Nos porões da Câmara Municipal

 

P9090132

Restos de móveis, marcas deixadas por vazamento e pedaços de patrimônio público estão aos montes na parte mais baixa da sede do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo. Na realidade, no que é conhecido por lá como anexo da Câmara, local pouco ou nunca visitado pelo cidadão que sustenta a Casa com os impostos que paga.

As fotografias foram apresentadas pelo Alecir Macedo (tem mais aqui) durante a reunião mensal do Adote um Vereador, que ocorreu sábado, no bar do Centro Cultural São Paulo, em torno de uma mesa cheia de café e água que, desta vez, ganharam a companhia de alguns pastéis, obra do financiamento obtido para o encontro. Calma lá ! Não é dinheiro público, não. Apenas grana tirada do bolso de um dos participantes, no caso o Mário Nogales.

Quanto de dinheiro está depositado nos porões da Câmara ? Esta foi uma pergunta que nos fizemos no bate-papo que durou cerca de duas horas e meia. É difícil saber a resposta, pois as contas da Casa não são transparentes a ponto de permitir que qualquer número esteja à disposição.

Surge uma esperança, porém. Cláudio Vieira recebeu a informação de que na quinta-feira, a Câmara apresentará seu novo site, mais moderno, mais ágil, mais … Será mais útil ? Vai depender do que os parlamentares decidiram em suas reuniões e as soluções oferecidas pela empresa contratada com o nosso dinheiro.

É consenso de que a página na internet tem de servir ao público, abrindo acesso a todos os serviços, dados e informações possíveis. Há três meses, o Adote um Vereador se reuniu e fez uma série de sugestões que foram publicadas aqui no Blog (leia). E se você não tiver tempo para ler o que escrevemos, saiba que o resumo da ópera era a defesa de um site cidadão.

Sérgio Mendes e Massào Uéhara também estiveram no encontro e falaram da experiência de visitar a Câmara em um dia de sessão. Semana passada, logo após o feriado, estiveram por lá em história que também já contamos aqui no Blog (leia). O vazio nas galerias, no plenário e de ideias chamou atenção de todos eles.

Para o cidadão é difícil entender como funciona a comunicação entre os parlamentares. Não bastasse a ausência da maioria, mesmo com registro no painel eletrônico, o que um discursa os outros não ouvem; as conversas paralelas parecem mais atraentes a eles; troca de provocações ocorrem de vez em quando.

Propaganda eleitoral

Como é que vai a campanha ? – grita Milton Leite (PMDB)
Só tem foto do seu filho – responde Penna (PV)

Sarcasmo do vereador-candidato verde em relação a avalanche de publicidade em favor dos filhos do peemedebista que usam a base eleitoral do pai na região sul para chegar na Assembleia e Câmara dos Deputados. Cartazes que algumas vezes estão em locais proibidos como no centro esportivo Tiradentes, no Grajau, que aparece na foto acima, que também chegou aqui graças a ação do pessoal do Adote. Consta que estes banners já foram recolhidos.

Pra fechar a conversa, além de acompanhar o site da Câmara, assumimos o compromisso de ficarmos de olho nas várias ferramentas interativas que levam o nome do Adote um Vereador. Todas podem ser encontradas no site Adoteumvereador.net. Também, vamos pensar na criação de um portal próprio – para o qual contamos com a colaboração de quem estiver disposto a nos ajudar.

Teve ainda a distribuição de adesivos do Adote e a satisfação de contarmos com a presença de Armando Italo, comentarista frequente aqui do Blog, que participou do encontro para ver como pode entrar nesta briga.

Hora de ir embora. Tchau, até mais, voltamos a nos conversar e …

Afinal, quanto de dinheiro está depositado nos porões da Câmara ?

6 comentários sobre “Nos porões da Câmara Municipal

  1. As condições gerais de uma casa mostram exatamente a personalidade de “seus moradores”
    Eis o dinheiro publico apodrecendo “nos porões” da Câmara Minicipal”
    Imaginem então o que não dever mais “lá jogado” ao relento.
    Projetos, ideias, planos, leis que deveriam ser regulamentadas em beneficio da população etc.
    que descaso!
    Que vergonha!
    PS:
    Mario Dartagnan
    O Milton equivocadamente chamou as esfihas de pasteis
    Motivos:
    Acho que No RS não tem esfiha.
    Só churrasco e espeto corrido tchê!

  2. É sso ai amigos.
    Depois de “alguns anos” como ouvintes da CBN, colaborando diariamente com comentarios no blog do Milton Jung, tivemos a oportunidade e a grande satisfação de nos conhecermos pessoalmente ao vivo e a cores.
    Todos reunidos em uma mesa do bar no Centro Cultural discutindo sobre a nossa São Paulo, focando principalmente o projeto ADOTE UM VEREADOR e os próprios.
    A CBN e a virtualidade aproximando pessoas, fazendo amigos e interesses comuns.
    Valews galera do ADOTE, Milton e CBN.
    “Tamos ai”
    Abrações
    Armadno Italo
    http://www.blogdoaitalo.blogspot.com

  3. Olá Milton,

    Na verdade tomamos café e água e comemos esfiras! (Alzheimer) Risos.

    Esses móveis eu ainda não tinha visto mas quero vê-los além de questionar a mesa diretora sobre o fato!

    A informação sobre o lançamento do novo site eu recebi via twitter pelo nobre Vereador Chico Macena/PT, com muita simpatia nos avisou! Também conversei com o Vereador Dalton Silvano/PSDB que não quiz me adiantar esses aguardados avanços.

    Também fiquei sabendo por um vereador que nossas sugestões foram analisadas e algumas foram absorvidas ao novo site.

    Claro que a luta pela transparência não pára aqui!
    Com certeza devemos continuar pressionando para avançar naquilo que atenda os anseios do cidadão em sua totalidade.

    Vamos aguardar o lançamento para darmos os próximos passos.

    Quanto as fotos do clã Leite: Eu mesmo fui até o CDC Tiradentes e confirmei que os banners foram retirados, as marcas dessa retirada estavam presentes mas os banners sumiram.

    Logo, faço outra visita por lá para ver se não existe infrações à Lei Eleitoral nesse equipamento público.

    Fica o aviso que o cidadão paulistano está de olho nos candidatos Alexandre Leite e Milton Leite Fº que infringiram a lei eleitoral como mostram as fotos.

  4. Milton Yung,

    fui assessor de imprensa na Câmara Municipal de São Paulo, durante muitos anos. A história dos FANTASMAS na Câmara foram inventados por mim e acredite, repercutiu no mundo. Na época assessorava o vereador Paulo Roberto Faria Lima e despertou o interesse até dos ” caças – fantasmas “. O Lázaro Roberto – Lazinho – escreveu o livro: Histórias mal contadas e assombradas da Câmara Municipal. Foi um sucesso !

    Abraços,

    Nelson Valente

Deixe um comentário