Liceu: simulacro e simulação

 

Por Carlos Magno Gibrail

Liceu Coração de Jesus, São Paulo

Liceu Coração de Jesus, ícone por mais de um século da Educação paulista, fundado sob a orientação de um santo – Francisco de Sales – pelas mãos de outro santo – João Bosco – com o apoio de uma princesa – Izabel -, está diante do simulacro da Cracolândia em seu entorno.

Com a intenção de neutralizar o incômodo do crack na região, cuja maior visibilidade está na Sala São Paulo, a Prefeitura realizou ação para retirar os viciados e os traficantes. E tratou de divulgar o sucesso da empreitada, a tal ponto que domingo os jornais noticiaram que a proposta de reajuste de até 60% no IPTU contemplava a Cracolândia. Simulação e dissimulação que levou os drogados para os limites do quarteirão de 17.000 m2 ocupados pelo Liceu. A tal ponto que janelas foram pregadas para que os 280 alunos remanescentes não vejam as calçadas onde os viciados estacionam.

O Liceu, fundado em 1885 para atender os filhos de imigrantes italianos para educação convencional e de ex-escravos para operadores de alfaiataria e gráficas, teve alunos como Monteiro Lobato, Grande Otelo, Zeferino Vaz, Carvalho Pinto, Vicente Feola, Noite Ilustrada e Toquinho.

Contando com a Igreja mais bonita e rica da cidade, com um teatro de 700 lugares, com múltiplas quadras esportivas, com uma estátua do Cristo com camada de ouro em sua torre principal, o Liceu embora cercado por drogados, mantêm a exuberância estética e a energia dos tempos idos, quando 3.000 alunos povoavam seus espaços. Indubitavelmente faz parte da história da cidade e como observa Mílton Jung “O Liceu é a cara de São Paulo”, símbolo significativo que sucumbe ao processo urbano em que a antropofagia daqueles que, incumbidos de construí-lo, protagonizam a desconstrução ao procurar o novo e desvalorizar o antigo.

O alargamento da Avenida Rio Branco, cortando os jardins do Palácio dos Campos Elíseos, certamente foi o golpe fatal à região ao ver transferida a sede do Governo do Estado para o Morumbi. E, incrivelmente, ainda se cogita de transferir o Palácio do Morumbi para os Campos Elíseos, o que não corrigirá o erro anterior, mas o ampliará.

A questão urbana é fortemente exemplificada neste caso dos Salesianos, pois em Santa Terezinha na região Norte da cidade, em área de classe média bem posicionada há um Colégio que está abarrotado de alunos, enquanto o Liceu prevê para 2010 apenas 200 alunos. Situação que reflete a preocupação do jornalista Clovis Rossi, no mesmo dia em que a Folha publicava editorial sobre o Liceu e o crack em suas imediações : “Mais um pedacinho da “minha” cidade está morrendo, o Liceu Coração de Jesus.”

A Congregação a par das investidas imobiliárias reage e procura se adaptar a esta fase, reformulando seus cursos deficitários e abrindo negociações com empresas como Porto Seguro e Pão de Açúcar, com intuito de manter a vocação do ensino de alta qualidade pedagógica e aliada á cultura e aos esportes.

O Liceu Coração de Jesus luta para continuar educando, quer viver essa missão que é sua há mais de 120 anos.

As crianças que aqui brincam e estudam tornam-se mães e pais, artistas e empresários, esportistas e sacerdotes, assumem muitos caminhos porque são muitos os caminhos da sociedade brasileira. Se por acaso o Liceu parasse, São Paulo perderia um pouco da sua identidade, do seu jeito de preparar o futuro.

Alunos, pais e educadores não deixarão isso acontecer, pois fiéis à herança salesiana continuaremos a educar olhando pra frente.

Que o Senhor abençoe a todos os ex-alunos que estão torcendo pela comunidade educativa do Liceu Coração de Jesus”.

