Marginal sem sinal

 

Por Carlos Magno Gibrail

Protesto ambiental na Marginal

Marginal sem sinal de sinalização, de racionalização, de precaução e, até mesmo de elegância por parte de Serra, ao inaugurar o investimento de 6,9 bilhões de reais no complexo Marginal e Rodoanel na capital paulista.

“A crítica é um fenômeno brasileiro e quem reclama é espírito de porco” disse Serra, minimizando os comentários que apontavam a condição de inacabada da obra inaugurada, e sem sinalização e iluminação condizente.

Para Kassab: “A obra, podendo ser liberada para a circulação de veículos, não vejo nenhum sentido de isso não ser feito”

A verdade é que passado quase um mês da abertura das novas vias observamos um desempenho ainda embrionário. Dados da CET apontam redução de 44% na lentidão, de acordo com matéria do jornalista Renato Machado no Estado de segunda feira, embora outras fontes alertam pela prematuridade das medições. Fatores pró e contra ainda se manifestarão. A precariedade das condições atuais, a demanda reprimida ainda não totalmente apresentada, a familiaridade com a possibilidade de novos trajetos, advirão plenamente em breve.

A imprensa, unissonamente, cumpriu o seu papel e abriu espaço no momento da inauguração e alertou para o perigo de obra inacabada. Acidentes, desvios de rotas, aborrecimentos e, principalmente, desrespeito com a população que afinal de contas pagará a conta.

A Dersa, empresa responsável pelas obras, não soube explicar até agora o motivo de tamanha falha. Anuncia que as faixas, chamadas de sinalização horizontal serão efetivadas até maio. A vertical, a sinalização aérea, ficará pronta apenas em agosto.

Diante de tal quadro, esquadrinhado pelos jornais, internet e TV com reportagens mostrando motoristas em marcha a ré em vias intensas de tráfego ou parados sem destino em meio a vias cercadas por muros sem sinalização, fui verificar como realmente estava a situação da Marginal Tietê. Experiência que convido a todos que estiverem dispostos a uma verdadeira aventura, a fazer.

Já informado pelo risco, aproveitei a necessidade de viajar para Cuiabá na quinta-feira e decidi dispensar táxi e motorista da empresa e dirigir até Cumbica para experimentar talvez um pouco da saga dos Bandeirantes.

A cara e a situação de obra inacabada são tantas, que a presença permanente de equipamentos de construção e de entulhos é tão grande quanto a ausência total de placas de sinalização. Quando existem, são para indicar, por exemplo, que deve–se ficar na faixa 2 e 3 para a rodovia Ayrton Senna, mas não há marcação de faixa.
Chegando ao aeroporto, mais como Indiana Jones do que como Bandeirante, pois o perigo percorrido não foi pouco, identifico outra situação abusiva. Enquanto o estacionamento sairá menos do que 30 reais, o táxi ida e volta custaria 280 reais. O que explica a lotação quase plena do estacionamento, mas não dá para entender o estímulo para o uso do carro particular e mais uma desconsideração com o consumidor cidadão.

Se não fosse o atual estágio letárgico da população paulistana, quer pela Síndrome de Estocolmo que a coloca ao lado do congestionamento, quer pelo egoísmo e apego ao carro próprio, poderia apostar na vingança através do voto. Poderia, mas não faria e não faço. O futuro está imprevisível, mas por pouco tempo. Com a necessidade de 125 avenidas paulistas/ano para zerar a entrada de 500 carros/dia, São Paulo irá parar em breve. Aí não precisaremos nem de obras inacabadas, nem de sinalizações.

Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve às quartas no Blog do Mílton Jung.


O autor da foto é André Pasqualini e faz parte do ábum digital do CBNSP

16 comentários sobre “Marginal sem sinal

  1. Carlos
    O seu artigo de hoje retrata a megalomania, a sede pelo poder, a ganância.
    Para alcançarem cargos mais elevados, mais poder politicos fazem de tudo.
    Ai constatamos obras sendo inauguradas as pressas inacabadas, inseguras, somente para mostrarem a população que estão fazendo alguma coisa.
    Dificil constatar um politico exercer o seu cargo e mandato de forma plena.
    Votar em quem?
    Se em cada enxadada aparece mais uma minhoca?

  2. Sem estar completamente pronta, as marginais dos dois lados melhoraram muito. Quando estiverem totalmente prontas a melhoria sera de 100%, a despeito das críticas de muitos, antes do início das obras. Escrevo como usuário antes e depois das obras.

    Obrigado

  3. Magnifico texto. Só gostaria de acrescentar que a falta de sinalização e consequente maior trajeto que grande parte dos motoristas fazem pq não encontram a saída das pistas expressas, afasta os mesmos da marginal em futuros trajetos. Quando finalizarem a sinalização e os motoristas souberem por onde trafegar, voltará os congestinamentos nessa via. Ou eles não vão fazer a sinalização propositalmente?

  4. Prezado Milton,
    Não sei se coloquei o comentário no lugar correto, mas como vc pediu procurei colocar em seu blog. Grande abraço.

