famílias, em que o Liceu já desenvolveu relevante papel com o Oratório Festivo e pelas ações dos salesianos.
Não é por outra razão que, passados quase 50 anos, desde nossa formatura no Científico, um grupo de amigos se reúnem para resgatar essas sadias mensagens e exemplos.
Abraços salesianos a todos nossos colegas, em especial a você por mais esta contribuição à nossa sociedade!
Wilson Abrahão Rabahy
Carlos Magno Parabens ! Seu editorial no Blog do Milton Jung está
retratando com muita propriedade a situação atual do nosso querido
Liceu Coração de Jesus, infelizmente incrustrado na Cracolandia de
São Paulo. É com muito carinho que voce descreve a tradição e
o alto conceito conquistado pelo Liceu em quase 125 anos de sua historia
a serviço da boa educação e profissionalizacão de nossos jovens. Sinto
saudades do nosso tempo de classe do Cientifico… que é amainada
com nossos “encontros” que vez por outra, realizamos e confraterni-
zamos…. Um Forte abraço Liceano e Palestrino (o campeonato ainda
não terminou ! )
Colegas dos “encontros” Entrem no site http://www.cbn.com.br e acesse
o blog Milton Jung e desfrutem do editorial do nosso Carlos Magno
Abraços a todos
Dorival
Não resta dúvida: caso o LCJ venha mesmo a desaparecer da nossa paisagem, será um monumento gigantesco à incompetência generalizada que tomou de assalto o Poder Público e os seus (nossos!) cofres!
Sou ex-aluno de outro Liceu, o de Artes e Ofícios, onde fui aluno do mestre Celso Roberto de Mello, também docente do LCJ (que Deus o tenha em muito bom lugar!). Então é como se o LCJ fosse o “meu” Liceu também.
Concordo com o Jorge Eduardo quando diz “Para se recuperar o Centro não são necessárias obras faraônicas como a da Companhia de Dança, basta segurança e limpeza”. E acrescento: vergonha na cara também ajuda, viu, “autoridades”? Não vão fazer como fizeram com a calçada do SESC Pompéia, tá? “Ah, tem o desenho aí, é só refazer…” Já basta a Jules Rimet, que hoje aparece “substituída” por um lixo feito de ouro lá na CBF, ok? (não foi esse lixo feito de ouro que o Carlos Alberto ergueu, foi?? Então…)
Eu ficaria aqui bytes e bytes a fio comentando, mas acho que seria chover no molhado. Prefiro comparecer lá no sábado para abraçar o “meu” Liceu! 🙂
Liceu…….. o que falar sobre esse colégio que fez e faz parte da história de minha vida ? Entrei no Liceu em 1988 pela primeira vez, aos 10 anos de idade, iria cursar a 4ª série primária. Confesso que antes de ir para a nova escola, não queria, resisti, briguei com meus pais, pois estava deixando minha escola onde havia conquistado amizades e tal, coisas de criança. Mas ao iniciar meus estudos nesse colégio, nunca mais quis sair e assim foi até o meu 3º colegial em 1995, 8 anos da minha historia… foi lá que aprendi muitos valores que carrego comigo até hoje, foi lá que começaram as primeiras paqueras e muitas outras coisas… o Liceu era lindo, cheio de alunos correndo pra la e pra cá, jogamos futebol nos intervalos e voltavamos para a aula com a camiseta suada, suja e felizes da vida… maratonas, olimpíadas, que saudade. Hoje a triste imagem do Liceu é quase que inacreditável, comparando com os tempos que lá estive. Tenho 3 filhos e gostaria que os mesmos passassem por tudo isso que passei e me orgulho…. Algo precisa ser feito pelas autoridades e rápido. Liceu, um gigante adormecido que precisa acordar e mostrar sua cara!