Pe. Benedito Spinosa, Salesiano de Dom Bosco, Diretor do Liceu Coração de Jesus, em mensagem especial para este blog.

Como paulista de coração e ex-aluno do Liceu Coração de Jesus, onde aprendi a estudar, a praticar esporte e gostar de cinema e teatro, fica aqui a minha contribuição à cidade que amo e ao Colégio que bem a representa.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e voltou a sala de aula para escrever este artigo no Blog do Mílton Jung.


A imagem que ilustra este post é de autoria de Marcelo Isidoro Alves, conheça a galeria de fotos dele no Flickr com outras cenas de São Paulo.

73 comentários sobre “Liceu: simulacro e simulação

  1. Não sou nem fui aluno do Liceu, mas é revoltante o descaso que leva a essas consequencias, é importante que a comunidade, independente de envolvimento direto com a entidade apoie o movimento para salvar esse marco histórico de nossa cidade!! Nos vemos sábado!

  2. Estudei no Liceu de 1967 a 1974. Foram anos maravilhosos.
    Quanta saudade. Muitos amigos e professores capacitados como o Prof.Inácio e o Prof.Celso que participaram positivamente de minha formação. Faz muito tempo que o entorno do Liceu vem se degradando. No meu tempo já era perigoso atravessar a rodoviária velha para tomar o ônibus na Julio Prestes. Só piorou e muito. Todos os governantes que passaram prometeram revitalização que só ficou mesmo como promessa e mentira.Um espaço tão bonito onde milhares poderiam estudar não pode acabar pela incompetência do poder público.

  3. É muito gratificante ver quantas pessoas estão lutando com o movimento ‘Viva Liceu’… quando fiquei sabendo que o Ensino Médio do LCJ ia fechar, eu fiquei paralisada… não sabia o que falar. Meu coração ficou apertado, não acreditei que um colégio com tanta qualidade, com tantos professores maravilhosos, poderia fechar… para falar a verdade, até agora parece que isso não é verdade… foi muito triste receber essa notícia, pois estudei 8 anos no Liceu e esse colégio é ainda, até hoje, como minha segunda casa… um colégio maravilhoso! Lembro da Mostra Cultural, da Maratona… as peças lindíssimas que produzíamos. Lembro que ficávamos o ano inteiro só para decidir o que iríamos usar, o que fazer, Mostre Sua Cara… Meu Deus, é um colégio muito bom para simplesmente ir acabando aos poucos. Nunca vou me esquecer do meu último dia de aula, o aperto no coração foi tão grande, que chorar era simplesmente inevitável… olhava ao meu redor e via tudo aquilo que deixaria para trás… deixar minha segunda família também foi muito difícil mesmo! Eu nunca vou deixar de AMAR COM TUDO O QUE POSSO o meu eterno Liceu Coração de Jesus… ele só não fez parte da minha vida, como faz parte até hoje, de mim. Me ensinou tantas coisas, me ajudou a ser quem eu sou, e graças ao Liceu, tive tantas vitórias em minha vida… eu amo esse colégio, e vou fazer de tudo para que esse pesadelo acabe. Apoio 100% o Movimento "Viva Liceu”.

  4. Passei boa parte de minha vida estudando no Liceu, um dos colégios mais conhecidos de SP durante décadas e décadas. E me sinto muito triste por ver o descaso das autoridades com a cidade, que faz com que SP perca suas grandes referências.
    Apoio total a essa causa, e por favor, nos ajude a fazer ecoar o pedido de ajuda pra não destruírem mais um patrimônio de nossa cidade e de nossas histórias.

