O álbum de figurinhas do Dunga

 

CNT_EXT_283135Todas as atenções do futebol brasileiro – e lá fora, também – se voltam para a lista de selecionados de Dunga, a ser apresentada às 13h. Não entendi porque os meninos vão a escola e o presidente Lula não decretou feriado nacional. Dependendo o que o destino nos prepara talvez seja este o momento de maior emoção da seleção brasileira nesta Copa.

Estes dias que antecederam o anúncio foram marcados por palpites de toda ordem; comentaristas fazem de conta que são capazes de pensar pela cabeça do técnico; tem ainda aqueles que afirmam, categoricamente, que este ou aquele jogador vai ser ou não vai ser chamado.

A única certeza que tenho é que os nomes serão anunciados, sempre faltará um preferido deste ou daquele grupo, e o Dunga será criticado. Seja porque chamou, seja porque não chamou, ele será criticado. É para isso que servem os técnicos, ao que parece. Pois não têm sequer o direito de entrar na coleção de figurinhas da Copa.

Tem craque que está machucado, tem um que até levou tiro; tem outros que não serão chamados – o Ronaldinho Gaúcho talvez seja apenas um rostinho bonitinho no álbum; tem escudo prateado das seleções; tem até imagem dos estádios que nem se sabe estarão totalmente concluídos até o início dos jogos.

Tente achar a cara do Dunga, do Maradona, do Fábio Capello ou do Marcelo Lippi. Não pense que são figurinhas raras. Simplesmente não foram contemplados. Quem reclama é o ouvinte-internauta da CBN Carlos Assis: “Nem estou falando da comissão técnica e dos massagistas, quem não se lembra do saudoso Mário Américo ou então do Nocaute Jack?”

Assis sente falta também dos árbitros e auxiliares da Copa, nomes mais garantidos do que de muitos jogadores listados na publicação: “Isto com certeza é uma discriminação de cunho trabalhista”. Talvez se a Ana Paula fosse da Fifa ! Pensando bem, melhor deixá-los fora pois seriam transformados em figurinhas malditas no primeiro pênalti não marcado.

Meu protesto é puramente clubístico: assim que meus filhos chegaram com o álbum na mão corri para conferir a lista de “selecionados” e notei a ausência do goleiro Vítor, do Grêmio – único representante do meu time que deverá ser chamado por Dunga. Discriminação que não é sofrida apenas por ele, afinal as demais seleções escaladas pela Panini não podem perder o goleiro titular, também.

Com todas as falhas, o critério usado pela editora pouco importará a partir de hoje, pois a seleção que vale mesmo será a escalada pelo Dunga. E consta que nosso técnico não está disposto a trocar figurinha com ninguém.

Em tempo: a rádio CBN transmitirá ao vivo a convocação da seleção brasileira de futebol

3 comentários sobre “O álbum de figurinhas do Dunga

  1. Milton, tô achando que a CBF já tinha passado os nomes dos convocados para a Panini…rs. Partindo desta teoria, o R. Gaúcho estará na Copa, sim. Abraço

  2. Milton, nas Eliminatórias, Amistosos e torneios Internacionais que o time do Dunga participou, tem jogo que dava verdadeiro sono. Depois dessa convocação, sinto que em muitos jogos do Brasil na Copa vai ver um verdadeiro jogo duro de assistir. Mas vamos lá torcer pelo Brasil. Futebol Arte só a de 82. É uma pena. Levar o Doni e deixar o Vitor do Grêmio é sacanagem. Levar o Grafitti é uó do borogodo. Tava fácil para o Dunga escalar: Tirava o Doni e colocava o Vitor. Tirava o Adriano e colocava o Neymar. Tirava o Kleberson e colocava o Ganso.

  3. Muito triste,Gilberto Silva,Josué,Felipe Melo,Doni,Grafite, o que é isso…
    Esse cara tá de sacanagem ! o “mundo inteiro” não gostou dessa convocação.
    Podem ter certeza que ele vai treinar o time para perder,pois não podemos ganhar essa copa,pois 2014 vai ser por aqui.
    Também,um treinador com apelido de “Dunga” só poderemos jogar um futebol de “anões”

Deixe um comentário