Nesta semana, se encerrou o primeiro ano de trabalho da atual legislatura da Câmara Municipal, daqueles vereadores que foram eleitos em 2008 para nos representar. De acordo com dados da própria Casa foram realizadas 189 reuniões entre ordinárias e extraordinárias, no plenário, fora as que ocorreram nas Comissões. Ao mesmo tempo, foram aprovados 118 projetos, dos quais 72 projetos de lei de autoria dos parlamentares, 41 do prefeito Gilberto Kassab, duas emendas à Lei Orgânica, entre outros.
Os números podem sinalizar que foi uma legislatura de muito trabalho, mas que ninguém se engane com isso. É preciso entender a relevância do que foi discutido na Câmara e o reflexo deste debate na vida do paulistano para que se tenha uma avaliação mais precisa. O site da Casa, por exemplo, ao citar um dos destaques do ano fala de “a aprovação da Peça Orçamentária, que irá decidir os destinos da cidade no ano que vem”. Não bastasse ser uma obrigação dos vereadores aprová-la, é preciso ressaltar que muitas das prioridades ali postas são questionáveis (haja vista, os R$ 125 mi para publicidade).
Seja no Plano de Metas que impôs regras para melhor avaliação do desempenho da prefeitura de São Paulo seja nas denúncias de recebimento ilegal de doação para as campanhas eleitorais, a Câmara apareceu na mídia em momentos importantes e polêmicos. E para que nossa análise sobre as ações do legislativo seja mais precisa, o CBN São Paulo promove um debate sobre a Câmara Municipal, neste sábado, das 10h ao meio-dia.
Estão convidados para participar ao vivo deste debate os vereadores José Police Neto (PSDB) e Antonio Donato (PT), Sônia Barbosa do Voto Consciente e Maurício Piragino do Movimento Nossa São Paulo. As perguntas podem ser feitas através do blog. Deixe sua opinião na área reservada aos comentários.
Mais uma vez a AIB X vereadores
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4165908-EI7896,00-Juiz+cassa+dois+vereadores+de+SP+por+captacao+ilicita.html
Pergunto:
Só os dois da materia acima?
Sei não!
O projeto twiticos deseja saber:
a) Por que alguns vereadores não tem twitter e mostram de forma transparente o seu mandato ?
b) Se tem twitter, por que alguns vereadores só usam como agenda e não compartilham seu mandato com o povo ?
c) Os parlamentares não entenderam que esta (twitter) é uma ferramenta que os coloca lado a lado com seus eleitores ?
d) Quais foram os principais projetos aprovados em 2008 na câmara que verdadeiramente se tornaram úteis ao povo?. Qual foi este real benefício ?
Com relação ao Plano de Metas. Afirmo categoricamente que é uma verdadeira falácia, pois a Prefeitura sequer consultou a população sobre o mesmo. Apesar do povo sofrer muito com isso acaba caindo na cabeça do Prefeito, que ao não ouvir a população “executa” serviços muitas vezes desnecessários. Por exemplo: Por que Kassab não deu continuidade nas obras da Radial Leste até Guaianases? Encontra-se igualzinho como Marta Suplicy deixou. Muitas crianças estão amontoadas em Creches Conveniadas, sem qualquer qualidade Pedagógica. Isto mostra que com a briga de partidos o povo sai perdendo. O que os Vereadores Governistas acham disso ?
Milton…uma das dificuldades com a camara é que muitas reuniões com pautas importantes de diversas comissões são publicadas muitas vezes somente na vespera das reuniões e fica muito dificil o cidadão comum poder participar…
votações importantes como a do plano diretor, que nós aqui da lapa estamos seguindo passo a passo, podem ser colocados em votação a qualquer momento, sem nós termos tempo de participar…o que pode ser feito em relação a isto?…um grande abraço a police neto , donato e a todos aí…no estudio…
lembrem-se da lapa em suas emendas parlamentares…por favor…
Milton bom dia!
Como integrante do Projeto Adote um Vereador eu fiscalizei o mandato do Vereador Marco Aurélio Cunha durante o ano de 2009. O resumo que faço, do mandato dele, seria de muita expectativa de minha parte e pouca produção da parte dele para a cidade. Na minha opinião os projetos aprovados em nome dele não são de relevância para a nossa cidade. Concluo dizendo que o custo de um gabinete é muito alto para o contibuinte dessa cidade em relação à produtividade.
Agora tenho uma observação e uma pergunta para o vereador governista e para o oposicionista:
Vereador Police Neto:
A verba de publicidade que foi aprovada na Câmara Municipal na minha opinião é uma afronta à inteligência do contribuinte paulistano. Parece que a sua administração enxerga a população como muito “burra” ou seja entende que as informações devem ser mais mastigadas para ser entendidas!
