“Preciso que alguém ajude” diz moradora da Bororé

 

Ilha do Bororé

Na Ilha do Bororé desde 1994 e em São Paulo desde 1970, Dona Zinha tem uma batalha neste momento: terminar a creche para as cerca de 300 crianças que vivem no afastado bairro da zona sul da capital. Para chegar lá é preciso pegar a balsa na região do Grajaú e isso pode levar até cinco horas nos fins de semana quando aumenta o número de pessoas que vão aproveitar a represa de Guarapiranga e os sítios que têm na região.

Para quem está lá todos os dias, como Antônia Batista Santos, nome de batismo, há pouco para ser apreciado. Não dá tempo. É preciso cuidar do prédio da associação comunitária, pedir dinheiro para ampliar o salão da creche, se preocupar com a sujeira que fica após a passagem de turistas e os problemas na única escola – estadual – que tem na região.

Ouça a entrevista de Zinha, ao CBN SP

Nessa segunda-feira, alertamos para os problemas da Ilha do Bororé, no CBN SP, e no Blog, inclusive com uma sessão de fotografias (veja aqui). Desde lá esperamos uma resposta da prefeitura de São Paulo, ou da subprefeitura de Capela do Socorro, ou de qualquer autoridade pública interessada em atender às reclamações da comunidade.

Em três dias de buscas, ficaram claros os motivos que levam à carência na Ilha do Bororé. Nenhuma resposta até agora, nenhuma intenção em dar entrevista sobre o tema, nenhum respeito aos cerca de 3 mil moradores da Ilha. Uma vergonha para a maior cidade do País.

7 comentários sobre ““Preciso que alguém ajude” diz moradora da Bororé

  1. Aqui na Vila Formosa a sub-prefeitura proibiu um show dos "Reis do Ringue", que deveria ser realizado no dia das crianças. Na hora do show, sob os olhares tristes de nós pais e filhos, a sub prefeitura chegou e proibiu a apresentação do show por não terem permissão da sub-prefeitura. Minha surpresa foi que no domingo seguinte, eles anunciavam o mesmo show com o patrocínio da Prefeitura e da Sub prefeitura de São Paulo.
    Vejam, que era proibido, mas que agora não era mais proibido e até aproveitaram pra fazer uma publicidade. É uma piada essa prefeitura da São Paulo.
    Dona Zina , uma sugestão: você tem que fazer um show gratuíto, com algum artista famoso e alertando para o problema da ilha, tenho certeza que eles aparecerão!!

  2. Devanir Amâncio,

    Parabéns pelo belo trabalho!

    Dona Zinha,

    A senhora é mais uma guerreira que batalha pelo bem de sua comunidade e, a maioria das vezes sózinha é preciso gritar por ajuda.

    Parabéns por sua batalha e não desista nunca, a senhora já é uma vencedora!

    Nós que moramos na periferia sabemos as dificuldades que passamos, e olha que estou falando de uma região que fica a 10 ou 15 quilometros do centro da cidade e temos quase toda infra estrutura necessária p/sobrevivencia. Imagine agora uma região como a de Ilha do Bororé, eu até já ouvi falar e não sabia como era na realidade, onde uma simples entrevista com a subprefeitura para discutir o assunto é dificultada por aqueles que deveriam ser os primeiros a vir a público e esclarecer a situação.

    Este é um pedaço do Brasil que não aparece em horário político, não é obra de nenhum candidato, e olha que está localizado na maior cidade do país. Alí existem eleitores que ajudam a eleger prefeitos, governadores, presidentes, vereadores, deputados e senadores, quando precisam de socorro precisam recorrer a imprensa.

    Isto acontece porque o cidadão não é educado para cobrar seus direitos, votam por obrigação e muitas vezes nem sabem em quem estão votando. O voto é trocado por uma cachaça no boteco ou um prato de comida, quando muito uma cesta básica ou um cadastro no bolsa família.

    Lamentável que isso ocorre em um país onde seu presidente vem como cabo eleitoral descaradamente falando que no Brasil só existe classe média e classe alta, não existe mais pobreza, fome ou demprego…

    Parece Alice no país da maravilhas

    Lamentável!!!