  5. Lembrar de todos os meus momentos de oratoriana e de professora no meio desta grande Família Salesiana, traz um sorriso saudoso. conheci, vivi e segui muitas lições deixadas por Dom Bosco, o fundador desta congregação.
    “Educação é coisa do coração.”
    E é com o coração apertado que vejo o Liceu, escola onde lecionei e fiz grandes amigos, passar por todas essas dificuldades. Isso já vem acontecendo há alguns anos e sempre acreditamos com esperança nos projetos de “limpeza” que a prefeitura propõe mas não põe em prática nunca. No entanto, a cada ano as coisas pioram. O importante é não desistirmos. Quem sabe um dia mais e mais pessoas serão “bons cidadãos” como pregava Dom Bosco; mais e mais pessoas irão atrás do sonho de um mundo melhor assim como fez o menino Joãozinho Bosco, a partir do seu sonho aos 9 anos…
    Estamos juntos nesta luta. Uma vez salesiano, sempre salesiano é o que costumo dizer.
    Abraços a todos os meus amigos…

  6. É com um misto de alegria, tristeza e saudosismo que comento esta matéria. O Liceu faz parte de minha família desde meados de 1930. Meus bisavós italianos, que aqui moravam, matricularam seus filhos no, já grande colégio denominado, Liceu Coração de Jesus, desde então ele é cenário de diversos acontecimentos em minha família. Meus pais se casaram em sua maravilhosa igreja em 1977. Eu e meu irmão mais velho estudamos a “vida inteira” nesta segunda casa, pois foi onde aprendemos a ser o que somos hoje. Essa instituição sempre agregou valores importantíssimos de educação, fé, respeito, amizade, saúde, companheirismo, dentre outros, a todos que por lá passaram. Amo demais tudo e todos que fazem parte da família Liceu Coração de Jesus e tenho fé que ela continuará a ser história na cidade de São Paulo.

    Carla Russo Machado

  7. Não fui aluno do Liceu, mas tive o prazer de conhecer suas instalações na década de 90 por intermédio dos padres Salesianos, que já mantinham obras sociais na periferia da zona leste, onde participávamos de retiros de catequese, por exemplo, eram domingos memoráveis. Ficávamos impressionados com a estrutura do colégio, os eventos, a igreja… Lembro-me como hoje, das homilias do Pe. Pessinatti em Itaquera, onde sempre citava o Liceu.
    Um patrimômino tão importante como este não pode acabar!

  8. Belo movimento Carlos,

    Um dia desses conversando com amigos quarentões, observávamos o quanto caiu a qualidade artística do Brasil. Na musica isso é bem fácil de observar. Colégios como o Liceu, estão fazendo muita falta mesmo. O diferencial do Liceu sempre foi formar cidadãos de bem, e isso esta em falta. Quem nos ensina o bem, jamais será esquecido.

    Mesmo fora de Sampa, sou solidário a causa. Nasci paulistano e o Liceu é parte de minha formação, pois, muitos de seus alunos me ensinaram muito.

    Abraços,

  9. Prezado Carlos Magno:

    Apreciei muitíssimo o fato de conhecê-lo pessoalmente no “abraço ao Liceu” hoje, pela manhã!
    Coloco-me à sua inteira disposição para prestar qualquer auxílio no que concerne ao nosso querido Liceu Coração de Jesus.
    Meus telefones são: 2203-8064 (resid.) e 8685-1608 (cel.). O meu e-mail já deve lhe aparecer aí acima, certo?
    Qualquer coisa, entre em contato. Será sempre um prazer atendê-lo!
    Saudações liceanas!
    Abraços do amigo

    Walter Martínez.

  10. Beto, o Liceu com o teatro – cinema ,de 700 lugares há muitos e muitos anos, foi pioneiro em termos de cinema. Na sua história, cujo teatro se chama Grande Otelo, registra-se que foi o primeiro cinema do Brasil.
    Era rotina festejadíssima na minha época, década de 50,60, quando as aulas eram interrompidas para projeção de filmes como o da conquista do Everest.

