Dúvidas sobre a taxa da inspeção veicular

 

Motoristas com direito a receber de volta a taxa da inspeção veicular seguem a espera do dinheiro. Outros tentaram conversar por e-mail com a prefeitura e não conseguiram uma resposta sequer. Há os que precisaram da segunda via do comprovante da inspeção porque a qualidade do certificado é ruim e os dados desapareceram. E os que querem saber o que acontecerá com aqueles que não realizaram a inspeção no ano que vem.

A quantidade de dúvidas e reclamações em relação a inspeção veicular e a devolução da taxa – que não vai mais ocorrer em 2010 – é enorme, muitas dessas expressas em e-mails enviados ao CBN SP. Por isso, hoje conversamos com o coordenador do Programa de Inspeção Veicular da Prefeitura de São Paulo.

Ouça a entrevista com Márcio Schettino, do programa de Inspeção Veicular, em São Paulo

Quanto ao bloqueio do licenciamento dos carros que não passaram pela inspeção veicular em 2009, assunto que causou controvérsia durante o CBN SP de hoje após informações divulgadas em entrevista pela Secretaria Estadual da Fazenda (veja post anterior), a Controlar fez contato por e-mail para esclarecer as dúvidas:

“Os veículos que não fizeram a inspeção do exercício 2009 foram bloqueados. Para saírem desta situação irregular os veículos terão até 30/01 para passar pela vistoria. O bloqueio ocorreu independentemente da prorrogação do prazo. Quem não levar o veículo para realizar a inspeção vai continuar com o carro bloqueado. Quem optou por licenciar antecipado este ano(2010) só irá conseguir licenciar se fez a inspeção (2009) e passou no teste”.

Portanto, se o licenciamento estiver bloqueado, não se surpreenda. Pode ser que você tenha esquecido de fazer a inspeção veicular em 2009.

3 comentários sobre “Dúvidas sobre a taxa da inspeção veicular

  1. Não concordo com o que disse o Sr. Marcio, fiz minha inspeção em setembro e o comprovante veio naquele papel que some as letras, minha vizinha fez em novembro e tbm veio no mesmo papel, o probl. não foi corrigido!!!!!!!

  2. É lamentável o serviço da prefeitura!!!!!, tinha pendências com o CADIM, depois de uma maratona, regularizei no início de novembro e até hoje consulto a devolução da minha taxa de devolução da inspeção veicular, aparece pendências no CADIM, mas qdo consulto o site do CADIM aparece que não tenho pendência alguma, e assim não consigo receber minha devolução!!!!!
    Os departamentos da prefeitura não se entendem!!!!!!!!
    Ninguem consegue em momento algum enviar reclamação no fale conosco da prefeitura!!!!!!!!!

  3. A entrevista do senhor Marcio Schettino me deixa profundamente indignado, pois revela total descaso com o cidadao cumpridor de seus deveres, bem como demonstra que este senhor nao tem qualquer constrangimento com afirmacoes totalmente fora da realidade.

    Estou desde julho tentando obter meu reembolso para os dois automoveis que possuo. Nao tenho nenhuma pendencia de licenciamento, multas ou CADIN, mas ha’ uma mensagem que fala de pendencias, sem dizer qual. As dezenas de e-mails enviadas, no mesmo endereco de e-mail citado pelo intrevistado, retornam poucos minutos apos, com mensagem de erro, e com quem falo me dizem que tiveram a mesma experiencia, ou seja, que o servico de e-mail nao funciona. Peco a qualquer um para testa-lo e comprovar o que digo.

    Ao telefonar para a SVMA (Secretaria do Verde e Meio-Ambiente), e reclamar, o atendente me disse para desconsiderar a mensagem de pendencia, e aguardar ate’ 10 de fevereiro. Quando questionei o por que, o atendente me disse que na verdade ha’ problema de orcamento (falta de dinheiro), que ha’ milhares de pessoas com a mesma reclamacao, e que tudo vai “se ajeitar” apos 10 de fevereiro. Quando disse ao atendente que isto estava errado, ele respondeu que eu tinha razao, mas que “aqui as pessoas ficam empurrando o problema um para outro”, e que a partir de 10 de fevereiro, “vao botar a casa em ordem”.

    Espero que o Milton Jung tenha a oportunidade de chamar o senhor Marcio Schettino novamente neste programa e cobrar-lhe a verdade. De acordo com o proprio intrevistado, houve reembolso de 36% (60% de reembolso dos 60% que pediram reembolso) das tarifas. Ou seja, e’ calote mesmo, na cara dura, e o atendente com quem eu falei provavelmente disse a verdade.

Deixe um comentário