Atenção senhores moradores, voo chegando

 

Prédio na cabeceira de Congonhas

Esta é a imagem que o piloto tem ao se aproximar para o pouso na cabeceira 35 do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, pelos lados do bairro do Jabaquara. O ouvinte-internauta Armando Italo, nosso colaborador, chama atenção para o prédio que aparece no meio do caminho. Lembrou-se do fato ao ouvir entrevista com o comandante Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, ao Jornal da CBN, na qual falou sobre os riscos nas operações em Congonhas. Disse, por exemplo, que é perigoso descer no aeroporto da capital, principalmente com chuva e à noite, pois não há área de escape suficiente.

Armando gostaria de saber quem permitiu a construção do prédio neste local.

A entrevista do comandante Carlos Camacho você acompanha aqui.

10 comentários sobre “Atenção senhores moradores, voo chegando

  1. Bom Dia!!!
    Milton!
    Gostaria de expor a minha indignação contra alguns fato.
    Moro no Bairro jardim Icarai que até a alguns anos era esquicido pelas autoridades. Mas nos ultimos anos alguns vereadores passaram a dar uma atenção para o bairro. Onde havia um campo de varzea acabaram fazendo de campo quase um estadio pois não sei o quando se gastou nesta obra mas sei que durou mais de 2 anos onde la arrumaram este campo com gramado sintetico Refletores Arquibancadas Salões sociais com Churrasqueiras e tudo o que nós cidadões temos direito fico muito satifeito pela obra.

    Porem acho que esqueceram da iluminação na rua paralela ao campo e a policia ali só passa. Porem com a construção das arquibancadas e a não iluminação da rua este campo tem se tormado um ponto de consumo de drogas e de festa a moite com carros com o som altos com musica (há mem sei se este tipo de musica é musica) Fank pornograficos, festas que viram a noite.
    Nos pobres trabalhadores não conseguimos usar esse espaço porque tem pessoas que se ajam donas do espaço. Não podemos descançar nos finais de semana pelas muitas festas e barrulhos causados na rua.
    Varias rechamações ja foram feita para a policia e para o Pessoal do PSIU e até hoje nada de resposta destas autoridades.
    Contaria de sugerir que a policia a Eletropaulo e a prefeitura passasse por lá pelos menos para ver a maravilha que eles fizeram para incentivas o consumo de drogas e a pertubação do socego de quem só quer descançar e curtir um espaço para os seus filhos.

    Geovani Carlos Marangoni
    “Só quero Descançar a noite, pois tenho que trabalha para pagar impostos para a construção deste espaço que incentivam o consumo e a pertubação do nosso socego.”

  2. Observando a foto pude notar que se uma aeronave fizer aproximação com altitude suficiente para atingir os prédios assinalados com a seta, mesmo que esses prédios não existissem a colisão com o barranco adiante seria inevitável porque a pista se encontra numa cota de altitude visivelmente superios à altura desses prédios.

    Para quem se lembra, a aproximação para a Pista 13 do hoje desativado Aeroporto Internacional Kai Tak, em Hong Kong, era muito pior do que a final de Congonhas.
    http://www.youtube.com/watch?v=3PCOcyt7BPI

    Outro comentário a respeito do lamentável acidente com o avião da TAM é o seguinte: se realmente o problema fosse “da pista”, haveira uma “pilha” de aviões na Av. dos Bandeirantes, pois foram inúmeros os pousos operados nela, não só naquele dia terrível, como também nos dias que o antecederam e nos dias que lhe sucederam…

  3. Só uma correção sobre um dos comentários feitos pelo Cmte Camacho
    O morro onde está localizado congonhas, não existia
    Durante escavações, serviços de terraplanagem feitas no Jabaquara a muitos anos, a terra fou depositada onde esta hoje Congonhas em um morro, podemos dizer “artificial”
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para mostrar um pouco aos leigos em aviação, os que tem aquele medo quando o avião está pousando, mesmo com o tempo “fechado”, não se consegue ver um palmo adiante do nariz ou das orelhas, para elucidar de forma resumida como são feitos os procedimentos de pouso atualmente nos grande aeroportos.
    Sistema que aos poucos vem sendo instalados em outros aeroportos.
    A segurança é total!
    Os riscos de uma aeronave vir a colidir nos barrancos em ambas as pistas de Congonhas durante o pouso tanto nas cabeceiras 17 R/L e 35 R/L estas são remotos, porém, como nada é cem por cento, êles existem.
    Grandes aeroportos, movimentados a exemplo de congonhas possuem sistemas de aproximação por instrumentos, ILS uma vez a sua frequencia sintonizada no painel de radios do avião, esta deverá ser ativada num dods botões no painel do avião pelos pilotos e assim, “automaticamente” , o avião a intercepta o eixo da pista, alinha, desce a rampa do glide, ler mais abaixo sobre o auxilio glide slope, ou “na mão” e pousa com total segurança.
    No caso do ILS em congonhas a frequencia deve ser sintonizada em 109.300, a aeronave sera alinhada na pista que ira pousar.
    Procedimento não obrigatorio e a criterio dos tripulantes em dias claros, com visibilidade segura para pouso
    Existe ainda o sistema de auxilio para pouso que é o glide slope.
    Atua juntamente, paralelamente com o ILS.
    Depois de a aeronave ter transpassado o marcador externo, uma torre, no caso de congonhas quem esta pousando na cabebceira 17 é o NDB MADA também sintonizado pelos tripulantes no painel do rádio na freq no ADF290.
    Esta torre, antena do NDB acima mencionado está localizada proximo a praça Panamericana, no alto de Pinheros SP que emite sinais intermitentes.
    Tais torres NDBs são instaladas a aproximadamente seis milhas nauticas da cabeceirra da pista
    Assim que a aeronave passa por cima desta tal torre, bloqueia o marcador externo, ouve-se sinais intermitentes, tipo bip, bip, imediatamente ela começa a descer na rampa de descida, do glide slope, tendo que o tripulante reportar a torre de controle que a aeronave está totalmetne configurada para pouso, com o trem de pouso baixo e travado.
    Nas latarais das pistas também consta outro sistema, porem mais simples de auxilio para pousar uma aeronave dentro dos padrões com total segurança, são as luzes PAPI e VASI, compostas por “quatro ^lampadas” nas cores brancas e vermelhas, que também servem para orientar as tripulações no caso de estiverem pousando, descendo a rampa de descida, na final para pouso, alto, muito alto, baixo, muito baixo.
    Maior numero de luzes vermelhas, indicam que o avião esta muito baixo, mais lueses brancas, o avião esta muito alto ou alto.
    Duas luzes brancas e duas vermelhas a aeronave está corretamente na rampa de descida.
    Veja mo link um pouso virtual no Aeroporto Ercilio Luz
    Florianoplis,

