Câmara discute em audiência dois dias de rodízio

 

Dia Mundial Sem Carro na 23 de Maio 1Impedir que você circule de carro no centro expandido da cidade por sete horas em dois dias na semana é a ideia do projeto que será discutido em audiência pública, hoje, na Câmara Municipal de São Paulo. Atualmente, a proibição é para duas placas, por dia, e por seis horas. A proposta do vereador Ricardo Teixeira (PSDB) retiraria 40% da frota paulistana nos horários de pico dos dias úteis.

Em relação ao horário do rodízio, os automóveis não poderiam circular pela manhã das 7 às 10 horas, como atualmente, e das cinco da tarde às nove da noite – hoje a proibição é até às oito da noite. No projeto, outros aspectos como o aumento na restrição de estacionamento em vias da cidade são contemplados visando a melhora no fluxo de carros na capital paulista.

Teixeira disse ao site do Movimento Nossa São Paulo que “o projeto promove grande mudanças na cidade, mudanças polêmicas, e é natural que se queira debater mais o assunto.” Hoje, a Comissão de Finanças e Orçamento discutirá o tema na segunda audiência pública, o que abre a possibilidade de o assunto ir para o plenário.

Apesar de líderes dos partidos terem dito ao site do Nossa São Paulo que dificilmente haverá consenso neste ano para a votação do tema, os vereadores enfrentam um dilema. É praxe que pelo menos um projeto de lei proposto pelos parlamentares seja aprovado a cada ano, mesmo que o assunto não seja de agrado da maioria.

Se a tradição persistir neste fim de ano, os vereadores terão de aprovar o projeto de lei de Ricardo Teixeira que foi o único apresentado pelo parlamentar. E caberá ao prefeito vetar.

Em setembro, o Ibope fez pesquisa com cidadãos paulistanos na qual 52% disseram ser favoráveis à ampliação do rodízio para quatro dias, enquanto 42% foram contra. O maior problema nesta proposta está no fato de que os dias em que haveria restrição para circulação de carros mudaria de uma semana para outra. Um dos motivos do sucesso do rodízio – além da própria fiscalização – é o fato de os dias de restrição permanecerem o mesmo, facilitando a organização da agenda do motorista.

12 comentários sobre “Câmara discute em audiência dois dias de rodízio

  1. Milton
    Essas “supostas soluções” podem surtir efeito por um curto periodo de tempo somente.
    Todos somos sabedores, face as experiencias frustradas anteriores, elaboradas pelas nossas “ilustres mentes” dos tecnocratas, estudiosos, doutores em transito, os politicos.
    Nestas alturas do campenotado e do jeito que acabou se tornando a cidade de São paulo, totalmente caótica, nem por milagre, por decreto conseguirão reduzir o transito, poluição, pessima qualidae de vida do paulistano, etc.
    As porcarias durante os anos ja foram feitas.
    Agora é tarde.
    Tudo paliativo, quebra galho, tapar o sol com a peneira.
    E carros e mais carros são postos nas ruas, diariamente, dizem que chega a 800 veiculos por dia sendo licenciados só na cidade de SP.
    O que estão pretendendo fazer?
    Desvestir um santo para cobrir outro.
    E assim a cidade acabou virando uma verdadeira colcha de retalhos.
    Sem remedio, sem esperança de dias melhores, e para assustar mais ainda, a tendencia é de piorar mais.
    Só não ve quem não quer.

  2. É simples aumentar o numero de dias de rodízio, aumentar os numeros de placas, etc etc.
    Eu gostaria de saber o quê, pararelamente, o Governo está fazendo no sentido de transporte publico?. O quê ele está fazendo para que eu possa deixar meu carro, onde eu tenho ar condicionado, vou sentada( claro) , que me deixe perto do trabalho?.
    Impressionante a incompetencia do Governo, em qualquer esfera, em resolver os problemas. Quem acaba resolvendo é sempre a sociedade através de seu sacrificio. Haja vista a “derrama” que está aí!!

  3. Mílton eu vou mais longe.
    Segunda só poderiam circular veículos com placa 1 e 2, terça 3 e 4, quarta 5 e 6, quinta 7 e 8 e sexta 9 e 0. Parece loucura, mas um dia ainda veremos isso acontecer. É só aguardar e veremos.

  4. Bom dia , logico que ele quer que aprove o rodizio para dois dias sem carro . O carro dele usa placa especial ai pode ….
    fazer o que ele quer , rodar todos os dias, parar em qualquer lugar, pede para ele aprovar a lei e usar o carro como um pobre qualquer , ou pegar onibus e metro no horario de pico.

  5. Que tal se estipular um horário em que os carros não circulem. Neste horário haveria transito somente de transportes coletivos e taxis. Assim se poderia aumentar a quantidade de ônibus circulando.