  11. Walter Martínez, aproveito sua mensagem para informar a todos o sucesso que foi o evento ABRACE O LICEU.
    Mais uma vez verificamos que a frieza do paulistano é apenas aparente, pois homens,mulheres e crianças estampavam o prazer e a alegria de estar participando do movimento.
    Destaco além do aspecto organizacional , cujo resultado positivo ficou evidenciado, como também á cobertura da imprensa, muitas vezes criticada e neste caso elogiada.
    Ressalto nesta parte o registro feito pelo jovem advogado, orador do evento que agradeceu em destaque o apoio que o jornalista Milton Jung tem dado ao Movimento Viva Liceu, inclusive citando a chamada geral do dia no BLOG DO MILTON JUNG da radio CBN.

  12. Nós, do Movimento Viva Liceu, agradecemos a CBN, ao amigo Carlos Magno, e a todos os que estiveram presentes no Abraço ao Liceu.

    Precisamos arregaçar as mangas e trabalhar para recuperação do Colégio.

    Juntem-se a nós e Viva Liceu!!

    Mais informações no nosso Blog: http://vivaliceu.wordpress.com/

    Contato: movimento@vivaliceu.org

    Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95398094

    Twitter: http://twitter.com/vivaliceu

  13. É muito bom saber que o Liceu tem TANTAAAAAAS pessoas preocupadas com ele. Até gente que nem estudou, que nem tem uma relação direta como eu e muitos amigos meus temos.

    Me dói muito saber que o lugar que eu cresci, que eu e meus amigos de infância aprendemos a ser gente, aprendemos a amar e ser amados, respeitados, que faz parte de mim e de tantas pessoas queridas está simplesmente largado.

    Por outro lado, fico extremamente aliviada em saber que muitas dessas pessoas queridas se empenham em levantar a moral e o nome do Liceu que não é só uma escola, mas um lugar social.

    Espero que venham muitos abraços como esse e que a gente consiga manter nossa escola viva. Escola essa que tem tantas lembranças impregnadas em cada parede, em cada cantinho, em cada bebedouro, cantina, sala.

    Quem não lembra da maratona cultural, da cantina do Jacaré, do desfile de abertura das olimpíadas no Ibirapuera, (e a expectativa pra saber o casal que carregaria a tocha olímpica), os canarinhos, o grupo de teatro, a missa das mães/ dos pais, a pastoral, as viagens pra Lavrinhas e Campos do Jordão? E a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora do dia 24 de maio? Cada um desses eventos é um filme de muitas e muitas horas na mente de cada ex-aluno.

    Deixar o Liceu desaparecer é o mesmo que apagar parte da nossa própria história, parte de nós mesmos!!! Não sei como posso ajudar, porque não moro mais no Brasil, mas o que eu puder divulgar de eventos entre meus amigos que ainda estão em SP, e mesmo participar de eventos caso eu esteja por aí… podem contar comigo.

    Beijos a todos e super obrigada por todo esforço! Essa é uma causa que vale a pena =o))

  14. INFORMO A TODOS QUE AMANHÃ (4 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA), ÀS 12H, HAVERÁ UMA MISSA SOLENE CONCELEBRADA NO SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (LARGO CORAÇÃO DE JESUS, 154 – CAMPOS ELÍSEOS), PRESIDIDA PELO REVMO. SR. PADRE BENEDITO SPINOZA – DIRETOR DO LICEU CORAÇÃO DE JESUS, NA PRESENÇA DAS RELÍQUIAS DE SÃO JOÃO BOSCO, ESPECIALMENTE VINDAS DA ITÁLIA.
    SERÁ UM GRANDE ENCONTRO DE TODA A FAMÍLIA SALESIANA!
    SAUDAÇÕES LICEANAS!

    PROF. WALTER MARTÍNEZ.

  15. Eu fui aluno interno no LICEU CORAÇÃO DE JESUS.
    Estudei no LICEU nos anos de 1968 e 1959 no internato.
    Tenho saudades de tudo isso e de todos os meus colegas daquela época.
    Um deles que eu jamais esquecerei foi o BELANGERO,
    Eu tocava corneta na fanfarra do LICEU. Adorava tocar na fanfarra.

    Que tempo bom!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s