Por Dora Estevam

Seja em SP, Milão, Florença, Londres, Paris ou qualquer outro lugar, não importa. O que importa é se mostrar ao mundo da melhor maneira possível. Se possível da maneira que agrada aos olhos de quem os vê. E, principalmente, de quem os veste.
São os coroas chiquérrimos que encontrei nas imagens de fotógrafos espertos e antenados pelo mundo e pelas pessoas. Gente normal, que circula pelas ruas livremente como cidadão comum.
Nas clicadas, o que se nota é a opção de se vestir da maneira mais clássica e chic possíveis. É aparentar a idade através da roupa e do comportamento, sem precisar esconder nada (deles próprios ou de ninguém).
A verdade é mostrada a olho nu. As rugas, o cabelo branco, a pele envelhecida, que num toque de classe fica maravilhoso e agradável aos olhos.
Veja esta foto da brasileira Costanza Pascolato, editora da Revista Vogue Brasil, na qual surge toda sorridente e muito feliz. Ela foi fotografada pelo Sartorialist. Simplesmente um dos melhores do mundo da moda pela internet.

A foto poderia ter vindo sozinha, mas ganhou ainda um comentário do fotógrafo: “Costanza é ótimo exemplo de como a mistura de estilo e moda funcionam, ela tem um jeito incrível de manter um estilo consistente e pessoal, e está sempre se atualizando com itens da moda.”
É maravilhoso encontrar pessoas que transmitem este sentimento. Ainda mais representando o Brasil.
Ela estava abençoada no dia da foto: a boca estava linda; os olhos, maravilhosos; o brinco, super discreto; o cabelo arrumado elegantemente; a pele envolta do pescoço no ponto certo; nem mais, nem menos. Resumindo, uma expressão fantástica captada pelo fotógrafo.
Acho que todos têm a oportunidade e a liberdade de envelhecer como quiserem, se cuidando ou não, mas quando nos deparamos com fotos de pessoas que se preparam para viver melhor os últimos anos da vida é muito empolgante.
Não gosto do estilo extravagante, mas o estilo mundano me desagrada. E isto vale para ambos os sexos.
Já sei da preferência de homens pelos jeans e camisetas, não é esta a questão, é o controle do seu jeito de se vestir, é a maneira com que você encara a terceira, a quarta idade ou mais. Vai desistir ou vai enfrentar. Os problemas chegam com a idade, mas a ideia é enfrentá-los e seguir adiante.
Já imaginou como seria tudo sem graça: sem a adrenalina correndo no sangue; sem o trânsito; sem ter que buscar filho na escola; sem ter que chegar atrasado (inevitável); sem ter que pegar filas enormes no cinema? Seria chato, né?
Então enfrente com estilo, continue tocando a vida livremente e não se preocupe em esconder a idade. Seja você mesmo e verá que tudo fluirá melhor.
Faça seus exercícios regularmente, cuide a sua alimentação, vá à igreja e seja alegre e simpático (a) com os seus amigos e parentes.
Não queira mudar algo que nem você acredita, esta não é a hora de mudar de estilo, é a hora de aprimorar o que está feito.

Esta não é a primeira vez que falo dos idosos aqui neste blog, eu gosto da ideia de envelhecer naturalmente. Mas gosto também da ideia de ser graciosa de viver longe dos produtos químicos e cirurgias. Gosto da beleza natural.
Lembre-se, porém, a beleza vem da sua experiência de vida e não do que você veste. Vem de dentro para o rosto. As imagens que nós vimos aqui, dão certamente força para saber que a vida pode ser interessante e que é possivel viver sempre com entusiamo. Deixe a vida acontecer.
Dora Estevam é jornalista e escreve sobre moda e estilo de vida, aos sábados, no Blog do Mílton Jung
“So am i”…………….
Ops!
Esqueci da foto.
http://img29.imageshack.us/i/dsc00978ai.jpg/
Este tema aborda um dos assuntos que mais aprecio.
De um lado a definição de elegância : ESTAR VESTIDO ADEQUADAMENTE, ou COMPORTAR-SE ADEQUADAMENTE AO AMBIENTE E À SUA PERSONALIDADE.
De outro lado a questão da etiqueta social : FAZER AS COISAS NATURALMENTE
É perfeita a simbiose. Assim como as fotos,as pessoas e o texto alertando para a simplicidade.
Oh Armando Ítalo, que legal esta foto…está bem dentro da proposta do artigo…legal mesmo…parabéns…
Armando Italo, a primeira foto do artigo é de um anúncio da LOUIS VUITTON,
Dada a oportunidade da sua foto que tal enviar para a VICTOR HUGO?
Perfeito o comentário . Uma lição para não esquecer nunca que a carteira de identidade e o respeito por si e pelos outros devem andar sempre juntos . Maryur
A minha careta é muito boa para ser pendurada em algum local e espantar mosquitos, mau olhado, exu caveira rs rs
Mas na da ver com a materia de hoje vai Dora.
É verdade Maryur, fica dificil conviver com uma pessoa que não respeita a si e aos outros. E para viver bem é preciso o respeito de todos.
Beijos e boa semana.
DE
Tornar as coisas simples e não complicá-las. Envelhecer não é ruim, cada idade tem seu charme.
Dora, dear, nada como envelhecer com classe, saúde e paz no coração!
Beijo e boa semana!
Mô
É verdade Mônica, também continuar fazendo as nossas atividades e continuar se aprimorando cada vez mais…beijinhos querida.
Adorei a matéria…
NOTA DEZ!
Falar sobre moda associada à sabedoria de envelhecer com consciência, de maneira saudável e sem perder a elegância, o bom senso!
Ser feliz! Ter bom humor! Cuidar da saúde física e mental! De fato, os últimos anos poderão ser os melhores vividos… Por que não?
Grande abraço!
A idéia é esta: viver os últimos anos de bem com a vida. Parabéns Nalva. Adorei
Beijos e obrigada pela visita.