  6. Ouvindo a entrevista com o vereador Ricardo Teixeira, questionei os seguintes aspectos:
    – a migração do transporte particular para o público – o que é louvável e necessário – passa necessariamente por uma reformulação das condições de transporte público; no reescalonamento dos horários do comércio, fica difícil conciliar os interesses de um (comércio) e outros (escolas, empresas, hospitais etc).
    Embora seja muito interessante e bom nos aspectos gerais, como bem disse o vereador na entrevista, é preciso maior mobilização da sociedade nos diversos segmentos interessados.

  7. É um absurdo! Esse rodízio é uma gambiarra que funcionou bem por algumas semanas, mas hoje é absolutamente inócuo. Os 80% autorizados hoje contêm muito mais carros do que os 100% da época da implantação do rodízio.

    E o Poder Público, ao invés de correr atrás de SOLUÇÕES para o problema do trânsito, deitou nos louros da receita garantida pelas multas, e a população que se dane.

    Agora inventam a gambiarra da gambiarra, que é tirar 40% dos carros… Conclusão óbvia: logo chegaremos aos 100%!! E nada de SOLUÇÕES REAIS!!

    A tal “ExpansãoSP” por enquanto não passa de propaganda enganosa. Sou usuário da CPTM, na linha que vai da Luz a Francisco Morato. Mudaram o nome da linha para Rubi (quem sabe chamando a linha com nome de pedra preciosa o problema da hiperlotação dos trens melhora…), gastaram toneladas de tinta para pintar as estações (quem sabe com as paredes pintadas o problema da hiperlotação dos trens melhora…), mas…

    1 – não puseram equipamentos de recarga do cartão “bilhete único” nas estações!

    2 – não puseram composições de 12 carros, como as “Série 5000” que existem na linha 8, “DIamante” (ra ra ra ra ra!!!) Julio Prestes-Itapevi. Talvez porque as plataformas de algumas estações não comportem composições desse tamanho… Ora!, então por que que a “ExpansãoSP” não expande essas plataformas ao invés de ficar na “perfumaria”?!?! Ninguém responde…

    Esse projeto absurdo (dois dias de rodízio) é apenas mais um dos absurdos que mostram o quão desvinculados da realidade estão os nossos governantes… IPTU, aumento de salários, e agora esse…

  8. Milton,

    Sou contra este projeto que somente prejudica os habitantes da capital.
    Como já não bastasse o altíssimo valor do IPVA e da Inspeção Veicular,deixarei de sair dois dias com o meu veículo(principalmente para trabalhar)?

    Quem pode comprará outro veículo e quem não tiver condições,estará sujeito ao péssimo sistema de transporte público.

    Além disto alguém sabe exatamente os limites do centro expandido?

    Daqui a pouco os vereadores vão votar um projeto mudando as pessoas de uma cidade para outra com o objetivo de reduzir o número de veículos…

    Abraço fraternal,

  9. Até que enfim !!! Alguém pensa numa solução, pelo menos a media prazo nessa cidade. E nem é preciso mudar de uma semana pra outra não, se vai restringir 4 placas por dia vai dar certinho:

    Segunda: 1, 2, 3, 4
    Terça: 5, 6, 7, 8
    QUarta: 9, 0, 1, 2
    Quinta: 3, 4, 5, 6
    Sexta: 7, 8, 9, 0

    Qualquer uma das opções agente deixaria o carro duas vezes por semana em casa; pode ser que mude do seu carro pro carro do seu cunhado. Mas isso só vai funcionar se todos colaborarem e não sair com outro carro. É fazer um esforço, a gente também pode mudar as coisas, basta querer!!

    Abs,
    _

  10. Mais uma vez esse vereadores burgueses que andam em carros oficiais não sabem o que estão fazendo, pois como pretenderão colocar os trabalhadores que irão deixar seus carros na garagem dentro de metros e onibus que já não comportam mais gente. E so pra destacar o nosso excelentíssimo prefeito proibindo os onibus fretados, que alem de ser uma forma de condução coletiva, aliviando o tranito e dando um pouco de conforto aos trabalhadores que se deslocam de longe ate o serviço, so falta quererem agora dizer que os trabalhadores de uma região zl zn não poderá trabalhar na zs…

  11. SRS.
    O que a população precisa é que crie-se um plano de medidas para acabar com o rodizio. O rodizio afeta o direito de ir e vir do cidadão.
    Isto é, os srs. vereadores junto aos empresários e cidadãos deveriam criar um plano para que se reduza a distância que o trabalhador percorre de sua casa ao trabalho. Como?
    Incentivando-se a construção de complexos empresarias nas proximidades do Metro. Copiando-se o modelo de Tóquio, que ao abrir uma linha de metro já tem leis que incentivam as empresas. Sugiro que voce entreviste o presidente da Associação Brasileira de Transpostes Coletivos.
    Mudando-se o ISS para que seja pago no destino, hoje é um absurdo, uma empresa que presta serviço em SP, muitas vezes recolhe o ISS em outra cidade onde tem sua sede (assim é com leasing, cartoes de credito, TV a cabo, etc…).
    A medida é um absurdo de incopentência dos nossos politicos, e quando 2 dias não for suficiente, fazemos o que?
    Poribi-se o cidadão de sair de carro todos os dias?

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