    “Síndrome de Felipe Massa”

    Imagine a cena. Você está numa rua que não têm semáforo de pedestres, mas têm a faixa. Daí você aproveita uma brecha no trânsito e resolve atravessar. Um motorista que deve ter a “Síndrome de Felipe Massa”, resolve acelerar fundo mesmo vendo você atravessando. Você é obrigado a acelerar tb para não ser atropelado, faz um gesto de repreensão, e o motorista breca bruscamente, abre a janela e te xinga. Vc troca ofensas daí o engraçadinho acelera e vai embora. Essa cena aconteceu na Rua Tucuman ao lado do Clube Pinheiros, e não é a primeira vez. Acontece tb na Angelina Mafei Vita, Prudente Correia em frente ao Shopping Iguatemi, na Rua Grécia, na Oscar Freire, lugares onde vivem os ditos membros da “Elite” paulistana. Mas em termos de educação não merecem nem viver no quinto mundo. Gostaria de saber se tal comportamento está tipificado como infração de trânsito em nosso código, o que seria muito ameno, pois tal atitude a meu ver é um COMPORTAMENTO CRIMINOSO, pois coloca a vida de pessoas em risco. Acho que deveria haver maior fiscalização não pela CET e sim pela Polícia Militar desses motoristas que dirigem de forma CRIMINOSA, que de forma DELIBERADA atentam contra a vida de pedestres e outros motoristas.

    Grande abraço

    Prof. Emilio Kawaguchi

    Vila Mariana – São Paulo – SP

  5. Tenho trafegado tanto na Marginal como na 23 de Maio em dias alternados. A melhora na Marginal é sensivel, porém na 23 de Maio o congestionamento piorou, calculo que perco uns 30 minutos a mais nesse trajeto.
    Diria até que se quantitativamente os congestionamentos diminuiram, “qualitativamente” eles ficaram pior.

  6. Armando Italo, em muitos aspectos são bastante iguais. O problema é que algumas vezes a população não quer enxergar erros e acertos daqueles que gosta.
    Veja este caso do Serra e do Kassab, este erro brutal apontado não significa que tudo que fizeram foi errado. Apenas é preciso ter discernimento e deixar a paixão de lado para condenar tal falha.
    A comunicação é tão fundamental quanto a obra.

  7. Ricardo Cardoso de Oliveira, se atentar bem ao texto verificará que o foco é a falta de sinalização. Quanto ao fluxo melhor ou pior acho prematuro um diagnóstico. Mesmo porque esta falta de slnalização tão divulgada deve inclusive estar afastando os mais precavidos
    E, vamos convir que vias urbanas sem sinais de direção é primitivo.

  8. Kilder Catapano, concordo com sua previsão. Técnicamente é o que se chama de demanda reprimida.
    Pelo governo houve previsão de 35000 veículos e, até agora chegou-se a 30000.
    Vamos esperar a sinalização e um tempo inicial para medir efetivamente o resultado.

  9. Está no Código de Transito Brasileiro, art. 88:

    Art. 88. Nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança na circulação.

    Kassab acha normal, pena que a lei não acha. Mas pra que serve a lei? Para o estado cumprir? Para!

    Se a prefeitura liberou a paulista sem faixa de pedestre, vocês acham que eles iriam esperar mais alguns dias e perder a chance de inaugurar essas obras? Entre a segurança das pessoas e o “ganho político” qual vocês acham que foi a decisão?

  10. Roberto Tatemoto, o Rodoanel certamente tira e tirará grande numero de veículos da cidade.
    Quanto à Marginal, conforme expus é cedo para avaliar. Se a demanda reprimida se apresentar logo, voltaremos ao que era antes. E, assim, sucessivamente pois o número de veículos nas garagens particulares é muito grande.Isto sem adicionar os 500 novos por dia

  11. André Pasqualini, isto sem falar no meio ambiente e no paisagismo.
    Esta obra da Marginal é o tipo do tunel da Marta na Faria Lima. Não leva a nada.
    E entra Prefeito e sai Prefeito e os paulistanos continuam impassiveis e paassivos.Só reagem quando se fala em pedágio urbano.

  12. Prof. Emilio Kawaguchi, há um lugar que conheço que os motoristas param sem sinal ao ver pedestres. É em determinados trechos em Alphaville, perto dos escritórios.
    De acordo com os psicólogos, alguns sere humanos reagem intensamente no trãnsito, colocando os piores instintos do mundo animal em si próprios.
    Esse pessoal sem educação agora está atacando com os celulares. Em consultórios, em todas as salas de espera, nos onibus , trens, e principalmente os aeroportos e aviões.
    É infernal, você escuta as maiores trivialidades em voz alta, i

  13. Prof. Emilio Kawaguchi, a solução são as càmeras. Mais uma vez é só copiar Londres nos aparatos. Mesmo porque na execução nem a Scotland escapa, haja vista o episódio mais que lamentável do brasileiro assassinado por engano no metrô.

  14. Milton,

    Sobre a Marginal, não vou tercer comentarios. Na minha opinião, a unica coisa que essa obra vai servir, é para aumentar os pontos de alagamentos na cidade de SP. Eu gostaria de falar é da cidade de Sto André. A coisa aqui esta feia em todos os aspectos. Na verdade não sei se temos prefeito e veriadores ou seja a cidade esta jogada as traças. Para ter uma ideia, logo logo, não termos mais a Av. dos Estado na região. No perimetro de Sto André, ela esta sendo emgolida pelo assoriamento do rio tamandoateí. Tem local que não tem as tres pistas. Os acidentes, tem sido frequentes. Milton, necessitamos com urgencia a ajuda do batima e do bode Mané se não, estamos perdidos em todos os aspectos.

    JRS.

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