Sou ex-aluno do Liceu Coração de Jesus. Hoje em dia estou cursando Jornalismo na PUC-SP e acho incrível como mesmo depois de um tempo fora da escola, ainda tenho muito do Liceu em mim. Eu nunca ví em nenhum colégio, o sentimento e motivação que os alunos tem em levantar a instituição como se tem no LCJ. Quando nós, alunos e ex-alunos falamos que o Liceu é nossa segunda casa, não é da boca pra fora MESMO. Foi lá que eu aprendi tudo que me torna quem eu sou hoje. Lá que eu descobri meu amor pelo teatro, e veio de lá meu sonho de me tornar ator. Não conheço nenhuma escola com tanto incentivo cultural como o Liceu. A já miuto conhecida Maratona Culturak do Liceu não só motivava os alunos a pesquisar meios culturais de expressão, ela mobilizava o colégio inteiro a realmente fazer espetáculos belíssimos. E isso não pode morrer. Deixo meu desabafo e menifesto com a intenção de que se o Liceu não permanecer vivo, que pelo menos ele seja tomado como exemplo de incentivo cultural, esportivo e de relação escola/alunos para outras intituições.
Sou ex alundo desse maravilhoso colégio de 1979 – 1990, sendo que o últimos dois anos foram os remanescentes suspiros que o Liceu realmente deu como grande instituição, depois disso com as mudanças que ocorreram na direção acompanhadas pela degradação do bairro graças ao Governo Estadual e Municipal nosso colégio sobrevive.
Achei a idéia muito valiosa e merece todo nosso apoio e prestigio, pois quem viveu os áureos tempos como as olimpíadas, maratonas culturais (3º Bio Rules) sabe do que estou falando…
Parabéns pela matéria
João Felez (Advogado)
Wilson Abrahão Rabahy, realmente estes encontros encabeçados pelo colega Roberto Belochi são a demonstração que o periodo no Liceu , passados 50 anos , ainda permanece fortemente conosco.
Embora , todos nós do grupo felizmente ainda com a vida bastante ativa, temos encontrado tempo para desfrutar destes momentos de confraternização.
Outro aspecto relevante é que não há nenhum aposentado efetivo, você como professor na FEA e ECA e uma das maiores autoridades em Turismo , o Belochi como presidente do STJ SP e por aí vai, todos com importantes afazeres e mais de 60 anos.
Este é o espirito do Liceu Coração de Jesus.
Dorival Salles, como você pode observar estava comentando com o Wilson, bom de bola lembra-se?, o aspecto da longevidade do nosso grupo. Todos na ativa e em cargos importantes.
Agora me dou conta de que ninguém é perfeito e o Dorival é Diretor de obras do Palmeiras.
Nesta área de futebol o grupo é dividido, mas não importa, a lição do Liceu é gostar de futebol.
Dorival, obrigado pelas palavras e espero te encontrar no sábado no Liceu.
Grande abraço
Antonio Mietto,não acredito que o Liceu possa desaparecer. Concordo que não há necessidade de obras gigantescas.
Estaremos lá no sábado.
Cristiano Catania,muito bom o seu texto. Mostrar a cara conforme sugere é importante, pois como disse Milton Jung é a cara de São Paulo.
Renan Ferreira, com certeza o Liceu permanecerá vivo, concreta e espiritualmente.
Vamos todos para lá no sábado.
Abraço
Dificil de acreditar que isto um dia iría ocorrer. Ver o que a incompetência de varios governantes que por aí passaram é capaz de fazer. O LCJ faz parte de um grande pedaço e minha vida. Se cheguei a ser o que sou grande parte devo aos educadores que tivemos no Liceu é uma pena ver o que estão fazendo com o nosso Liceu. Infelizmente estou há 150 kms e não tenho podido comparecer como gostaría das reuniões dos “dinossauros”. Quero ajudar, não sei como mas quero ajudar. Nossa história não pode acabar desta maneira. Toda noite abraço o Liceu em minha reza, agradeço a Dom Bosco, a Domingos Savio. Não sou frequentador assíduo de missas, nem de igrejas porém me sinto bem qdo falo com eles no inicio do meu descanso. Pena não poder estar fisicamente com vcs dia 28/11. Vamos lutar, vamos gritar mas não podemos deixar o Liceu acabar. Cardinali
Raoul Cardinali Junior, bem Raoul, você já começou a agir, na medida em que se manifestou com este comentário.
É o primeiro passo e que poderá se multiplicar ao acompanhar as atividades do Movimento Viva o Liceu, através do site e das atividades, mesmo que por via eletrônica.
Bem vindo ao tema.