Por Dora Estevam
Toda a estação Stefano Pilati vai além das passarelas e leva a marca YSL para as ruas. E assim, estende a grife aos olhares e carinho de quem passa pelas calçadas das capitais mais famosas do mundo.
Tudo para apresentar o seu projeto mais querido e adorado de todos os tempos: “O Manifesto-Lookbook” que será lançado semana que vem, dia 14/09, na versão 2010-11 com Daria Werbowy estrelando nos projetos da casa.
Pilati gosta de variar, mas tem predileção pelas modelos femininas famosas. Estrelas como Kate Moss, Gisele Bundchen, Claudia Schiffer, Naomi Campbelle, Christy Turlington também já participaram desta ação que marca cada vez mais o diferencial da YSL, nos tempos modernos.
O Manifesto vai bater nas ruas de Nova York, onde serão distribuídos pelo menos 2.000 panfletos. Seguirá para Paris, Londres, Milão, Tóquio, Hong Kong e, pela primeira vez, Beirute, dia 18/09.
O curta que você vê tem um hipnótico, trippy elegante, com mudanças de roupas rápidas de trajes.
Seis edições já foram apresentadas nesta mesma linha. Pilati acredita que as revistas só mostram as bolsas caras. Assim, a ideia do estilista é aproximar cada vez mais o público do produto, desta maneira pretende falar diretamente com o consumidor da marca. De quebra tem sempre uma sacola bacaninha que ele distribui junto. E não se “pré-ocupem”, o papel é reciclado.
Os lookbooks geralmente vêm cheios de fotos com as roupas da marca. Quem curte a YSL e não tem dinheiro para comprar ao menos se sente atraído com as produções e na hora de gastar com outras roupas os terá como inspiração.
O evento ocorre bem na época em que os estilistas apresentam as coleções prontas para a primavera-verão 2011. Normalmente os eventos são tão fechados que o público em geral não consegue acompanhar. Sem dúvida, uma apresentação especial desta, feita nas ruas, quem dá a primeira notícia para o mundo é você.
Sobre a coleção:
Stefano Pilati quer propor um novo mininalismo, só que desta vez sob o olhar do contemporâneo, uma espécie de desejo natural de pertencer a vanguarda. Ele usa frutas como estampas, o morango foi a espécie que apareceu. Trabalha peças estruturadas, misturadas com volumes, tipo plissado, e com itens mais tradicionais da grife francesa, como a saia lápis.
Os looks aparecem em branco, preto, cinza e outras tonalidades neutras. Os shapes com cinturas mais altas, marcadas pelo cós com cintos nas peças. Amplas e soltas aparecem as calças e bermudas, próprias para qualquer idade ou verão. Os vestidos e saias também são mais volumosos. E como elegância e sensualidade fazem parte da marca não poderiam faltar algumas discretas aparições nesta coleção.
Aproveite, se inspire.
Dora Estevam é jornalista e escreve sobre moda e estilo de vida no Blog do Mílton Jung, aos sábados.

YSL – sempre é bom lembrar que significa Yves Saint Laurent.
As pessoas que lidam dentro das marcas tem sempre a pretensão de que todo mundo vai saber o que as iniciais significam.
Menos mal que neste caso esta forma utilizada está sendo efetivada depois que quase todo mundo sabe que YSL quer dizer Yves Saint Laurent.
IBM,JB,LV,HP,TAP,AF,CK,CD,HM, são marcas famosas . Será que todos sabem quem são?
Quanto á ideía do Manifesto e a preocupação na extensão da informação , excelente.
A Moda deveria ser sempre bem tratada como sempre fez YSL.
Dora,
A moda apresentada na rua transforma o cidadão em em garoto-propaganda – ou garota. Com a pressa das redes sociais, um fato como esse logo ganha enorme dimensão com fotos e textos sendo distribuídos em rede.
Professor Carlos e seus ensinamentos.
Beijos
Ah Soares, eu bem que gostaria de ser presenteada com os mimos da YSL…já pensou que delícia!!
Abraço e obrigada pela visita.