Romário, o lúcido

 

Por Carlos Magno Gibrail

 

 

Política e corrupção, tanto quanto futebol e corrupção, são paixões universais absolutamente constatadas e inseparáveis. A variação é na intensidade em que aparecem e no nível de punição. Entre nós brasileiros, é sabido que a intensidade é extrema, enquanto a punição é o dilema.

 

A falta de hábito de penalizar corruptos, mesmo diante de endêmica configuração, talvez possa explicar a heterogênea gritaria em torno das demissões de ministros do atual governo. Da parte dos críticos, dos cientistas políticos e da imprensa em geral. Além, claro, da forte reação negativa dos acusados. A tal ponto que Alfredo Nascimento do PR, revoltado pela dispensa do Ministério dos Transportes, desabafa em termos nada políticos: “Acabou, chega! Ninguém aqui é moleque”. A seguir seu partido ameaça que irá para a oposição, deixando evidente que o PR é uma entidade cuja missão é buscar oportunidades. Sem conceitos e preceitos, mas aliado ao poder, qualquer que seja.

 

Até o ex-presidente Collor, memória curta, esqueceu que foi impedido pela acusação de corrupção, e entrou na orquestração crítica da forma abandonando o conteúdo, mandando recado à Presidenta Dilma: “O diálogo precisa ser reaberto. Digo isso com a experiência de quem desconheceu a importância da Câmara e do Senado”.

 

E, é nesta insensata e inexplicável reação geral, que do mundo do futebol, através de uma das suas melhores expressões, surge nas páginas amarelas da VEJA e no site do Estadão, Romário, com uma lucidez extraordinária. Um chute certeiro como nos bons tempos de goleador sobre o Congresso Nacional. E sobre a CBF, o COL e os executivos municipais e estaduais. Até mesmo sobre ele na conduta como jogador embora tenha sido melhor do mundo. Do Congresso: “Todo mundo acha que no alto clero do Congresso está a nata da nata. Pois o que mais tem no andar de cima é gente no ócio, quando não está metida em pilantragem”. Da CBF: “Eu nunca escondi minha aversão por Ricardo Teixeira. O cara não tem palavra”. Do COL e dos governos: “O pior ainda está por vir, porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil”. Dele mesmo: “Eu era muito chato. Para começar, me achava o máximo. Passava dos limites e não estava nem aí”.

 

Esperamos que as previsões de aumento da corrupção sejam um alerta e não uma predição. Romário, de qualquer modo agiu como nos velhos tempos, aproveitou a bola quicando.

 


Carlos Magno Gibrail é doutor em marketing de moda e escreve, às quartas-feiras, no Blog do Mílton Jung

4 comentários sobre “Romário, o lúcido

  1. Boa Tarde Milton e aos colegas Blogueiros,

    Milton eu não gostaria de pensar assim mas, acho que o Romario tem razão. As coisas estão muito enrroladas e sem transparencias. Infelizmente vamos fazer algo que ainda não estamos preparados.
    Eu nem falo devido infra mas, pela corrupção. Imagine Milton quantos bilhões vão serem desviados por esses politicos.
    Essa nossa grana que esta sendo roubada e gasta para realização da copa, poderia esta sendo aplicada na educação, na saude e na segurança. Principalmente na educação e na segurança das nossas fronteiras que estão jogadas ao acaso.
    Mas agora já é tarde, vamos ter que comviver e depois ouvir os meio de comunicações informar dos bilhões que foram desviados e os corruptos dizerem que não foram eles.

    Abr,

    SJ

  2. José Sinval, comentário 1
    Se você teve a oportunidade de saber do dia de hoje no Congresso, certamente estará convicto que a lucidez de Romário é plena.
    Veja que os partidos insistem em nomear ministros, os deputados querem vincular a COPA a outros projetos, como das terras indígenas e do código florestal.
    Lula , tinha identificado 300 picaretas. Não se sabe se mudou de ideia. Clodovil brilhantemente propunha a redução acentuada do número de membros do Congresso. Romário contribui agora com estas observações.
    Está na hora de votarmos melhor.

  3. Pra mim Romário esta sendo uma grata surpresa, traz consigo toda verve do tempo de jogador e tem uma linha de conduta quase que ´perfeita em relação ao cargo que recebeu do povo. Por favor não mude, não seja PT ou PR ou PTB ou àqueles que gostam de se aliar com Deus e o Diabo, só pra tirar ventagem em tudo.

Deixe um comentário