Já falei e reforço: informação publicada nem sempre é sinal de transparência. Muitos dados deixam ser claros ao cidadão pela forma complexa como são divulgados ou pela dificuldade para monitoramente através de programas de computador. Màssao Uéhara que adotou os vereadores Claudinho (PSDB) e Jooji Hato (PMDB), após ouvir sobre o resultado do levantamento feito pelo Estadão nas contas dos 55 vereadores paulistanos, postou em seu blog dicas para fiscalizar a prestação dos parlamentares pela internet:
A buscas de informações sobre os gastos de um vereador no site da Câmara Municipal de São Paulo não é facilitada pela interface do site, pois toda hora que for pesquisar um novo mês, você precisa voltar à página inicial, selecionar outro mês e clicar novamente no nome do vereador.
Mas existe um atalho que poderá facillitar a vida de muitos cidadãos e também para os padrinhos do #AdoteUmVereador. Veja como fazer:
1.- Na página inicial http://www3.camara.sp.gov.br/ escolha o ano e o mês e clique sobre o link do vereador com o botão direito e peça para abrir em uma nova aba ou então numa nova página
2.-A página com o relatório é exibido. Aproveite e adicione já esta página no seu favoritos (bookmark) do seu navegador de internet.
3.- A mágica é mudar o ano e mês para ver relatórios de outra data, conforme indicado na próxima imagem.
O último campo é do código do vereador, você pode coletar esse código a partir dos links da página principal e trocar na página do relatório. Desta forma vai facilitar caso você for seguir vários vereadores, igual ao meu caso;)
Esta é uma dica simples, mas muito útil para ficarmos de olho nos gastos dos nossos representantes no legislativo.
Para ter o tutorial completo, acesse o Blog do Màssao Uéhara.
O link a seguir é o exemplo que usei no post:
http://www3.camara.sp.gov.br/saegPesq.asp?AnoPesq=2010&mesPesq=1&vereador=40331
Parabéns Màssao!
Por seu belíssimo trabalho de cidadania.
Tenho orgulho de ser seu amigo.
É uma manobra comum na política , solicitar uma nota fiscal, pagar somente o imposto e apresentar esta nota pra se beneficiar do reembolso.
O vereador que tem um gasto muito alto com gráfica, peça para ver alguma publicação dele.