  3. É lamentavel que numa cidade como SP ainda existam lugares esquecidos.Também é lamentavel que uma subprefeitura não responda as questões tão importantes.Fico triste quando ouço essas notícias e em meio a eleições, onde vem candidatos interessados em somente ter seu contra cheque no final do mês e promente mundos e fundos e enytra ano e sai ano e nada muda. Ainda mais onde a população é pequena como nesta ilha do Bororé
    Mas fiquei feliz por saber que existe alí uma líder comunitária com força e coragem para lidar com tanta dificuldade e não desistir.
    Quero parabenizá-la por esta iniciativa de luta e peço que não desista porque uma hora a senhora conseguirá.
    Parabéns a radio cbn por dar crédito e levar estas denúncias a todos os que ouvem para que a gente enchergue a realidade e tenhamos responsanbilidade na hora de votar.
    Uma duvida: Será que nas eleições algum candidato apareceu por lá prometendo algo aos moradores???

  4. E isso ai geeeeeeeeeeente!!!

    Vamos mantendo os contatos, dentro do possivel cada um dando suas iéias, sugestões, experiências, etc, etc…

    …eu vou dar umas cheretadas, algo me diz que o $ – dinheiro que existe é que deveria estar na Ilha do Bororé deve estar em alguma outra ilha, talvez da fantasia, chama o Tatu e manda ele devolver tudo, kkk!!!

    A qualquer hora, apareço com alguma novidade!!!

    E pode fuçar, que o $ do Bororé ta em outro lugar!!!

    Outra coisa, tenho que defender [rsrs, de certa forma] a prefeitura de SP, pois tal “incopetência” [na verdade penso ser outras coisas, mas por eqto fica essa palavra msm] não é só da prefeitura de sp!!!

    Aiiiiiiiiiiiii, essa doeu, desculpem-me, não tive a intenção de deixar ninguém triste [mais ainda, rsrs];

    e um beijo do Jo, ops qro dizer do Do, Douglas, rsrs!!!

    ass: Douglas S.DaCosta

    eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com

  5. Boa Tarde,

    Douglas comentario 4. Acho que vc esqueceu outras Ilhas, só para ajudar, tem tb, as Ilhas: Canaria, cayman, Bancos Suiços ou seja nos paraisos fiscais né! Bom mas eu acho que tem alguem que sabe onde esta esta ajuda para Ilha do Bororé. Então vai la: pergunta ao Sr. Paulo Preto. Comcerteza, ele é o cara.

    Abr,

    JR

  6. Boa noite mulher Guerreira corajosa, lutadoura e de muita força de vontade, o bem sempre vence o mal, continue sempre acreditando na vitória, assim como Dilma Roussef a nova Presidenta do Brasil. È inaceitável todo essse desmando com esta comunidade por parte dos que se diz representante do povo, na verdade eles não querem saber do ´povo, só querem mesmo é saber do bem estar da sua familia , e o povo que se dane, sem educação, sem um atendimento de qualidade na saúde, sem segurança, sem transporte e sem moradia. Parabens para CBN pela matéria, espero que outros meios de comunicação tbem se interresse pelo assunto. CADÊ A SUBPREFEITURA DA CAPELA DO SOCORRO QUE NÃO APARESCE OU MESMO A PREFEITURA DE SÃO PAULO, SÃO 300 CRIANÇAS E SUAS FAMILIAS QUE ESTÃO PRECISANDO DE UMA AJUDA.

  7. Boa Noite D. Zinha,

    Mais uma vez vc esta mostrando a garra e a valentia que tem as mulhares. Não é atoa, que vcs estão conquistando o espeço que vcs com certeza merecem. E Já chegaram no topo com a vitoria de Dilma. Lembre-se que para chegarem onde chegaram, não foi facil, travaram muitas lutas, roperam as barreiras do preconceito, vemceram e chegarm vitoriosas. A prova esta ai com a Dilma que incluseve, com todo prazer votei nela.
    Tenha certeza que a a sua luta, não será em vão, a sua vitoria vai ser alcançada. Não perca as esperanças pois, não nos piores momentos de nossva vida, que tiramos as melhores lições. A senhora, é uma prova viva disso. Muitos parabens, pois o mais dificil, vc já consguiu, foi virar noticia. O resto, vai ser uma questão de tempo.

    Um abr de mais um dos seus admiradores.

    JS.

Deixe um comentário