Controle o vereador, antes que ele controle você

 

Vereador discursa e plenario não presta atenção

Já está no ar, meu artigo semanal noi Blog Adote São Paulo, publicado no site da revista Época São Paulo. Nesta semana, falo da nossa relação com a Câmara Municipal, avanços e barreiras que o cidadão tem encontrado na Casa. Destaquei o trabalho da rede Adote um Vereador, a avaliação do Movimento Voto Consciente e ações da Rede Nossa São Paulo. Aqui reproduzo apenas alguns parágrafos, o texto completo você lê acessando aqui. Deixe lá, também, o seu comentário.

Na contramão desses, a Mesa Diretora da Câmara fechou acordo com a Rede Nossa São Paulo e vai fazer consulta pública para identificar as prioridades do cidadão paulistano. Com base nos resultados do IRBEM – Indicadores de Referência de Bem-Estar 2011, coletados pelo Ibope, uma comissão da Rede e da Câmara apresentará temas de interesse da cidade para que o paulistano defina as prioridades. O resultado pautará, a partir do segundo semestre, a criação de projetos de lei, emendas e o papel fiscalizador do vereador.

Assim, associa-se a ação parlamentar com a demanda do cidadão, reduzindo, provavelmente, a apresentação de projetos de baixo impacto e pouco interesse, prática comum que prejudica a avaliação dos vereadores – no trabalho do Voto Consciente este quesito é o que tem o maior peso. “São cerca de 700 projetos por ano, a maioria sem importância”, diz Sonia Barboza, uma das fundadoras da ONG.

Evidentemente, transformar as ideias apresentadas pela população em lei dependerá do desejo político dos partidos, mas desrespeitar essa demanda se transformará em enorme risco eleitoral aos vereadores, em 2012.

Cada vez mais, a sociedade tem criado mecanismos para fiscalizar os parlamentos. Em São Paulo, há dois anos, a rede do Adote um Vereador convida o eleitor a escolher um dos 55 vereadores da cidade e a acompanhar o trabalho dele, de forma crítica, publicando as informações em blogs.

CONVITE

Neste sábado, dia 9 de abril, o Adote um Vereador SP se encontra no bar do Pátio do Colégio, no centro da capital, das 14 às 16 horas. É um bate-papo sem nenhuma formalidade, muita conversa e entusiasmo aberto a qualquer pessoa interessada em colaborar com a rede seja com atos ou ideiais. Seja bem-vindo.

3 comentários sobre “Controle o vereador, antes que ele controle você

  1. Em nome do Movimento Voto Consciente agradeço as palavras elogiosas à nossa organização.
    O trabalho é muito penoso, mas fazemos com muito rigor e isenção partidária com a intenção de ajudar a população conhecer melhor quem a representa.
    Acreditamos que elegendo melhores políticos teremos melhores leis e sobretudo melhor gestão dos problemas da cidade

    • Sonia,

      O trabalho do Voto é muito importante para a sociedade paulistana. Mesmo com todas as críticas que possam ter em relação a critérios de avaliação, o olhar do Voto sobre os vereadores faz com que estes saiam da inércia, sejam sacudidos pela opinião pública. Não podemos jamais esquecer os muitos avanços que ocorreram: o aumento na participação das Comissões foi resultado desta fiscalização, por exemplo. Sigam em frente e contem sempre com a gente.

  2. .
    E ai gente,

    pois bem, todos são importantes, sem excessão!!!

    Porém deixo uma opnião diferente ao penúltimo parágrafo,

    não dependera da vontade dos partidos políticos, para existir as mudanças,…
    …mas sim ao Povo Brasileiro, quando entender que nada no nosso Brasil, nem a Nação e mais forte que o Povo Brasileiro!!!

    Tal dia ainda chegara!!!

    Infelizmente, não e so escolhendo bem o candidato(a) que as coisas irão mudar, nos – cidadãos brasileiros, independentes do que temos ou nao, teremos que mudar a conduta dos partidos políticos ou se estes se negarem, extingui-los do game das eleições!!!

    Partidos políticos devem esxistir para o bem do Povo, e nao para algumas partes do Povo Brasileiro!!!

    Os partidos políticos nao deveriam, e nao deverão pegar o $ público, atraves de comissões,…

    …o $ público tem que estar 100% na determinada obra, seja esta qual for…

    …temos que acabar essa mania dos partidos políticos se sentirem donos de determinados projetos, aqui no nosso Brasil, tudo sai pelo menos 4 vezes mais caro do que em outros paises!!! E isto nao é que eu ache, isto são somente fatos!!!
    .
    ass: Douglas The Flash
    .
    B2@x3dc2B@2x310Abr111807IIDomSesSanM15fj5180509
    .
    http://eujafuiprejudicadoporservicospublicos.wordpress.com/
    .

Deixe um comentário