Trolébus é mais eficiente que híbrido, diz consultor

 

Trólebus mais eficiente

A tecnologia mais apropriada para o transporte público não é exatamente nova. É usada na cidade de São Paulo desde os anos de 1970, tem plano pronto de expansão mas segue sem investimento. O trólebus, movido a energia elétrica, é considerado a melhor solução para que a capital tenha um transporte limpo e eficiente, na opinião do consultor de políticas públicas de transportes Adriano Branco.

Ao CBN SP, Branco comparou o uso do trólebus com o ônibus híbrido (elétrico/diesel) que começará a ser testado semana que vem na capital. (veja a reportagem aqui). Ele lembrou que qualquer solução apresentada até aqui importa na queima de algum tipo de combustível ao contrário do motor exclusivamente elétrico.

Explicou, ainda, que o rendimento energético do trólebus é de 80% enquanto os veículos com motor a combustão fica em torno de 20% – ou seja, ônibus a diesel e assemelhados usam muita energia para pouco resultado. Além disso, a poluição gerada pelos elétrico é zero, de acordo com o consultor.

A modernização sugerida por Adriano Branco deve ocorrer na forma de o município operar o sistema de trólebus, já que haveria necessidade de se controlar a rede de energia elétrica, com manutenção frequente, e fazer com que o transporte ocorresse em corredores exclusivos.

Ouça a entrevista do consultor Adriano Branco, ao CBN SP

3 comentários sobre “Trolébus é mais eficiente que híbrido, diz consultor

  1. Ainda não consegui compreender sobre o porquê insistem em deixar os conofrtáveis e totalmente antipoluidores, sem motor a diesel, os troleybus de lado.
    Agora temos o tal do onibus hibrido, que também tem um “motorzinho” movido a diesel para ajudar a poluir mas a cidade.
    Mesmo sendo considerado “como menos poluidor” em comparação com os atuais onibus que circulam por São Paulo.
    Ouvimos com frequencia, que os troleybus “são caros”, apresentam varios problemas, etc.
    Será que com a tecnologia de ponta existente nos dias de hoje, não será possivel apromorar os troleybus e colocá-los definitivamente em circulação, sem a necessidade de utilizar onibus movidos a dieses, mesmo equipados com um “motorzinho” este auxiliar?
    Que sempre mandara para a atmosfera um pouco de poluição.
    O que não acontece com os troleybus.
    alguem nos explica isso por favor.

  2. Os trólebus começaram a operar em São Paulo em 1949. O sistema cresceu em
    etapas, de uma frota modesta de menos de 50 veículos até 1953, para um rápido
    crescimento no final da década de 50 chegando a 150 veículos. A frota de trólebus
    aumentou novamente nos anos 1960, e então se estabilizou em algo em torno de 200
    veículos entre 1970 e 1978.
    Mais sobre Trolebus?

    Clique para acessar o trolebus-saopaulo.pdf

  3. Para que onibus, caminhões, carros e motos menos poluidores???

    Qual a graça se NÓS – BARSILEIROS começarmos a utilizar veículos que quase não vão pulir a atmosfera, o que será das AMAS e outros ambulátorios, hospitais e clínicas???

    O que será da classe médica, onde muitos são donos / proprietários / sócios dos mais diversos tipos de emprendimentos, inclusive na aréa de construção e mais ainda na alimentação, estilo aquela lanchonete “M”, onde aproximadamente 80% dos contratados não ficam mais de 6 mêses, por receberem algo proximo dos R$200,00, tendo…

    Por que devemos esperar que a grande diretoria da NOSSA PETROBRAS e seus inteligentes acionistas queiram que tal vendam um combustível menos poluidor, como tal vende para a nossa vizinha Argentina, mas não para sua propria pátria!!!

    E isso ai, é tudo do POVO BRASILEIRO !!!

    “Do povo, para o povo, pelo povo”, só no dia 1 de abril !!!

    ass: Douglas S.DaCosta

    http:eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com

Deixe um comentário