Uma seleção justa como o futebol que joga

 

Dunga não está disposto a trocar figurinha com ninguém. Foi com esta frase – ou parecida – que encerrei o post sobre a seleção brasileira publicado segunda-feira. A lista dos 23 jogadores preferidos do técnico mostra, claramente, esta situação. Ao contrário do que muitos pediam, ele preferiu manter a equipe que vem lhe acompanhando nos últimos jogos.

Só mesmo a Panini, editora do álbum de figurinhas da Copa, para acreditar na possibilidade de Ronaldinho Gaúcho ser chamado (ou teria sido a carência de caras interessantes na nossa seleção?)

Temos de admitir que, apesar de todas as críticas previsíveis que Dunga recebe – e ainda receberá -, os critérios usados para convocar esta seleção estão claros desde que ele assumiu o cargo. A CBF o colocou lá para fazer desta uma antitese da equipe que perdeu a Copa em 2006. Não precisa ser craque, tem apenas de estar disposto a oferecer um pouco mais do que é capaz. O treinador quer ao seu lado pessoas de confiança e comprometidas com seu comando.

Exemplo disso foi o motivo que o fez decidir em favor de Doni, da Roma, em detrimento de Victor, do Grêmio. O “estrangeiro” brigou com o clube italiano para disputar um amistoso pela seleção, na Inglaterra. Mostrou a Dunga que estava comprometido.

Pensei na hora, bem que o Grêmio poderia ter tentado barrar alguma convocação qualquer para que o nosso goleiro tivesse tido a mesma oportunidade de peitar a diretoria e agradar a Dunga. Agora é tarde e não será esta escolha que fará alguma diferença no grupo. Goleiro reserva não tem direito sequer de entrar no álbum de figurinhas.

A propósito, foi ao folhear seu álbum que o treinador também não encontrou lugar para Ganso e Neymar, pois ambos deram azar de jogar um bolão somente depois que o período de jogos da seleção havia se encerrado. Que guardem este talento para 2014, está logo ali.

A única figurinha que o treinador aceitou trocar mesmo foi a de Adriano, parece que não colava mais no álbum dele. A decisão do técnico me fez clamar, pelo Twitter, por alguém que aceitasse a minha repetida do atacante do Flamengo por uma do Grafite. Pelas respostas obtidas, parece que só o Dunga tem. É exclusividade dele.

Noves fora, a seleção brasileira que vai para a Copa é uma seleção justa, assim como o futebol que deve apresentar nos estádios africanos: justinho. Nada mais além disso.

3 comentários sobre “Uma seleção justa como o futebol que joga

  1. Bom dia Milton !
    Ser ponderado com essa convocação,pra mim é impossível.Doni,Gilberto Silva,Josué,Grafite,Felipe Melo.Kleberson,mais os surprendentes suplentes,Carlos Eduardo? e Sandro do Internacional,só pode ser piada !
    A Fifa e a familia Havelange (donos da CBF) ja se acertaram para não ganharmos essa copa,pois só sendo muito “bobinho” para acreditar que podemos ganhar as duas próximas copas.
    São milhões de dolares que movem esse “negócio” chamado futebol, jamais vão deixar isso acontecer.
    Reflitam hein..,só assim consigo entender os métodos dessa convocação,mas quem tem um Dunga como comandante, só poderá ter futebol de anão

  2. Milton,

    Normalmente não opino sobre futebol. Mas decidi usar este espaço para refletir sobre o ‘País de chuteiras’ que Dunga decidiu reviver ontem em sua entrevista coletiva.
    Ninguém compreende direito essa paixão do brasileiro pelo futebol. É uma paixão nacional, um ópio, uma esteria coletiva necessária. Mas daí a fazer disso um ‘Brasil: ame-o ou deixe-o’ ( ou como Dunga diria ‘Ame ele ou deixe ele’) nos leva a pensar como o treinador da seleção brasileira é uma pessoa despreparada. Não que eu queira que o ‘professor’ da seleção seja um filósofo. Longe disso. Mas ele misturou futebol com escravidão, ditadura, terrorismo, Nero e apartheid!!! Aí não dá nem para dizer que ele é ‘coerente’, não é?
    Alguém vai lembrar que este ano é ano de eleições mas com a Copa do Mundo ninguém vai prestar atenção na política.
    Ledo engano! Dunga ajudou e muito para que desviemos nossos olhos e ouvidos da T.V. em dias de jogos do Brasil e prestemos sim atenção nas Eleições 2010 que serão muito mais interessantes (e importantes) do que ver o time de Dunga. Sim, o time é dele! Ele convocou, ironizou
    Em tempo: apenas a Folha de São Paulo publicou hoje matérias pró-Dunga. Em sua pesquisa (DataFolha), cujos resultados são incompatíveis com a realidade, a maioria aprova a seleção. Estranho não é?
    Ah.. e já comprei uma camiseta dos Bafana Bafana e uma vuvuzela pra torcer por torcer…afinal futebol é isso: alegria!
    Mama África!
    Abs
    Ciça Lopes

  3. Dunga tem lá suas coerências para escalar a Seleção e eu tenho lá minhas coerêcias para discordar do Técnico Dunga. “Não gostei da escalação de alguns atletas”!. Numa entrevista ao Jô Soares Zico disse que quando a Seleção de 82 perdeu a Copa mesmo dando show, quem perdeu também foi o futebol Arte. De lá para cá muitos técnicos optaram pelo chamado “Futebol de Resultado”. Tanto que depois de 82 o Brasil ganhou duas Copas usando essa filosofia. Fiquei feliz, torci pelo meu País e vibrei com as duas Copas. Mas confesso, a Copa que mais me emocionou foi de 82. Quando o Brasil foi eliminado chorei e fiquei triste por semanas. Ultimamente quando o Brasil é eliminado da Copa o máximo que fico é chateado. Não sinto mais como se a Seleção também fosse minha. Ficou muito burocratico. Alías o futebol tá ficando mito burocrático. Todo mundo tem que ter cara de carrancudo. Quando os Meninos da Vila começaram com a tal da dança, muita gente achou que estavam humilhando o adversário. Se der um drible desconcertante é falta de respeito. Na hora da comemoração tem que ter postura. Antes do jogo fazer qualquer brincadeira com adversário é crime. Esse time do Santos vai ser lembrado por muito tempo como o time que trouxe de volta a alegria aos gramados. E é desse tipo de futebol que eu gosto. Num bate-papo do Adalberto Pioto com os comentaristas alguém disse uma frase legal: O Dunga não tem obrigação de ganhar a Copa, mas ele tem obrigação de levar que tá jogando melhor no momento. Ganhar ou perder faz parte do jogo. Vou torcer pelo Brasil, mas o meu medo é que se o time do Dunga ganhar, o futebol vai ser essa tal da coerência sempre. Aí quem quiser Futebol Arte, que alugue um DVD com a História do Pelé e Maradona. Ou assistir aos jogos de 82 do Brasil. O time vitorioso do Flamengo nos anos 80. O expressinho do São Paulo. Ou os jogos do Santos na temporada do Paulista 2010. Formula 1 depois do Senna PERDEU A GRAÇA. Futebol de uns tempo prá cá com esse tal de “Futebol de resultados” também tá ficando chato. Até a transmissão dos jogos tá ficando chato com comentários muitas vezes bobos achando que o torcedor é ignorante de tudo. Saudades do Osmar Santos e Fiori Gigliotti.

Deixe um comentário