    Imagen feita em simulador de voo, mostando um B737800 alinhado na pista, com auxilio do ILS, descendo a rampa do Glide slope ja passou pelo marcador externo, NDB com visual das luzes PAPI E VASI a esquerda da pista, metade brancas e vermelhas.
    Avião descendo corretamente a rampa do glide na final para pouso.
    Em qualquer hora do dia, condições de clima.
    Além da existencioa de sistemas de auxilio ao pouso acima descritos para somar, vale dizer que as modernas aeronaves possuem sistema denominado GPSW, nada mais é, simplesmente dizendo, avisos sonoros por voz.
    Como funciona o GPSW?
    -A medida que a aeronave vai se aproximando do solo o GPSW vai “cantando” as altutudes, a quantos pés a aeronave se encontra do solo ate o toque dos pneus na pista.
    Neste link, video de uma aeronave Airbus na final para pouso na cabeceira 17R de Congonhas.
    Consideramos pouso “Norte Sul”

    Prestem atenção “a voz masculina, na cabine de comando do A320 pode ser feminina”, informando aos pilotos as altitudes atingidas.
    Quanto mais a aeronave se aproxima do solo ate o toque e depois ouve-se RETARD, reverso das turbinas.
    Seria realmente o Aeroporto de congonhas tão perigoso assim?
    Vejam nos links abaixo, como é e foi construido o aeroport, pistas de pouso do Aeroporto em Funchal Portugal


    Em suma:
    O Aeroporto de Congonhas, ao meu ver, “não é um aeroporto perigoso”.
    Os desmandos, politicos os lobbys assim o tornaram
    Mas que existem possiveis soluções, sem duvidas.
    Basta somente muita boa vontade politica.
    Abraços
    Armando Italo

  4. Seria o caso de entrevistar os moradores destes predios
    quem sabe também reclarão do barulhos dos aviões.
    Acho que quando construiram estes predios, ainda não existia o aeroporto de congonhas
    Chamem o Batmann,

  5. Parece que a incompetência do poder publico em controlar a ocupação urbana não tem reflexos só na favela não. Não raro, bairros pacatos como a Lapa e a Vila Leopoldina na ZO, ganham edifícios de mais de 20 andares, onde antes havia apenas casas e o sobrepeso se reflete não só no transito, mas também no abastecimento de água, eletricidade e da que já é ineficaz, rede de esgotos. Agora uma coisa é esperar pra sair de dentro da própria garagem. Outra bem distinta é sair correndo de casa por que um avião vem vindo!
    Quem será o responsável por estes belos prédios bem na rota de pouso do aeroporto? Alguém seguramente levou algum dimdim…Será se ele mora lá? Deveria.

  6. Se pousar um 737, 722, A320, 319 já não era mole em Kai Tac, imaginem então segurar e manter um 747, MD11, DC10 na rampa, alinhar na pista, com velocidade por volta dos 160knots até o pouso!
    não era facil não!
    E tudo feito totalmente nas mãos e nos pés!
    Sem contar o vento de través constante!
    Depois dizem que congonhas Santos dumont é perigoso.
    Kai Tac era um aeroporto realmente “fora dos padrões” de segurança.
    Foi desativado.
    Belo video!
    Exagero!
    Para quem não lembra, recentemente os Airbus A330 daTAM quando chegaram no Brasil, recem adquiridos pousaram em Congonhas pilotados pelo proprio saudoso Cmte Rolim Amaro.
    Um DC8, da Skymaster, um quadrireator do tamanho de um 707 também realizou alguns pousos em Congonhas.
    Video de um 737 300 Ex VARIG pousando na pista de Congonhas com tempo bem ruim.

    E ainda os tripulantes brincam, serenamente, normalmente durante os procedimentos.

    Bom final de semana
    Armando Italo

Deixe um comentário