
Por Devanir Amâncio
ONG EducaSP
Manoel Del Rio: “Se estivessem acampados na porta da Caixa Econômica Federal – reivindicando moradia para os pobres – ou na frente do Banco Central, na Paulista, contra os juros altos, ninguém segurava “[…]
Mesmo com pouca clareza de objetivos e prioridades, os acampados do Anhangabaú, o ‘Vale do Povo’, região central de São Paulo, pensam com criatividade. O grupo organizou o “cantinho da reciclagem”, que chama atenção de longe. Já tem gente pensando que o Acampa Sampa é para reivindicar do prefeito Gilberto Kassab política de reciclagem para a cidade.
O advogado Manoel Del Rio, presidente da ONG Apoio – Associação de Auxílio Mútuo, foi conhecer a função social do Acampa Sampa e se inteirar sobre as ideias dos jovens espoliados; chegou com livros e a Constituição Federal para a bibliotequinha do movimento.
” Olha, eles estão aqui até agora porque são inofensivos a governos. O acampamento está debaixo do viaduto (Viaduto do Chá), escondido… Se estivessem acampados na porta da Caixa Econômica Federal – reivindicando moradia para os pobres – ou na frente do Banco Central, na Paulista, contra os juros altos, ninguém segurava , as autoridades estariam dando pulos de medo. A adesão seria total, atrairiam a atenção do mundo todo.”
Ótima idéia Manoel! Se essas pessoas resolverem “mostrar a cara”, dar mais ênfase a esse movimento expandindo-o para reivindicações mais diretas contará com minha presença e a de muito outros jovens desejosos de justiça.