– Porque a Prefeitura de São Paulo que tem a função primordial de cuidar da Educação e Habitação não gasta mais e melhor nessas áreas?
Vereador Donato:
O senhor que faz parte da oposição sabe que o seu papel de fiscalizador do executivo é quase inviável. Sem a reforma política tão necessária ao país, a oposição aqui em São Paulo faz apenas papel coadjuvante.
– A oposição tem como como mudar isso, ofertando à Câmara a opinião do POVO e das entidades organizadas da sociedade civil, além da dita reperesentatividade dada aos senhores nas urnas?
Cláudio Vieira.
Tenho acompanhado o trabalho do vereador Netinho de Paula (PCdoB) desde o início da legislatura. Confesso que não foi uma tarefa fácil, não conseguia contatos via telefone, e-mail’s não respondidos, enfim só publicava no blog o que aparecia na imprensa (quase nada) e no site da câmara que nunca está atualizado. Finalmente encontrei-o no twitter e passei a trocar idéias com o mesmo quase que diariamente, e posso afirmar que temos um bom relacionamento.
Agora ao invés de contatos por e-mail através de assessoria e imprensa, publico no blog as conversas que temos diretamente no twitter, estou sempre por dentro de suas ações.
Porque a maioria dos vereadores acham que não devem satisfação a quem os colocou lá? Fogem dos eleitores como diabo foge da cruz!
Milton e demais participantes, parabéns pela iniciativa e pelo debate.
Precisamos de mudanças e este tipo de reunião é um começo.
Que tal como primeira proposição para a CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO, dar exemplo e mudar a atitude nas sessões , permanecendo sentados e em silêncio ouvindo os oradores?
Que tal acabar com a falta de respeito aos colegas vereadores e á população e comparecer ás sessões assiduamente?
Acredito que a boa pontuação em comportamento é o primeiro passo para um resultado melhor em aplicação . Os resultados certamente virão com mais eficiencia.
Essa pergunta tem uma resposta
“Porque a maioria dos vereadores acham que não devem satisfação a quem os colocou lá? Fogem dos eleitores como diabo foge da cruz!”
Depois que conseguiram entrar lá, ganhando o que ganham, acham que os politicos estariam ou estão interessados nos problemas e com a população?
Estão interessados somente nos lobbys que os apoiam, AIB por exemplo, as incorporadoras, etc, onde encontram favorecimentos para se reelegerem, aprovarem planos diretores de interesse somente voltados aos lobbys,
O povo que se dane!
Basta ver o “causo” mensalão de Brasilia, do panetone, entre outros que ficaram por isso mesmo, no total e absoluto esqucimento
A lei brasileira está somente do lado dos politicos e seus asseclas, seguidores.
Tudo leva a crer que as leis, foram feitas em benefico dos politicos somente.
Nada acontece com eles, com raríssimas execões estas quando se trnam escancaradas a todos, mesmo assim……………..quando não tem mais jeito de esconderem as suas falcatruas, desmandos, recorrem ao TJD e pronto!
Mordaça na imprensa e em todos.
Democracia?
Onde?
Conforme voce ja me respondeu no meu email,esta campanha eleitoral enrrustida , passa todos os dias em horário nobre, é mais um gasto do nosso dinheiro, suado, pago nos impostos diretos e indiretos, ao governo.
Estou falando destes governantes das esferas Municipal, Estadual e Federal que vivem usando o Horário nobre na televisão para anunciarem o que estão fazendo ou o que pretendem fazer em seus governos, acho isso uma palhaçada, ficar gastando o meu dinheiro pra falar de suas obras de governo, um querendo provar que fez mais que o outro, isto tudo não e mérito nenhum , é obrigação , o mínimo que se espera deles, e eles fazem muito pouco pelo tamanho da receita de impostos que entra para o governo.
Enfim gostaria de perguntar se não existe alguma lei que proíba este mau uso do dinheiro publico , há!, ainda tem os dezenas de Placas espalhadas por ai so pra dizer que (a prefeitura, o estado ou o governo federal, esta trabalhando.
O que o Dono de uma empresa diria quando chegasse uma fatura para ele pagar referente a propaganda de seus funcionarios dizendo o que eles fizeram o ano inteiro na empresa dele.!!??
Jardim Pirituba / São Paulo/SP
meu caro milton, nao é possivel nos aguentarmos tanto aumento o iptu deste ano esta sendo cobrado junto com anistia da prefeita marta que foi em 2003 nao da para pagar nunca atrasei o iptu na minha vida desta vez nao vai dar parece que o prefeito quer isso, pelo amor de deus milton da uma verificada com o pessoal da prefeitura no anhangabau e voce vera que eu tenho razao, onde foi que tivemos aumento dessa proporçao 30 e 45 por cento assim nao da.